Pular navegação

Empréstimo no cartão de crédito: como funciona

Algumas operadoras oferecem a opção de empréstimo no cartão de crédito - e o valor liberado é diferente do limite disponível para compras. Entenda como funciona e se vale a pena.

empréstimo no cartão de crédito: no fundo cinza, a imagem preta e branca de uma maquininha de cartão. Ao lado, um retângulo roxo no formato de um cartão.

As pessoas costumam buscar empréstimo quando não possuem a quantia necessária para realizar um plano, quitar uma dívida ou resolver alguma situação de emergência. Em alguns casos, é possível pedir esse empréstimo no cartão de crédito.

É importante ter em mente que contratar um empréstimo inclui, além dos juros, o IOF (imposto obrigatório), seguro, tributos, registros e demais despesas, que devem ser especificadas no contrato.

(Observação: o Nubank não oferece empréstimo no cartão de crédito. Este texto traz explicações de como uma prática comum no mercado pode funcionar)

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

O valor liberado para empréstimo no cartão de crédito é diferente do limite disponível para compras (aquela quantia que você gasta e paga na fatura do mês seguinte).

A diferença entre um empréstimo pessoal comum e um empréstimo no cartão de crédito é que, no segundo, a pessoa não precisa ter uma conta corrente no banco escolhido para pedir o valor emprestado. Basta ter um cartão de crédito.

Na prática, funciona assim: você não tem conta corrente no banco A, apenas o cartão de crédito dessa instituição. É possível solicitar um empréstimo e ter o valor depositado na conta corrente do banco B, no qual você tem conta. As parcelas desse empréstimo serão cobradas direto na sua fatura do cartão do banco A - com os juros comuns da modalidade (descritos no contrato).

Independentemente do tipo de empréstimo e da instituição escolhida, é preciso ter alguns cuidados na hora de pedir o dinheiro, como se planejar para pagar as parcelas, ficar atento às condições do contrato e pesquisar a opção que melhor cabe no seu bolso, por exemplo.

Como fazer empréstimo no cartão de crédito?

Algumas operadoras disponibilizam a opção de empréstimo de forma totalmente online - ou seja, o cliente não precisa ir até uma agência física, faz tudo pelo aplicativo ou site da operadora de cartão. 

O procedimento de contratação pode variar de uma instituição para outra mas, basicamente, inclui:

  1. Simular e solicitar: é possível fazer a solicitação pelo site ou aplicativo da operadora de cartão de crédito.;
  2. Análise de crédito: aqui, a instituição verifica o perfil de gastos e pagamentos do cliente, para ter certeza que o mesmo terá condições de arcar com as parcelas;
  3. Assinar o contrato: é essencial ler todas as informações do contrato antes de concordar e assinar.
  4. Ter o dinheiro liberado: feitos todos os passos acima, o dinheiro fica disponível na sua conta corrente (na mesma instituição em que você tem o cartão de crédito e solicitou o empréstimo). O prazo para o dinheiro cair na conta pode variar - instantes ou alguns dias.

Cuidados na hora de pedir empréstimo no cartão de crédito

  1. Planeje-se antes de pedir um empréstimo: Existem basicamente duas situações em que as pessoas recorrem aos empréstimos: realizar planos ou resolver alguma emergência. Em ambos os casos, é preciso planejar os gastos (organizando em uma planilha, caderno ou como preferir), para evitar dores de cabeça no futuro. Antes de pedir empréstimo no cartão de crédito, é importante se questionar:
  • Quanto posso comprometer da minha renda mensal nas parcelas?
  • Quais as taxas do empréstimo?
  1. Não feche a opção mais fácil sem antes pesquisar: Se você já tem um cartão de crédito, verifique primeiro se a sua operadora oferece a opção de empréstimo e se ela vale a pena. Fique atento aos juros, datas de vencimento, quantidade de parcelas e possibilidade de antecipar pagamentos, por exemplo, e analise se faz mais sentido buscar em outro banco ou instituição financeira, 
  1. Entenda em detalhes as condições do empréstimo: Preste atenção nas informações do contrato e certifique-se das condições atreladas ao empréstimo no cartão de crédito:
  • Quais as taxas de juros?
  • É possível antecipar parcelas? Como fazer isso?
  • Como gerenciar as parcelas?
  • O que acontece com se atrasar o pagamento das parcelas?

Vale dizer que, por lei, toda instituição é obrigada a deixar o cliente adiantar as parcelas e dar o desconto proporcional dos juros. Lembrando que ao atrasar um pagamento do empréstimo, o cliente automaticamente começa a pagar juros em cima de uma parcela que já contém juros.

Está pensando em solicitar um empréstimo e quer saber como se organizar? Leia também:

Empréstimo online é seguro? Veja o que deve ser analisado na hora de fazer empréstimo online

Empréstimo conta como renda?

Como é feito um empréstimo?

Com o Nubank, pedir dinheiro emprestado não precisa ser um problema

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.