Pular navegação

Compromisso do Nubank: contratar 2 mil pessoas negras até 2025

A meta foi traçada após o primeiro censo organizacional do Nubank. Em 2021, 32% dos funcionários do Nubank se autodeclaravam negros. Em 2025, esse número será de 37%.

Compromisso Nubank contratar 2 mil negros: imagem da fachada do prédio do Nubank com o logo roxo e vidros amarelos, cinzas e pretos
Construir times fortes e diversos sempre foi um dos pilares do Nubank, e sabemos que é preciso trabalhar todos os dias para criar um ambiente mais plural e inclusivo. Por isso, hoje,  anunciamos mais um passo no nosso Compromisso de Diversidade: a meta de contratar pelo menos 2 mil funcionários negros até 2025. Nosso objetivo é trazer mais talentos para todos os times e funções da empresa. Por isso, entre essas duas mil vagas, pelo menos 500 serão destinadas ao time de engenharia, 150 para analistas de negócios e 250 para posições de pessoas gerentes de produto, designers e cientistas de dados.
Esse compromisso significa que o Nubank irá continuar aumentando significativamente a porcentagem de contratações anuais de pessoas autodeclaradas pardas ou pretas. Em 2017, elas representavam 19% das contratações do ano. Em 2020, esse número foi de 27%. Em 2021 já superamos nossa meta inicial de 30%, com 32% e, em 2025, queremos chegar em 37%.

Compromisso 2025

Hoje, 32% dos funcionários do Nubank se autodeclaram pretos ou pardos e ocupam 20% dos cargos de liderança. Com as novas contratações, até 2025, a gente quer garantir um ambiente de trabalho com pelo menos 37% de funcionários negros e, no mínimo, 22% de representatividade em cargos de gerência. Este é apenas um primeiro compromisso para guiar nossos esforços e nos ajudar a traçar outras metas no futuro. Os números que ajudaram a traçar essa meta foram levantados a partir do nosso primeiro Censo Organizacional, realizado no final do ano passado.

Dados do Censo organizacional Nubank

O censo é uma pesquisa realizada com os funcionários – um questionário com respostas auto-declaradas de forma anônima. No caso do Nubank, ele foi realizado em parceria com o instituto Angelou. Todas as perguntas nos ajudam a entender melhor não apenas questões de diversidade e representatividade, mas também o nível de engajamento e inclusão na empresa.
Além da representatividade de pretos ou pardos, outros dados do nosso Censo mostraram que 45% dos funcionários do Nubank são mulheres e 27% se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+. As mulheres ocupam 43% das posições de gestão.
Em relação a cargos de gerência, 61% deles são ocupados por membros de grupos sub-representados na tecnologia e finanças (considerando raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência (PcD). O levantamento também mostrou que 81% dos funcionários  sentem que suas opiniões importam e que são ouvidos no dia-a-dia da empresa, e 76% disseram que sentem que podem se expressar de maneira independente e livre. Nosso objetivo é aumentar esses índices para 85% até o fim deste semestre. O censo é uma ferramenta muito importante para ações concretas do Nubank. Ele é parte do plano de ação divulgado em novembro de 2020 com medidas internas e externas para combater o racismo estrutural.

Compromisso de Diversidade

O Nubank assumiu um compromisso público de criar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Anunciamos uma série de medidas para retenção e desenvolvimento de talentos negros em todos os níveis hierárquicos da empresa, além de ações de contratação específcas para grupos sub representados na tecnologia e finanças. (Veja mais sobre nossos eventos de recrutamento). Todas as iniciativas estão disponíveis aqui. A página será atualizada para dar transparência aos nossos esforços e ações. Seguimos trabalhando para criar times fortes e diversos e, assim, oferecer produtos e serviços cada vez melhores para os nossos clientes.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.