Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como funciona um emprést...

Como funciona um empréstimo com garantia de imóvel?

Com juros mais baixos para o cliente, essa modalidade de empréstimo pode ser uma opção mais vantajosa. Conheça.



Existem aqueles momentos cruciais da vida financeira. O pontapé inicial no próprio negócio, o pagamento de uma dívida, comprar bens mais caros… Muitas vezes, contratar um empréstimo acaba sendo uma alternativa. E existem várias modalidades disponíveis no mercado. Uma delas é o empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido em inglês como home equity

Mas como ele funciona? Vale a pena?

Primeiro, o que é um empréstimo com garantia?

Ele funciona como um empréstimo pessoal, mas com um diferencial: a instituição que dá o crédito utiliza algum bem de quem contrata o empréstimo, como imóvel ou automóvel, como garantia do pagamento. Isso significa que caso o pagamento das parcelas do empréstimo não seja realizado, o imóvel ou automóvel pode ser tomado.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Ao optar por esse tipo de empréstimo, a casa, apartamento ou ponto comercial de quem pega dinheiro emprestado é usado como garantia para liberação do valor pela instituição. A propriedade passa a estar sob responsabilidade do banco durante o período de pagamento. Mas não se preocupe, é possível continuar usufruindo do imóvel normalmente, seja para alugar ou morar. Só não é permitido vendê-lo ou trocá-lo enquanto a dívida não é quitada.

De modo geral, as taxas de juros ficam próximas de 1% ao mês (ou 12% ao ano) e os bancos emprestam até 60% do valor do imóvel. 

Vale dizer que, para solicitar o empréstimo, é preciso ter a documentação do imóvel e enviá-la à instituição. Em alguns casos, pode ser que o local passe por uma vistoria para avaliar as condições antes da assinatura do contrato.

Geralmente a aprovação acontece em alguns dias e o dinheiro pode ser usado como o cliente quiser: para quitar dívidas, fazer uma viagem ou investir no negócio, por exemplo.

Vale a pena contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

Usar um imóvel como garantia de empréstimo pode ser vantajoso em algumas situações.

Quando você precisa organizar suas finanças

Se você tem uma dívida que possui juros muito altos, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma opção, justamente por oferecer taxas mais baratas e permitir um prazo maior de pagamento do débito.

Quando você possui mais de um imóvel

Caso você tenha mais de um imóvel em seu nome, não precisa arriscar sua casa própria ao solicitar o empréstimo com garantia.

Quando você quer investir no seu negócio

Investir no empreendimento deverá trazer retorno em médio e longo prazo, e por isso pode ser uma boa opção de empréstimo para abrir ou expandir sua sua empresa sem pagar juros altos ou parcelas que pesem demais no seu bolso.

Em resumo, qual a vantagem do empréstimo com garantia de imóvel?

Quem contrata um empréstimo dessa modalidade, tem a vantagem de poder pagar taxas mais baixas e em prazos mais longos. Além disso, ele tende a custar menos para as pessoas, já que, por conta da garantia de imóvel, o risco que o banco assume ao conceder crédito é bem menor – e, por isso, a instituição pode cobrar menos juros.

Vale lembrar: todos os detalhes e informações precisam estar no contrato do empréstimo. Por isso, é importante ler os termos com cuidado.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post