Pular navegação

Nubank irá investir R$ 1 milhão em startups fundadas ou geridas por pessoas negras

O Semente Preta é um fundo de investimento focado em negócios em fase inicial que estejam impactando o setor em que estão inseridos por meio da tecnologia.

Semente Preta Fundo de Investimento Nubank: ilustração com o logo do Semente Preta (um círculo preto com formas geométricas roxas que parecem folhas) acompanhados das frases Semente Preta e Investimento em negócios liderados por pessoas negras

O Nubank anunciou hoje, 24 de março de 2021, um fundo de investimentos focado em startups fundadas ou lideradas por empreendedores negros e negras. O Semente Preta deve investir um total de R$ 1 milhão em empresas de base tecnológica que já tenham o MVP (produto mínimo viável) validado. . 

De acordo com estudo do BlackRocks, apenas 30% das startups fundadas por pessoas negras receberam algum tipo de aporte durante a jornada para fundar e consolidar o negócio. Nas empresas cujos fundadores não são negros, 41% receberam aportes.

O objetivo do Semente Preta é fomentar o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia mais diverso, dando oportunidades a empreendedores que normalmente encontram mais obstáculos para ter acesso a crédito, apoio no planejamento e na administração de seus negócios.

Além do investimento, os(as) empreendedores selecionados participarão de encontros de networking e mentorias pontuais com os times do Nubank. 

Queremos contribuir para consolidar um ambiente de tecnologia mais diverso e mais coerente com a realidade brasileira. Sabemos que isso é importante para inovar e desenvolver soluções que respondam aos problemas reais do Brasil. Por isso, mais do que investir, vamos ajudar a criar condições para acelerar esses negócios e contribuir para mudar as estatísticas.

Mais detalhes sobre os requisitos para candidatura no fundo, como os empreendedores podem se inscrever, entre outros, foram divulgados em evento online sobre empreendedorismo negro, realizado em 24 de março.

Assista:

https://www.youtube.com/embed/Hu3L1xNX5IQ

Quem pode se inscrever?

Podem participar negócios de todos os estados brasileiros que sejam formalizados e atuem no meio de tecnologia em um dos seguintes setores: serviços financeiros, dados, pessoas, marketing digital, jogos, softwares, aplicativos e programação. 

As startups serão avaliadas de acordo com o nível de aplicação de tecnologia e inovação em seu produto, criatividade, estratégia, performance financeira, além de inteligência de dados e negócios. Também será considerada a bagagem do(a) empreendedor(a) e o posicionamento da empresa no ecossistema de startups.

Outro ponto que será considerado na seleção é a pluralidade geográfica e a diversidade dos times das startups.

Como se inscrever?

As inscrições para o Semente Preta estarão abertas até o mês de setembro neste link.  As startups precisam já estar em estágio inicial e atender aos requisitos do edital. Os inscritos passarão por rodadas de entrevistas e à medida em que as startups forem selecionadas, iremos divulgar os nomes em nossos canais de comunicação.

O Semente Preta é parte dos compromissos de combate ao racismo estrutural divulgados pelo Nubank em Novembro de 2020. Além da criação do fundo de capital semente, foram anunciados a contratação de 2 mil pessoas negras no Nubank, a escolha de Monique Evelle como consultora de inovação da empresa e um evento de contratação de pessoas negras engenheiras de software.

Saiba tudo sobre o Semente Preta aqui.

O que é um investimento semente?

Investimento semente é um aporte financeiro realizado normalmente por fundos de investimento em uma empresa ou startup em estágio inicial. Já o capital semente (ou seed money, em inglês) é, justamente, o dinheiro investido.

Saiba mais sobre investimento semente aqui.

Conheça as ações de diversidade e inclusão e o Compromisso do Nubank no combate ao racismo estrutural.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.