Pular navegação

O Pix é seguro? A chave Pix substitui minha senha?

Sim, o Pix possui todas as camadas de segurança de um TED ou DOC – e não, as chaves não substituem senhas. Veja as principais dúvidas sobre a segurança do Pix.

Imagem de uma mão com luva usando uma esponja para apagar os caracteres W, 8, A e d.

O Pix, meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, começou a funcionar em novembro de 2020, mas algumas características do novo sistema ainda geram dúvidas sobre seu funcionamento e segurança. Afinal, o Pix é seguro? Seus dados estão protegidos? E se alguém tentar cadastrar suas informações?

Primeiro, um ponto importante é que o Pix é apenas um meio de pagamento oferecido nos apps dos bancos – como TED e DOC. Na prática, clientes de instituições financeiras podem continuar fazendo transferências normalmente, como sempre fizeram. A diferença é que, com o Pix:

  • O dinheiro cai na hora: as transações são instantâneas e funcionam todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. 
  • As transações são gratuitas para pessoas físicas na maioria dos casos (diferentemente de TED e DOC, por exemplo, que costumam ser cobrados). 
  • Quem quiser, pode cadastrar as chamadas chaves Pix em suas contas. As chaves são como apelidos que facilitam na hora de transferir o dinheiro. Se você cadastrar seu CPF como chave do Pix, por exemplo, não precisa passar seus dados bancários completos para quem vai te pagar: apenas com o CPF, a pessoa já consegue fazer o pagamento. 

Saiba tudo sobre o Pix

Entenda, abaixo, por que o Pix é seguro e tire outras dúvidas quanto à segurança do meio de pagamentos instantâneos. 

Por que o Pix é seguro?

Fazer um Pix é tão seguro quanto um TED ou DOC. O Pix também possui camadas de autenticação e criptografia, além das camadas de segurança dos próprios apps dos bancos (como senha e biometria). Por isso, pode aproveitar a praticidade e disponibilidade do Pix sem preocupação.

E a chave Pix? É segura?

Sim. A chave Pix é apenas um apelido que você dá para a sua conta. Ela não substitui a senha ou a biometria do seu banco. Com ou sem chaves cadastradas, você ainda precisa usar todas as camadas de segurança do app ou site da sua instituição financeira para finalizar uma transferência.

A única diferença é que, em vez de passar todos os dados bancários para receber uma transação, você pode passar apenas um dado: a chave Pix. Ela pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e chave aleatória (uma sequência gerada pelo sistema da sua instituição). 

Na prática, se você cadastrar seu CPF como chave Pix, por exemplo, significa que seu CPF está atrelado à uma conta específica em uma instituição. A pessoa que vai te passar dinheiro precisa apenas inserir o CPF no campo "destinatário" – não precisa colocar todos os dados da conta porque você, ao fazer o cadastro, já atrelou sua chave (no caso, o CPF) àquela conta específica. 

Mas, não se preocupe: antes de confirmar, o sistema mostra o nome e parte do número do CPF do destinatário para você confirmar que está fazendo a transferência para a pessoa certa.  

Qual a chave Pix mais segura?

Todas as chaves Pix possuem as mesmas camadas de segurança – e, por isso, são igualmente seguras. Caso você não queira compartilhar um dado pessoal para realizar uma transação do Pix, basta usar a chave aleatória – um código gerado no app da sua instituição.

Pix é seguro: imagem de um cifrão roxo usado como chaveiro de um molho de chaves

Como posso conferir os dados da transferência usando a chave Pix?

Para começar, usar as chaves é opcional, mas elas diminuem as chances de erros. Em vez de digitar uma série de informações, a pessoa precisa apenas digitar um único dado. E como conferir se ele está certo? O sistema irá te mostrar o nome e parte do CPF (ou CNPJ) da conta destino para que você consiga checar que está tudo certo antes de confirmar. 

Por exemplo: você vai transferir para seu amigo e ele te deu apenas um e-mail para que você faça o pagamento via Pix. No app do seu banco, você precisará apenas digitar o e-mail dele no campo de destino. Antes de finalizar a operação, você verá o nome do destinatário e parte do CPF da pessoa. Assim, consegue confirmar se está tudo certo. 

E se alguém tentar cadastrar minha chave em outro banco?

Uma chave só pode ser cadastrada em uma única conta. Se você cadastrar o seu e-mail na conta A, por exemplo, será preciso validar um código enviado a ele para confirmar que você é mesmo dono daquele endereço. Se alguém tentar cadastrar o mesmo e-mail como chave em outra conta (seja por engano ou má fé), você receberá um alerta.

O mesmo vale para o telefone, que também precisa ser confirmado por meio de uma mensagem enviada ao número cadastrado.

Já quanto ao CPF e ao CNPJ, essas informações só podem ser cadastradas como chave Pix em uma conta do titular do documento. Se uma pessoa tentar cadastrar como chave Pix o CPF de outra pessoa, por exemplo, o sistema barra automaticamente essa operação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.