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Conta do Nubank: virei cliente, e agora?

Um passo a passo de boas-vindas para você encontrar tudo o que precisa dentro do nosso app.

Aplicativo do Nubank aberto na tela principal da NuConta, mostrando saldo, e gráfico de variação patrimonial ao longo do tempo.

A conta do Nubank foi criada para devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro e para descomplicar sua vida financeira. Se você acaba de se juntar a nós nessa revolução, seja bem-vindo!

Agora que você abriu sua conta, está na hora de começar a usá-la e aproveitar todos os serviços e vantagens que ela oferece – rendimento automático maior que o da poupança, transferências gratuitas e ilimitadas, portabilidade de salário e pagamento de boletos, entre muitos outros. Tudo isso sem tarifas de manutenção.

Preparamos um guia simples de como começar a usar sua conta do Nubank através do nosso aplicativo. Ele traz todos os detalhes que você precisa saber sobre nossa conta digital e app.

Informações da minha conta do Nubank

Agora que você abriu sua conta, é importante saber quais são os dados da sua conta e as demais informações da sua conta digital do Nubank. Assim que você abre sua conta, te enviamos um e-mail com essas informações – mas fique tranquilo: elas também estão visíveis no app Nubank.

Na tela inicial do app, clicando onde seu nome aparece, ao lado do logo do Nubank, você encontra o QRCode da sua conta e informações como o número da conta, da agência (não temos agências físicas) e o código do Nubank, que outros bancos pedem para fazer transferências.

É também lá que você encontra as opções de configurar sua conta, seu cartão Nubank, perfil e até o app

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

Depositando na conta do Nubank

O primeiro passo para começar a usar a sua conta do Nubank é fazer um depósito nela – ou seja, colocar dinheiro e ter um saldo disponível para uso. Com ele, você poderá transferir para seus amigos, pagar a fatura do seu cartão de crédito Nubank, pagar boletos, fazer compras com o cartão com a função débito e ainda ver seu dinheiro render a uma taxa maior que a da poupança.

Existem duas maneiras de depositar na conta:

  • Gerando, através do nosso aplicativo, um boleto com o valor que quer depositar – o valor mínimo do boleto é de R$ 20; esse boleto pode ser pago pelo aplicativo de outro banco, pelo internet banking ou em lotéricas – como qualquer outro boleto.
  • Ou fazendo uma transferência – TED ou DOC – de uma conta de outro banco;

Vale ressaltar dois detalhes: no caso de depósito por boletos, o pagamento pode demorar até três dias úteis para ser reconhecido e, portanto, para cair na sua conta. E, ao fazer uma transferência de outro banco para uma conta do Nubank, o dinheiro cai instantaneamente, porém procure saber se você será cobrado pelo seu outro banco – muitas instituições financeiras cobram por transferências para contas em diferentes bancos.

https://youtu.be/FV8YZG7MtvM

Rendimento: como acompanhar?

O dinheiro que ficar na conta do Nubank por mais de 30 dias rende 100% do CDI. Isso significa que, assim que chegar o 31º dia, seu dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis.

Na tela da sua conta, em que você vê o quanto tem de saldo disponível, basta tocar no pequeno retângulo verde que aparece no topo da tela – ele indica o quanto seu dinheiro rendeu no mês atual, em reais, e o quanto rende percentualmente ao ano e quais foram os descontos devido aos impostos pagos. Também é possível acompanhar o quanto ele rendeu mês a mês no gráfico mensal da tela.

Veja abaixo:

Lembrando que somente dois impostos obrigatórios são cobrados sobre os rendimentos da sua conta do Nubank: o IOF e Imposto de Renda.

O IOF é cobrado somente quando existe retirada de dinheiro da conta – em transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto, por exemplo – em até 30 dias da data do depósito. 

O IR, por sua vez, é cobrado logo que seu dinheiro começa a ter rendimentos – o saldo líquido da sua conta que aparece no app Nubank já teve o desconto do Imposto de Renda.

Os dois são cobrados, de fato, apenas quando o dinheiro é retirado da conta do Nubank. O saldo líquido da sua conta já considera os descontos.

Ainda tem dúvidas sobre como são cobrados o IR e IOF na conta do Nubank? Nós explicamos melhor aqui.

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber

Portabilidade de salário para a conta do Nubank

Se você tem uma conta salário em outro banco, mas deseja receber esse pagamento diretamente em sua conta do Nubank, é possível solicitar a portabilidade de salário. Não existe segredo: basta ter em mãos o nome e CNPJ da empresa para a qual você trabalha – você pode encontrar essas informações no seu holerite – e o nome do banco em que você atualmente possui a conta-salário, para solicitar a portabilidade. 

O pedido deve ser feito no app Nubank:

  1. Dentro do painel da conta, toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber Salário;
  2. Digite o CNPJ da empresa para a qual trabalha – aperte Continuar;
  3. Insira o nome do banco onde você recebe seu salário atualmente; 
  4. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.

Com a portabilidade concluída, seu próximo salário será depositado diretamente na sua conta do Nubank, no dia em que o pagamento é realizado. Damos mais detalhes sobre a portabilidade aqui

Abaixo, veja como solicitar a portabilidade em nosso app:

Usando o saldo disponível 

Você pode usar o saldo da sua conta para:

  • Fazer e agendar transferências gratuitas e ilimitadas para outras contas do Nubank e contas em outros bancos;
  • Fazer Pix;
  • Pagar e agendar pagamento de boletos;
  • Pagar a fatura do seu roxinho – e liberar seu limite instantaneamente;
  • E fazer compras em lojas físicas usando cartão Nubank com função débito, se você já tiver pedido o seu. Falaremos sobre ele mais abaixo.

Tudo isso através do app Nubank. No painel da conta, na opção Pagar, você escolhe entre pagar um boleto ou a fatura do seu cartão de crédito Nubank. E, na opção Transferir, pode fazer TEDs para qualquer pessoa.

Acompanhando meus gastos

Toda a movimentação de dinheiro na sua conta pode ser acompanhada no próprio aplicativo do Nubank, na tela da conta do Nubank. Isso vale para transferências, depósitos, movimentações para as Caixinhas, compras no cartão com a função débito, etc. 

Se você precisar de algum comprovante de transação, basta tocar na transação e, na tela que aparecer, tocar em "Ver comprovante".

Vou ter um cartão com a função débito?

Os clientes da conta do Nubank que desejarem poderão pedir o cartão com a função débito ou ativá-la em seu cartão de crédito roxinho no nosso aplicativo. É importante ressaltar: nenhum cliente receberá automaticamente um cartão com a função débito; todos os que estiverem interessados na função débito poderão pedi-la no nosso app.

Portanto, os novos clientes da conta do Nubank poderão fazer o pedido através do nosso aplicativo. Basta ir em "Configurações", clicar em "Pedir função débito" e pronto! Seu cartão já estará habilitado para ambas as funções.

Se você possui a versão antiga do cartão Nubank ou não é cliente do cartão de crédito Nubank, basta solicitar o novo cartão com a função débito ativada, seguindo o mesmo passo a passo – nós emitiremos seu cartão já com a função habilitada.

Vou ter um cartão de crédito Nubank?

Abrir uma conta do Nubank não significa que você terá um cartão de crédito Nubank. 

O cartão de crédito Nubank e a conta são hoje dois produtos diferentes e, por enquanto, ter um não garante acesso ao outro. De qualquer maneira, ter uma conta com a gente nos ajuda a conhecer melhor o cliente e ter mais informações sobre seu perfil de crédito. E isso pode nos ajudar, no futuro, a ajustar os critérios de aprovação!

Cobrando amigos 

Dividiu a conta da pizzaria e seus amigos ainda não te pagaram? A conta do Nubank ajuda: a função Cobrar permite que os usuários enviem um lembrete de cobrança a seus amigos – que tenham ou não a conta.

Basta entrar na sua conta do Nubank, clicar em Cobrar e digitar o valor. Pronto. Você verá uma página com um código QR e a opção de enviar um link com seus dados para transferência. 

Se seu amigo que receber o link for usuário da conta do Nubank e clicar nele pelo celular, o app Nubank abrirá direto na página de transferências com todas as informações já preenchidas. Ela só precisa digitar a senha e o dinheiro é enviado na mesma hora. 

Se seu amigo não possuir uma conta com a gente, o link o redirecionará para uma página com todos os dados de sua conta e o valor que ele te deve. Assim, fica mais  simples fazer o pagamento.

Na imagem a seguir, mostramos como enviar um lembrete de cobrança:

Integração da lista de contatos com a conta do Nubank

A integração com a lista de contatos nada mais é do que permitir que o aplicativo do Nubank acesse sua agenda do celular e veja se nela consta algum e-mail ou telefone cadastrado como cliente da conta do Nubank. Ao fazer alguma transferência entre contas do Nubank, você não precisará do CPF ou dados da conta de seus amigos – seus contatos serão importados para o app Nubank e bastará selecionar o nome de seu contato.

Aqui explicamos melhor como ativar a integração da lista de contatos e todos os detalhes que você precisa saber.

A NuConta mudou de nome e agora é a conta do Nubank. Ela continua ajudando nosso clientes simplificar suas vidas financeiras e oferecendo os mesmos benefícios. Explicamos mais sobre essa mudança aqui.

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