Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro Dígito da conta: como en...

Dígito da conta: como encontrá-lo e por que esse número é importante?

A explicação é matemática e ajuda a impedir possíveis fraudes na sua conta bancária. Entenda.



Os números do seu RG, CPF ou CNPJ têm algo em comum. Todos eles têm um dígito final, também chamado de dígito verificador (DV), aquele que aparece depois do tracinho. E assim como nos documentos oficiais, é possível encontrar o dígito verificador em outros números de identificação.

A sequência numérica para identificar a sua conta corrente, por exemplo, possui o dígito verificador. Da mesma forma, o número da conta poupança e até mesmo o número da agência bancária pode ter o seu DV, nesse caso podendo ser um número ou uma letra. 

Entenda como identificar o dígito da conta e o porquê desse número ser tão importante. 

O que é o dígito da conta ou DV da conta?

O dígito da conta, ou dígito verificador da conta (DV), é composto por um ou mais algarismos e fica no final da sequência numérica. O DV é usado para  validar se o número da conta corrente, ou poupança, realmente existe. Além disso, ele é importante para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação, além de impedir eventuais  fraudes. 

Se você já tentou fazer uma transferência bancária e não colocou  o dígito da conta, sabe que a transferência não foi concluída – e isso pode ser um problema. 

Quando o dígito da conta passou a ser usado?

Muito além das contas bancárias, o dígito verificador também é utilizado em documentos de identificação, como CPF, RG, CNPJ, números de matrículas, código de barras, boletos de cobrança etc. Ao longo da história, os nomes deixaram de ser utilizados como forma de identificação, dando espaço aos algarismos numéricos. O objetivo era garantir que a comunicação dos dados fossem eficientes, criando uma forma única de identificação. 

A partir disso, o dígito verificador surgiu para suprir possíveis falhas de transmissão de informação, seja por tentativas de fraudes ou erros de digitação. É o que diz um estudo realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Como curiosidade, um dos métodos utilizados para o cálculo do dígito verificador foi tema de um exercício do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2005. 

Afinal, como saber o dígito da conta?

Seja no aplicativo do seu banco ou impresso no cartão,o dígito da conta é o número que fica ao final da sequência numérica. Normalmente, logo após um hífen (traço) ou espaço. 

Exemplo:

Conta Corrente: 123456 – 7

Nesse caso, o número “7” é o dígito da conta. Seja para fazer uma transferência, pagamento online ou qualquer outra utilização do número da sua conta corrente, é obrigatório inserir também o dígito verificador. 

Vale ressaltar que, no caso do dígito da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X em vez de um número. Caso precise inserir o número da sua agência bancária em algum campo e só tenha o teclado numérico disponível, substitua a letra X pelo número 0.

Leia mais sobre códigos:

Como funciona um código de barras? 

O que é o código de débito automático e onde encontrá-lo?  

IBAN: o que é esse código e por que ele é necessário em transações para o exterior?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.43

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post