O Nubank nasceu, em 2013, para lutar contra a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Parte dessa missão envolve criar diversas camadas de proteção e ferramentas para que os nossos clientes tenham uma experiência segura e tranquila no app. Mas também queremos que todas as pessoas tenham acesso a informações suficientes para reconhecer os sinais de um golpe e se proteger desse tipo de situação.
É por isso que o Nubank aderiu à campanha de prevenção a fraudes “Tem Cara de Golpe”, criada pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) com o apoio do Banco Central. O objetivo é conscientizar a população sobre os mais variados tipos de fraudes praticadas por aí e oferecer dicas e estratégias para escapar de cada um delas.
Abaixo, você confere mais informações sobre a campanha, além de algumas dicas para identificar um golpe.
Todo mundo pode cair em um golpe?
Qualquer pessoa está sujeita a esse problema. Para se ter uma ideia, mais de 8 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros em 2022, segundo dados da ABBC. Além disso, de 2021 para 2022, as tentativas de ações fraudulentas aumentaram 92%, como indicou um relatório da consultoria NICE Actimize.
Grande parte dessas fraudes acontece a partir da chamada engenharia social, um nome diferente para algo que, na prática, é o mesmo que manipulação. Ou seja: uma pessoa que domina essa técnica pode te levar a fazer algo que vai te prejudicar sem que você perceba.
Para ajudar as pessoas a se protegerem, a ABBC criou uma página especial com informações e dicas sobre os golpes mais populares.
Tá na dúvida se é golpe? Siga as dicas
Cada golpe tem as suas características e os golpistas não param de inovar. Por isso, a melhor maneira de lidar com o problema é buscar informação e sempre desconfiar do que parece bom demais para ser verdade.
Se você suspeita de algo, muitas vezes é porque tem algo de errado de fato. Esse papo de “dobre seus investimentos” ou “ganhe dinheiro sem trabalhar quase nada” são quase sempre chamarizes para esquemas fraudulentos.
Outra dica é nunca agir com pressa nesse tipo de abordagem. Nenhuma oportunidade é tão urgente que não valha a pena investigar antes. Não caia nessa de “promoção esgotando”, “últimas vagas neste curso imperdível” ou até na história de um "atendente de banco" que diz que você precisa passar seus dados ou entregar seu cartão porque ele foi clonado.
O senso de urgência é uma das principais armas dos golpistas, porque tira o seu tempo de pensar. É melhor perder uma suposta oportunidade incrível do que arriscar seu dinheiro ou seus dados.
Se você quiser saber mais sobre como se proteger de golpes, o blog do Nubank tem uma seção inteira dedicada à segurança digital.
SOS Nu: um guia para saber como agir em caso de fraude
Já faz tempo que o Nubank trabalha para manter os nossos clientes mais seguros. Além de usar ferramentas e tecnologia para aumentar, cada vez mais, a segurança do nosso app, nós também nos preocupamos em deixar as pessoas informadas sobre as fraudes da vez e como se proteger.
Em 2022, por exemplo, lançamos a página SOS Nu: uma central de informações sobre segurança digital, com dicas para se proteger de golpes e instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular ou cartão ou uma fraude bancária.
Lá também tem um passo a passo de como entrar em contato conosco, quais informações precisamos, como enviar um Boletim de Ocorrência e outras etapas para proteger a sua conta no Nubank. Também explicamos como funciona o processo caso você tenha tido valores desviados.
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