Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Golpe promete desconto n...

Golpe promete desconto na fatura para pagamento com Pix. Entenda

Recebeu um SMS dizendo que a conta do cartão ou do celular pode ficar mais barata se for paga com Pix? Desconfie e veja como se proteger.



Se você é daquelas pessoas que não pode ver uma promoção ou desconto que já fica tentada a comprar, cuidado: novos golpes estão usando isso para roubar dinheiro de vítimas por meio do Pix. O alerta foi dado em agosto de 2021 pela empresa de segurança digital Kaspersky.

Um dos esquemas funciona assim: golpistas enviam um SMS para a vítima afirmando que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso a fatura seja paga com Pix.

Para isso, a pessoa só precisa acessar um site indicado pelos golpistas e informar dados como bandeira do cartão e os quatro últimos dígitos, CPF e o valor total da fatura. Depois, a página indica uma chave Pix que deve ser usada para o pagamento da fatura com desconto.

Assim que a vítima confirma a transferência, não tem mais volta. Os golpistas transferem o dinheiro no momento em que ele cai na conta e a pessoa termina no prejuízo.

Outro golpe parecido é o do desconto na fatura do celular. De acordo com a Kaspersky, golpistas enviam um SMS afirmando que, caso o pagamento da conta seja feito por Pix, a pessoa receberá um desconto.

Neste caso, a chave Pix já é enviada na própria mensagem, encurtando o caminho para a vítima e facilitando a vida dos golpistas.

Como se proteger desse tipo de golpe?

Quando a oferta é boa demais, é melhor desconfiar. Por isso, se você ou alguém próximo receber uma mensagem oferecendo desconto na fatura do cartão de crédito ou na do celular caso o pagamento seja feito com Pix, não faça nada: provavelmente é golpe.

Para confirmar, entre em contato com a empresa por meio dos canais oficiais de atendimento. Se a promoção for real, eles poderão confirmar. Caso contrário, é golpe.

Além disso, é importante nunca clicar em links que chegam por mensagens – a não ser que você tenha absoluta certeza de que é seguro. Na dúvida, não clique.

E por que o Pix é usado nesses golpes?

Conforme as tecnologias evoluem, os golpistas também evoluem as formas de roubar dinheiro das vítimas. Foi e é assim com boleto, com cartão e, desde que foi lançado, com o Pix.

Afinal, o meio de pagamentos instantâneos é tão seguro quanto outros mais antigos, como TED e DOC. A diferença é que os golpistas acabam aproveitando as facilidades do Pix, como ser mais rápido e estar sempre disponível, para roubar o dinheiro das vítimas.

Entenda por que o Pix é seguro

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post