O novo Bolsa Família foi criado em março de 2023 em substituição ao Auxílio Brasil. Neste ano, o programa social foi mantido por meio da Medida provisória (MP) 1.164 e agora passa a oferecer quatro benefícios básicos e um complementar – que pode ser somado ao valor recebido por cada família.
Veja, abaixo, quem tem direito ao Bolsa Família.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Têm direito ao benefício as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza cuja renda familiar mensal seja igual ou menor a R$ 218 por pessoa. As famílias que ultrapassam o valor máximo por pessoa, e já eram beneficiárias do Auxílio Brasil, serão mantidas no programa por até vinte e quatro meses.
Além disso, é necessário que o beneficiário que represente a família seja inscrito no Cadastro Único e que todas informações estejam atualizadas. Novas inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAs) mais próximo de você, mas sem uma garantia de aprovação.
O que acontece com o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil foi revogado e substituído pelo novo Bolsa Família no dia 2 de março de 20213, como estabelecido na Medida provisória (MP) que criou o novo programa social. Contudo, a MP ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Leia também:
Como consultar as informações do Bolsa Família?
Auxílio Brasil X Bolsa Família X Auxílio Emergencial
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.