Desde o dia 8 de junho, brasileiros que precisam solicitar o Auxílio Emergencial mas não têm acesso a um computador ou smartphone podem ir pessoalmente a agências dos Correios se cadastrar para o benefício.
A medida, segundo o Ministério da Cidadania, é uma forma de atender a população que ainda não conseguiu solicitar o benefício por estar sem acesso a meios digitais.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.
Quem não tem computador ou smartphone terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Mas a recomendação é, sempre que possível, fazer o pedido pela internet.
O convênio com os Correios habilita as seis mil agências da empresa, espalhadas em todos os municípios do país, a fazer o cadastramento. Basta levar documentos necessários (ver abaixo).
Mas atenção: o prazo final para solicitar o Auxílio, seja por meios digitais ou pessoalmente, acaba dia 2 de julho.
Como funciona o cadastro do Auxílio Emergencial nos Correios
Documentos
É preciso levar:
- Identificação oficial com foto (algum documento que contenha o nome da mãe do beneficiário, como RG, Passaporte ou CNH)
- CPF, Cadastro de Pessoa Física, do beneficiário e dos membros da família que dependem da sua renda;
- Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital (caso não tenha uma conta em banco, será aberta a Conta Social).
Horários
A maioria das agências funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h – mas a recomendação é checar, no sistema Busca Agência dos Correios, quais unidades estão abertas durante a pandemia do novo Coronavírus.
Acompanhamento
Ao final do atendimento, será dado um protocolo de cadastro – guarde este documento.
Se não conseguir acompanhar a solicitação do seu pedido pelo site da Dataprev, pelo telefone 121 ou pela Caixa, é possível consultar o andamento do pedido nas agências dos Correios.
O prazo para a conclusão da análise é de dez dias. Para fazer sua consulta nas agências, é preciso levar o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.
Importante: os Correios não fazem o pagamento do Auxílio Emergencial. O serviço oferecido é apenas a solicitação para receber o benefício e acompanhamento do status.
Tire suas dúvidas sobre quem tem direito ao auxílio emergencial aqui.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.