Pular navegação

8 livros sobre investimentos para ler antes de começar a investir

Conhecimento é a palavra-chave no mundo das finanças. Para saber onde está pisando, é preciso estudar. Veja a lista de livros sobre investimentos que podem te ajudar a fazer seu dinheiro render.

imagem mostra uma estante azul cheia de livros

Que conhecimento é o melhor caminho para ter uma vida financeira saudável e tomar melhores decisões na hora de investir, ninguém duvida. Mas quais livros sobre investimentos podem ajudar a começar essa jornada?

Antes de pisar em terras desconhecidas, é bom se preparar um pouco para não se perder. Por isso, confira abaixo uma lista de livros sobre investimentos para quem quer aprender mais sobre o assunto, alguns deles indicados pelos especialistas do Nubank.

Fica a dica: quanto mais você souber sobre o mundo dos investimentos, mais o seu dinheiro pode trabalhar para você. E não ao contrário. De iniciantes a experientes, leitura é sempre recomendada para todos que querem cuidar melhor do próprio dinheiro. Confira a seguir.

Livros sobre investimentos para quem quer começar a investir

Você já está com as contas organizadas e sua meta agora é começar a investir? Antes de se aventurar em investimentos arriscados, como a Bolsa de Valores, você precisa garantir a sua reserva de emergência e aprender sobre investimentos mais conservadores, como os de renda fixa

Veja algumas opções de livros sobre investimentos que podem te ajudar a dar os primeiros passos. 

1- Ganhar mais, gastar menos, investir  – Denise Damiani com Cynthia Almeida 

Ao longo de sua carreira como sócia de grandes consultorias, Denise percebeu na prática a diferença de comportamento entre homens e mulheres quando o assunto era crescimento profissional. Por muitos anos, ela entrevistou mulheres e estudou o impacto desse comportamento nas finanças delas. 

O livro é o resultado desses estudos e traz estratégias de como as mulheres podem aumentar seus ganhos, reduzir seus gastos e investir. 

2- Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Para quem quer aprender com os clássicos, este livro sobre investimentos está na lista. Segundo Ângela Tosatto, educadora financeira e analista de investimentos do Nubank, a obra quebra paradigmas e traz conceitos que ajudam quem quer começar a investir

“Aprendemos a maioria desses paradigmas na infância, sob a influência da família. Por isso, crescemos com muitas crenças arraigadas. É um livro que mostra, com dicas práticas, como a nossa relação com o dinheiro pode mudar”, afirma.

3- Bora enriquecer – Júlia Mendonça

A consultora financeira revela os primeiros passos no mundo dos investimentos para quem tem a meta de investir. Além de ensinar como fazer um planejamento financeiro simples, ela detalha os tipos de investimentos em renda fixa e para qual estratégia eles são mais indicados. 

Ela explica desde investimentos básicos, como CDBs, Tesouro Direto e Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio até investimentos de renda variável, como ações, fundos imobiliários e criptomoedas. E ainda mostra como montar uma carteira de investimentos para iniciantes.

Livros sobre investimentos para entrar na Bolsa de Valores

Para quem já tem a reserva de emergência, já montou uma carteira de investimentos de renda fixa e quer se arriscar mais e investir na Bolsa, também existem livros sobre investimentos que podem ajudar e que não são técnicos ou difíceis. Veja a lista:

4- Faça fortuna com ações antes que seja tarde – Décio Bazin

Apesar de o título indicar que o livro vai apresentar uma “fórmula mágica” para ganhar dinheiro com ações, de cara você vai perceber que não é bem assim. Investir em ações envolve riscos – dá para ganhar dinheiro assim como perder. E para quem está começando, a melhor estratégia é ficar longe de promessas de ganho fácil e rápido.

Décio Bazin foi jornalista de economia e investidor. No livro, ele dá as bases para investimentos em ações. “Apesar de ser um livro publicado há bastante tempo, ele tem uma linguagem simples e direta. Além de contar histórias da época do pregão viva-voz, o autor consegue passar muito bem a importância de investir para o longo prazo“, afirma Murilo Breder, analista do Nubank.

5- Os axiomas de Zurique – Max Gunther

O nome é complicado, mas Hugo Carone, analista técnico do Nubank, garante que o livro sobre investimentos não tem nada de difícil ou chato. A palavra axioma significa "verdade inquestionável". E o mercado financeiro carrega um monte dessas verdades que muitas vezes acabam esquecidas.

“Sabemos que não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro, mas existem alguns pontos a serem evitados. Esse livro traz alguns axiomas que deveriam ser seguidos e que ajudam na busca pela riqueza. Sua leitura é bastante simples, objetiva e direta”, afirma Carone.

6- Filosofias de Investimento – Aswath Damodaran

No livro, o professor de finanças da Universidade de Nova York mostra e explica as principais filosofias de investimentos que existem no mercado financeiro e que são utilizadas por grandes investidores – desde estratégias focadas em valor e crescimento a análise técnica.

Damodaran promete explicar essas estratégias de forma simples e ainda mostra como alguns investidores as utilizaram.

7- O investidor inteligente – Benjamin Graham

Para José Castro, analista do Nubank, se tem um livro que deveria estar na cabeceira de quem quer investir na Bolsa, é esse. Graham é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos e já foi professor de Warren Buffett – o megainvestidor norte-americano.

“O livro detalha a metodologia que Warren Buffett segue para investir em boas empresas”, afirma Castro. Se você quer entender melhor como funciona o mercado de ações e, principalmente, como grandes investidores investem, o livro é uma aula".

8- O jeito Warren Buffett de investir – Robert G. Hagstrom

Os segredos do maior investidor do mundo não poderiam ficar de fora desta lista de livros sobre investimentos. 

A obra traz tudo o que você precisa saber sobre Warren Buffett e suas técnicas para se tornar tão bem-sucedido, como os 12 princípios básicos que orientam suas compras de ações. Para quem está começando, Buffett tem um conselho: “Invista em si mesmo o máximo que puder. Você é o seu maior patrimônio”, diz ele. 

Leia também:

10 filmes sobre mercado financeiro para aprender mais sobre esse universo

Simulador de investimentos: compare quanto seu dinheiro pode render em relação à poupança

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.