Pular navegação

MBA: o que considerar antes de fazer um?

Entenda mais sobre esse formato de pós-graduação focado em gestão e negócios, que é bastante procurado por profissionais que querem melhorar o currículo.

O que é MBA: Imagem de uma calculadora branca ao lado de um caderno preto e de etiquetas roxas sobre uma mesa de escritório branca.

Quem está buscando um curso de especialização para dar um salto na carreira já deve ter se deparado com a opção de fazer um MBA. Essa modalidade de pós-graduação é bastante procurada por profissionais que querem melhorar o currículo, especialmente nas áreas de gestão, negócios e administração de empresas. 

Segundo uma pesquisa feita pela Catho Educação, pessoas com pós-graduação em cargos de liderança podem chegar a ganhar salários 47,2% maiores que outras sem esse tipo de curso. Entretanto, essa modalidade de formação superior tem algumas particularidades em relação a outros cursos oferecidos no mercado e pode exigir um planejamento mais robusto antes de se matricular. 

Abaixo, saiba o que é MBA, quem pode fazer e dicas para planejar as finanças para o investimento nesse formato de curso.  

O que é MBA?

A sigla MBA significa Master in Business Administration, em inglês. Em tradução livre, é algo como “Mestrado em Administração de Negócios”. Ou seja, o próprio nome já explica: esse curso de pós-graduação foca em conhecimentos em gestão e negócios. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um MBA é caracterizado como um curso lato sensu. O termo "lato sensu", derivado do latim, quer dizer "sentido amplo" e diz respeito aos cursos mais generalistas, com áreas de estudos voltadas mais para a prática no mercado de trabalho e menos para a teoria. 

Em outras palavras, apesar do nome em português, no Brasil, essa modalidade não é, de fato, um mestrado. Um MBA é, na verdade, um curso de especialização com a metodologia voltada para o mercado profissional. 

Então, é fundamental que o estudante esteja interessado em se aprofundar nos assuntos do mundo corporativo e queira aplicar os aprendizados em sua carreira.

Como funciona o curso de MBA? 

Um curso de MBA pode ser feito tanto pelo formato de ensino presencial quanto à distância. Conforme as regras do MEC, os profissionais que optarem pela especialização devem cumprir, no mínimo, 360 horas de estudos em classe – em média, de 1 a 2 anos –, e a duração total do curso pode variar de acordo com o projeto pedagógico e o seu objeto específico.  

Nos cursos à distância, a instituição de ensino deve incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Em relação à matriz curricular, o curso tem como objetivo o desenvolvimento de um profissional para um cargo de gestão, proporcionando uma visão global do mercado. Por isso, as disciplinas obrigatórias costumam incluir finanças, marketing, gestão e estratégia empresarial, para garantir a formação de competências essenciais na prática.  

Quem pode fazer MBA?

Todas as pessoas que tiverem formação em um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação podem se matricular em um MBA. 

No entanto, é preferível que os estudantes já tenham atuado nas áreas de administração e negócios. Inclusive, algumas instituições de ensino podem exigir a comprovação, uma vez que essa modalidade de pós-graduação geralmente é requisitada por empresários, executivos e gestores. 

Quanto custa fazer um MBA?

Os preços de um curso de MBA variam de acordo com a instituição de ensino, a modalidade presencial ou à distância, duração e as metodologias utilizadas. 

Para se ter uma ideia dos valores, o MBA Executivo de Gestão com Ênfase em Gestão Financeira na Fundação Getúlio Vargas (FGV) custa, em média, R$ 18.104,50. O curso é online e oferece 18 disciplinas aos alunos, ao longo de 432 horas/aula divididas em 14 meses.  

A instituição faz parte do ranking mundial de Educação Executiva do Financial Times de 2023 e possui alguns dos melhores cursos do país. 

Como organizar o orçamento para fazer um MBA?

Investir em educação é uma das metas mais comuns e até figura entre as principais promessas de Ano Novo. E planejar esse investimento é fundamental para garantir mais tranquilidade na vida financeira. 

Confira, abaixo, dicas para te ajudar a se organizar antes de começar um MBA.

1 - Pesquisar bem suas opções: faça uma lista de alternativas, pensando em todos os pré-requisitos para cursar aquela pós-graduação. Ou seja, considere a modalidade, duração, valores e processo seletivo, colocando-os em ordem de preferência;

2 - Definir um plano de ação: independentemente do seu cenário financeiro, vale analisar qual é o melhor caminho para o pagamento do curso. Então, defina qual é a ação a ser tomada para realizar essa meta. Por exemplo, caso você não tenha esse orçamento no momento da matrícula, pode fazer as contas para checar em quanto tempo vai conseguir poupar a quantia necessária;

3 - Criar uma Caixinha do Nubank: com as opções definidas, você pode usar uma Caixinha para te ajudar no planejamento do MBA. Com essa ferramenta para guardar dinheiro, você pode definir a quantidade que quer juntar todos os meses e em quanto tempo precisa atingir o valor total. Mesmo que você já tenha uma quantia de dinheiro guardada, é válido tentar recuperar esse dinheiro ao longo do tempo e guardá-lo para outros planos do futuro; 

4 - Utilizar outras opções de crédito: agora, se você pretende fazer o curso a curto prazo e não pode esperar poupar o valor todo, dá para optar por um empréstimo que se encaixe melhor à sua realidade. Tudo vai depender do seu momento de carreira e de planejamento financeiro. 

Sobre carreira, leia também: 

O que é e como funciona o mercado de trabalho?

Transição de carreira: 5 dicas para quem quer mudar de profissão 

Como melhorar o perfil do LinkedIn? 8 estratégias para chamar a atenção de recrutadores 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.