Pular navegação

Pix não funciona? Saiba o que fazer em casos de instabilidade

As operações do Pix para todos os usuários começaram nesta segunda-feira, 16 de novembro, e instabilidades podem aparecer.

Pix: no fundo branco, colagem de uma carteira e uma nota de 100 reais saindo dela em direção à imagem da Terra. Embaixo, uma barra de carregamento escrito 95 reais luz, 100 reais internet, 9 reais, 276 reais transferência, etc.

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, começou a funcionar para todos os clientes das instituições que o oferecem a partir desta segunda-feira, 16 de novembro. Isso significa que, a partir de hoje, todos poderão fazer e receber pagamentos e transferências via Pix em qualquer horário do dia e qualquer dia da semana. 

Alguns usuários do Pix, de diversas instituições, têm relatado em suas redes sociais algumas instabilidades no novo meio de pagamento, como dificuldades para realizar transferências e pagamentos e também para recebê-los.

Nestes primeiros dias de operação completa do Pix, pode ser normal que essas instabilidades aconteçam, afinal, as operações acabaram de ser liberadas para todos os clientes. 

Segundo o Banco Central, essas instabilidades não vão prejudicar as operações do Pix e, de fato, podem acontecer nesses primeiros dias.

O que fazer em casos de instabilidade?

Entrar em contato com a instituição onde você está realizando um Pix ou onde você deveria receber um Pix é o primeiro passo para entender como proceder nesta situação. 

Aqui no Nubank, vamos sempre priorizar realizar sua transferência, por isso, quando não for possível realizar um Pix para uma instituição devido a alguma instabilidade, você ainda conseguirá transferir via TED - gratuita e ilimitada, como sempre foi por aqui. Só vale lembrar que nestes casos, a transferência será feita de acordo com as limitações (de valor e horários) desse formato de transferência.

Como posso usar o Pix?

A partir desta segunda-feira, já é possível fazer e receber pagamentos e transferências pelo Pix, a qualquer momento e em qualquer dia da semana. 

Com o Pix, é possível pagar informando apenas a chave do Pix, sem a necessidade de passar todos os dados pessoais e bancários. 

Outra opção oferecida pelo Pix é pagar com a leitura de um QR Code – até mesmo em estabelecimentos físicos, por exemplo. 

Saiba tudo sobre o Pix e suas vantagens.

Não quero usar o Pix. O que posso fazer?

O Pix não foi criado para substituir os demais meios de pagamentos, como TED e DOC. Segundo o Banco Central, ele é uma alternativa a eles. Por isso, mesmo com o lançamento do Pix, ainda será possível realizar transferências por estes meios e fazer pagamentos por boletos, por exemplo.

No Nubank, ainda será possível transferir via TED mesmo após o lançamento do Pix. Para transferir por este meio no nosso aplicativo, basta acessar o painel da sua conta do Nubank e selecionar a opção “Transferir”. 

Saiba tudo sobre o Pix e fique por dentro das novidades.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.