Pular navegação

Inflação acima do teto da meta: o que isso significa?

O IPCA, indicador que mede a variação dos preços no país, desacelerou em 2023, mas ficou próximo ao limite do teto da meta. O que isso significa?

Imagem de um fundo laranja com três balões enfileirados à frente. O primeiro é vermelho, o segundo é rosa e o terceiro é amarelo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2023 em 4,62%. Esse resultado, divulgado pelo IBGE, colocou a inflação do Brasil abaixo do teto da meta. Mas o que isso significa?

A meta de inflação é basicamente a faixa que deve ser atingida em um ano – e o IPCA é o índice usado para isso. O Banco Central estabelece qual é a inflação considerada “ideal” para um ano e busca fazer com que o resultado real fique o mais próximo possível dela.

A meta da inflação em 2023 era 3,25%, mas existe uma faixa de tolerância, que foi estabelecida entre 1,75% e 4,75%. Ou seja: contanto que o IPCA fique dentro dessa faixa, ele continua dentro da meta.

O resultado de 2023 ficou, portanto, acima da meta de 3,25%, mas abaixo do teto da meta de 4,75%.

Já a meta da inflação em 2024 é de 3%, com faixa de tolerância que vai de 1,5% a 4,5%.

Por que existe meta de inflação?

Inflação é uma palavra com má fama. Quando ela está controlada, algum grau de inflação é considerado normal e saudável para a economia. A meta tenta refletir o que seria essa inflação mais normal, revisada anualmente para se adequar às condições do cenário nacional e mundial.

No Brasil, ela existe como política monetária desde 1999 e é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) – um órgão composto por membros do Banco Central, Ministério da Economia e Comissão de Valores Mobiliários.

Com a meta definida, é responsabilidade do governo e do Banco Central tomar ações que coloquem a inflação dentro dela. Isso significa que, quando ela ultrapassa o teto, medidas precisam ser tomadas para contornar o cenário.

Por que ultrapassar o teto da inflação é um problema?

A inflação é basicamente o aumento generalizado de preços. Dentro de uma certa faixa, ela é normal: costuma significar que o dinheiro está circulando, que o crescimento de preços acompanha o poder de compra da população. Inflação acima do teto, no entanto, pode mostrar justamente o contrário.

O IPCA é formado por várias categorias de bens e serviços (a chamada “cesta de produtos”), o que significa que, dentro do índice, alguns grupos aumentaram mais, outros menos e alguns podem ter até reduzido.

No resultado de janeiro de 2024, divulgado pelo IBGE, o que mais pesou foi a alta dos preços do grupo Alimentos e Bebidas, que aumentaram 1,38%, o que contribuiu para o aumento de 0,42% na inflação do mês.

E agora?

Inflação acima do teto costuma significar que os preços estão subindo acima do que é considerado saudável – e diminuindo o poder de compra da população. De forma simplificada, a mesma quantidade de dinheiro compra menos do que antes.

Uma das ferramentas que o Banco Central tem para trazer a inflação para a meta é a taxa Selic. A Selic serve como referência para todas as outras taxas de juros da economia – quando o BC aumenta a Selic, todos os juros tendem a subir também, desestimulando o consumo e buscando puxar os preços para baixo.

Por quase três anos, a taxa Selic ficou num patamar elevado, justamente para forçar a inflação a cair. Desde o início de 2023, os preços têm subido em ritmo bem menor em relação aos anos anteriores. Ou seja, o aumento dos juros deu resultados. Apesar disso, a inflação encerrou 2023 próxima do limite do teto da meta.

É por isso que o Banco Central está cauteloso para reduzir a taxa Selic. Enquanto a inflação estiver fora da meta e o cenário internacional seguir incerto, os juros no Brasil devem seguir em níveis elevados.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.