Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Qual o rendimento da pou...

Qual o rendimento da poupança em 2020?

Em 2019, o rendimento total da poupança foi de 4,62%. No primeiro mês de 2020, ela rendeu menos de 0,3%. Saiba mais.

A poupança é o investimento mais comum entre os brasileiros: uma pesquisa da CNDL mostra que sete em cada dez pessoas no Brasil guardam dinheiro na caderneta de poupança. Este é o seu caso? Então vale a pena acompanhar qual é o rendimento da poupança em 2020.

Em 2019, o rendimento total da poupança foi de 4,62%. O quanto ela faz seu dinheiro render a cada mês, entretanto, varia, como você pode ver aqui na tabela de rendimento 2019 mês a mês. 

Rendimento da poupança 2020

No primeiro mês de 2020, o rendimento da poupança (que é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial) foi de 0,25% – ou seja, já apresentou uma queda em relação ao registrado em dezembro de 2019, quando rendeu 0,28% .

Quem aplicou R$ 1 mil na poupança no dia primeiro de janeiro, portanto, viu seu dinheiro render 0,25%, chegando a R$ 1.002,59 no dia primeiro de fevereiro. O rendimento da poupança em 2020, até o momento, é somente de 0,25%.

Ao longo do ano, a tabela abaixo será atualizada com o rendimento mês a mês da poupança – você pode acompanhar o quanto ela rendeu em 2019 aqui.

Tabela: rendimento da poupança 2020

Mês/2020Rendimento mensal (para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012)
Janeiro0,25%
Fevereiro0,25%
Março0,24%
Abril0,21%
Maio0,21%
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
ACUMULADO0,98%

Fonte: Banco Central

Projeção poupança 2020

Para 2020, a projeção de rendimento da poupança não é boa: estima-se que ela passe a render menos que a inflação. Com a Selic a 2,25%, a poupança passou a render cerca de 1,57% ao ano; a projeção da inflação para 2020 é de 3,6%, segundo o relatório Focus do Banco Central.

Como é calculado o rendimento da poupança em 2020?

O rendimento da poupança é calculado a partir da seguinte equação:

Rendimento da poupança = 70% da Selic + TR (Taxa Referencial)

Considerando que há anos a Taxa Referencial está zerada (ou próxima disso), comumente se fala que o rendimento da poupança é 70% da Selic, a taxa básica de juros da economia. Lembrando: a cada 45 dias a Selic é revista pelo Copom e, só em 2019, apresentou três quedas seguidas.

Quanto menor a Taxa Selic, portanto, menor será o rendimento da poupança.

A liquidez da poupança é diária – ou seja, é possível resgatar os valores aplicados quando desejar. Mas, atenção: existem datas específicas para sacar os valores investidos na poupança com todos os seus rendimentos, o chamado aniversário da poupança. Se o resgate for feito antes disso, todos os rendimentos são perdidos.

Rendimento da poupança: vale a pena?

A resposta é não. Deixar o dinheiro na poupança só é mais vantajoso do que deixá-lo parado em uma conta corrente, por exemplo. Mas quem busca rendimentos melhores pode contar com outros investimentos e contas que oferecem uma remuneração maior que a da poupança, são igualmente seguros e também têm liquidez diária. 

Um exemplo deles é a NuConta, a conta do Nubank – ela rende 100% do CDI todos os dias. Veja aqui rendimentos e as vantagens da poupança e da NuConta.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.2

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post