Pular navegação

Qual o rendimento da poupança em 2020?

De janeiro a dezembro de 2020, ela rendeu 2,11%. Confira o rendimento mês a mês.

Poupança: duas mãos seguram um círculo roxo como se estivessem prestes a parti-lo. Em volta do círculo roxo há vários círculos em linha pontilhada.

A poupança é o investimento mais comum entre os brasileiros: uma pesquisa da CNDL mostra que sete em cada dez pessoas no Brasil guardam dinheiro na caderneta de poupança. Este é o seu caso? Então vale a pena acompanhar qual é o rendimento da poupança em 2020.

Veja aqui o Rendimento da Poupança em 2021

Em novembro de 2020, por exemplo, o rendimento mensal da poupança ficou em 0,12%. O quanto a poupança faz seu dinheiro render a cada mês, entretanto, varia – como você vai ver abaixo na tabela de rendimento 2020 mês a mês. 

https://youtu.be/KcqwI_cwA_g

Rendimento da poupança 2020

No primeiro mês de 2020, o rendimento da poupança (que é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial)) foi de 0,25% – ou seja, já apresentou uma queda em relação ao registrado em dezembro de 2019, quando rendeu 0,28% .

Quem aplicou R$ 1 mil na poupança no dia primeiro de janeiro, portanto, viu seu dinheiro render 0,25% em um mês, chegando a R$ 1.002,59 no dia primeiro de fevereiro. O rendimento da poupança em 2020, de janeiro a dezembro, foi de somente de 2,11%.

Ao longo do ano, a tabela abaixo foi atualizada com o rendimento mês a mês da poupança – você pode acompanhar o quanto ela rendeu em 2019 aqui.

Tabela: rendimento da poupança 2020

Mês/2020Rendimento mensal (para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012)
Janeiro0,25%
Fevereiro0,25%
Março0,24%
Abril0,21%
Maio0,21%
Junho0,17%
Julho0,13%
Agosto0,13%
Setembro0,12% 
Outubro0,12%
Novembro0,12%
Dezembro0,12%
ACUMULADO2,11%
Fonte: Banco Central

Projeção poupança 2020

Para 2020, a projeção de rendimento da poupança não é boa: estima-se que ela passe a render menos que a inflação. Com a Selic a 2%, a poupança passou a render cerca de 1,4% ao ano; a projeção da inflação para 2020 é de 3,6%, segundo o relatório Focus do Banco Central.

Como é calculado o rendimento da poupança em 2020?

O rendimento da poupança é calculado a partir da seguinte equação:

Rendimento da poupança = 70% da Selic + TR (Taxa Referencial)

Considerando que há anos a Taxa Referencial está zerada (ou próxima disso), comumente se fala que o rendimento da poupança é 70% da Selic, a taxa básica de juros da economia. Lembrando: a cada 45 dias a Selic é revista pelo Copom – só em 2020, apresentou nove quedas seguidas.

Quanto menor a Taxa Selic, portanto, menor será o rendimento da poupança.

A liquidez da poupança é diária – ou seja, é possível resgatar os valores aplicados quando desejar. Mas, atenção: existem datas específicas para sacar os valores investidos na poupança com todos os seus rendimentos, o chamado aniversário da poupança. Se o resgate for feito antes disso, todos os rendimentos são perdidos.

Rendimento da poupança: vale a pena?

A resposta é não. Deixar o dinheiro na poupança só é mais vantajoso do que deixá-lo parado em uma conta corrente, por exemplo. Mas quem busca rendimentos melhores pode contar com outros investimentos e contas que oferecem uma remuneração maior que a da poupança, são igualmente seguros e também têm liquidez diária. 

A conta do Nubank, por exemplo, tem um rendimento automático a 100% do CDI para os valores que ficam na conta por mais de 30 dias após o depósito. Assim, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança.

Veja os rendimentos e as vantagens da poupança e da conta do Nubank

Conheça as Caixinhas do Nubank: perguntas e respostas sobre a nova função do aplicativo

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.