Pular navegação

Recibo do Imposto de Renda: o que é e como obter número?

Se você não lembra onde guardou - ou salvou - seu recibo da declaração do IR, não se preocupe: é possível recuperá-lo.

imagem de mãos de mulher digitando em um notebook com uma xícara de café e um celular ao lado

Ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física, o contribuinte recebe um recibo referente à entrega da declaração daquele ano. O documento - composto por uma sequência de 12 números - confirma o envio da declaração.

Mas, se você é do time do "onde será que eu guardei esse recibo?", não se preocupe, é possível recuperá-lo. Saiba como.

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4&t=

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que é recibo IRPF?

O recibo IRPF ou recibo do Imposto de Renda nada mais é do que um documento que comprova o envio da sua declaração. A sequência de 12 números serve como identificação do recibo – mas não é obrigatório tê-la em mãos para declarar o IR no ano seguinte.

O recibo IRPF só é necessário em algumas situações:

  • Quando você deseja acompanhar o processamento da sua declaração pela internet;
  • Quando você precisa fazer uma declaração retificadora, para corrigir alguma informação na declaração anterior;
  • Quando a Receita Federal exige uma comprovação de que você, de fato, fez a declaração dentro do prazo dado pelo governo.

Como conseguir o número do recibo do Imposto de Renda?

Caso o contribuinte precise do número de identificação da sua declaração e não lembre onde o guardou/salvou, é possível recuperá-lo de três maneiras, segundo a Receita Federal. Veja abaixo:

1. Por meio do portal e-Cac

Acesse o site da Receita Federal e clique no serviço “Declaração IRPF”. Aqui, é preciso já possuir um cadastro ou um certificado digital.

2. Através do computador ou dispositivo móvel utilizado para enviar a declaração

Se a declaração foi salva e enviada a partir do disco rígido de um computador, procure o documento na pasta “C:Arquivos de ProgramasProgramas SRFIRPF20XXtransmitidas”.

Para imprimir o recibo do Imposto de Renda, o usuário deve acessar os dados pelo programa da Receita, dessa forma:

  • Clique em “declaração”;
  • Depois em “imprimir”;
  • E então em “recibo”.

Também dá para acessar a declaração pelo seu dispositivo móvel, na pasta de arquivos. Para isso, é necessário ter o app do IRPF instalado no aparelho e também a cópia da declaração e recibo baixados no mesmo.

De acordo com a Receita Federal, por questões de segurança, o ideal é sempre salvar a declaração em formato PDF em um pendrive ou em um HD e guardar uma cópia.

3. Pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal em todo o país

Se não conseguir recuperar o recibo da declaração do IR pelo computador ou por dispositivo móvel, o contribuinte vai precisar ir até uma das unidades de atendimento da Receita Federal.

Importante: as informações aqui são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Saiba mais sobre o IR:

Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda?

Declaração pré-preenchida do IR: o que é e como funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.