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Como usar o auxílio emergencial sem sacar?

O auxílio emergencial 2021 pode ser sacado ou transferido para outra conta somente em uma segunda data após o pagamento. Saiba como usar os valores entre R$ 150 e R$ 375 logo após recebê-los.



A partir de 6 de abril começa uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Neste ano, não foram aceitos novos beneficiários e, agora os valores giram entre R$ 150 e R$ 375. Assim como na versão de 2020 o benefício terá dois calendários de uso: 

  • Um primeiro para uso digital; 
  • E um segundo que permite saques em espécie e transferências para outras contas. 

Isso significa que ao receber o pagamento, não é possível, de início, transferir para outras contas e sacar em caixas eletrônicos – ao menos até o início do segundo calendário. O valor fica disponível para uso, mas de forma digital e na conta poupança da Caixa Econômica.

Mas o que significa o uso digital na primeira fase, logo que ele é recebido? Em outras palavras, a principal dúvida é: como usar o auxílio emergencial sem sacar o valor? Abaixo, veja as principais possibilidades.

1. Pagar contas e boletos com Auxílio Emergencial 2021

Na fase de uso digital, o valor do auxílio emergencial poderá ser usado para pagar contas e boletos por meio do aplicativo Caixa Tem, por onde o beneficiário gerencia o beneficio e faz esses pagamentos.

Como fazer pagamentos?

No app Caixa Tem, basta selecionar a opção “Realizar Pagamentos” e depois escolher entre “Ler código (de barras) com a câmera” ou “Digitar código de barras”. Para evitar erros e fazer o pagamento de forma mais rápida, a primeira opção é sempre a mais indicada. 

Depois, é só fotografar o código de barras do boleto pelo aplicativo, que abrirá a câmera do celular automaticamente, e confirmar os dados que aparecerão e selecionar a opção “Sim, realizar pagamento”. 

Por fim, Insira sua senha do app Caixa Tem e pronto – seu pagamento foi feito. A opção de abrir o comprovante de pagamento será mostrada na própria tel do aplicativo.

Isso vale para boletos de conta de luz, água, telefone, compras online, fatura do cartão de crédito e outras contas.

2. Compras usando o cartão de débito virtual 

O cartão de débito virtual da Caixa funciona para compras online, feitas na modalidade débito – quando a compra é feita, o dinheiro sai da conta na hora. Vale ressaltar que se trata de um cartão virtual, válido apenas para compras online, e não físico.

O cartão é gerado no app Caixa Tem, sem custo para o usuário. Ou seja: um número de cartão, código, data de vencimento e seu nome aparecerão no app, e você poderá usá-los para fazer compras na internet usando o saldo do auxílio emergencial.

Como gerar o cartão de débito virtual no Caixa Tem

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem; 
  2. Na tela inicial, selecione a opção Cartão de Débito Virtual;
  3. Selecione a opção “Usar Meu Cartão de Débito Virtual” e clique em “Continuar”;
  4. Digite a sua senha do app Caixa Tem;
  5. Uma imagem com os dados do cartão aparecerá na tela. Ela terá seu nome completo, o número do cartão, código de segurança e validade; 
  6. O código se segurança é dinâmico: ele vale para uma transação. Se fizer uma compra online, depois, precisará pegar um novo código nessa mesma tela. 

Dúvidas sobre o cartão de débito virtual? Aqui falamos mais sobre ele. 

3. Compras em estabelecimentos físicos usando o Código QR

Também é possível fazer compras em estabelecimentos físicos durante o calendário de uso digitl do auxílio emergencial: usando o pagamento por código QR. Para fazer esses pagamentos, você usa o aplicativo Caixa Tem e o seu smartphone. É simples:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Escolha a opção ‘Pagar na maquininha’, quando já estiver pronto para fazer o pagamento – no caixa, com o valor final a ser pago já definido;
  3. A câmera do smartphone abrirá automaticamente no aplicativo ao mesmo tempo em que a imagem de um QR Code aparecerá na tela da maquininha do cartão de crédito e débito;
  4. Aponte sua câmera para ler o QR Code mostrado. 
  5. Confira o valor da compra – se o valor cobrado pelo QR Code é o mesmo a ser pago.
  6. Em seguida, aperte o botão Confirmar na tela do celular.
  7. E pronto! O pagamento foi efetuado.

Vale lembrar: o pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, onde é feito o pagamento do auxílio emergencial. 

Saiba mais sobre o pagamento por QR Code usando o auxílio emergencial aqui

Quando poderei transferir ou sacar o auxílio emergencial?

Cada lote e parcela do auxílio emergencial 2021 possui o seu calendário com datas específicas, dividias entre os meses de aniversário do beneficiário. Confira aqui os calendários completos e tire outras dúvidas sobre o saque do auxílio emergencial.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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