Pular navegação

IBAN: o que é esse código e por que ele é necessário em transações para o exterior?

Entenda o que são os números utilizados para identificar uma transferência internacional e como obter essa sequência.

ilustração de como aparece o código, em tons roxos.

Se você quiser transferir dinheiro para alguém no Brasil, vai precisar de alguns números, certo? O CPF de quem vai receber, o número da agência, da conta, ou a chave Pix. 

Transferir dinheiro para uma conta em outro país é a mesma coisa: são necessários alguns dados específicos para que a transação seja finalizada. Entre as informações necessárias está o código IBAN, sigla em inglês para International Bank Account Number (ou Número da Conta do Banco Internacional, em português). 

Ele foi criado com o objetivo de diminuir possíveis erros na hora de fazer uma transferência internacional – já que existem diversas instituições bancárias, com agências espalhadas ao redor do mundo.

 Abaixo, veja o que é e para que serve o código IBAN.

O que é IBAN?

O IBAN (sigla para Número da Conta do Banco Internacional) é um código padrão que permite a identificação de contas em uma transferência internacional. Ele foi criado em 1997 pelo Comitê Europeu de Normas Bancárias, com o objetivo de facilitar as operações bancárias entre países da União Europeia. Atualmente, cerca de 70 países utilizam o IBAN em suas transações.

No Brasil, a regulamentação foi publicada em 2013 pelo Banco Central. Desde então, todas as instituições financeiras devem fornecer essa identificação aos clientes, além de receber transferências internacionais quando o código for utilizado.

O que são os números do IBAN?

O código pode ser composto por até 34 caracteres entre letras e números. No Brasil, a quantidade total é de 29 caracteres. 

Por exemplo: BR 12 12345678 00020 0000000001 C 1

  • Os dois primeiros caracteres identificam o código do País: BR
  • 2 dígitos verificadores, que podem ser de 02 a 98 (nesse exemplo, o número 12)
  • 8 números que identificam a instituição financeira: aqui simulado como 12345678
  • 5 números que identificam a agência bancária (sem o dígito verificador): 00020
  • 10 números que correspondem à conta bancária do cliente (com o dígito verificador): 0000000001
  • 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta, aqui representado pela letra C
  • 1 caractere relacionado à identificação do titular da conta: 1, nesse caso fictício.

Onde encontrar o código IBAN da conta?

Para ter acesso ao seu código IBAN, você pode pedir para o gerente do seu banco, consultar seu Internet Banking ou encontrar no Google sites para gerar o número.

É só informar o número da agência, da conta  com dígito, e escolher o número do seu banco pelo ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro).

Vale dizer que, além do IBAN, outros códigos bancários são necessários para a identificação de transferências internacionais, como o SWIFT, também conhecido como BIC.

Qual é a diferença entre IBAN e SWIFT?

O IBAN funciona como um número de conta, e é utilizado para identificar a conta de destino das operações internacionais.

Já o SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em português) é um sistema que conecta as instituições financeiras pelo mundo. Ele codifica as informações enviadas pela rede para garantir o sigilo e evitar fraudes. Cada banco tem seu próprio código SWIFT, que é identificado pela rede para concluir a transação de um banco para outro.

Onde encontrar o código SWIFT?

O código SWIFT pode ser encontrado no contrato de abertura de conta, no extrato bancário, na parte de transferências internacionais da plataforma online dos bancos ou no próprio site da SWIFT. 

Para buscar no site, você vai precisar do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro será enviado.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.