Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como funciona o cartão ...

Como funciona o cartão de débito virtual – Auxílio Emergencial

O que é, como gerar e onde usar o cartão que permite fazer compras com o débito online usando a segunda parcela do auxílio.

No dia 15 de Maio, o governo anunciou o novo calendário de pagamento da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial – e, com ele, algumas novidades, como a possibilidade de usar o valor depositado para compras com um cartão de débito virtual da Caixa. 

Tirando os beneficiários do Bolsa Família, todos os demais participantes do Auxílio Emergencial receberão a segunda parcela em uma Poupança Social Digital aberta pela Caixa. 

A partir do dia 20, seguindo um calendário conforme o mês de nascimento, o dinheiro poderá ser usado de forma digital. Ou seja, para pagamento de boletos, contas e uso do cartão de débito virtual. Depois, o dinheiro (seguindo também um calendário) estará disponível para saques e transferências.    

Veja aqui o calendário para uso virtual e saque/transferência da segunda parcela

Mas… como isso vai funcionar? O que é um cartão virtual? E onde pode ser usado?

Abaixo, as principais dúvidas respondidas. 

O que é um cartão de débito virtual

Um cartão de débito virtual é uma versão gerada pelos canais digitais de um banco ou instituição financeira e que pode ser usado para compras online. Ele possui uma sequência de números diferente daquela do cartão físico, assim como o código verificador (CVV) e, na maioria das vezes, a data de vencimento. Como um cartão de débito normal, ele usa o saldo disponível em conta para realizar a compra. Ou seja: o dinheiro sai na hora, assim que a transação é confirmada. 

Da mesma forma que ele é gerado pelo canal digital do banco (aplicativo ou site), ele pode ser excluído. Certas instituições limitam o uso desse tipo de cartão, permitindo que o cliente utilize por algumas horas ou apenas para uma única transação. Outras, permitem escolher o valor a ser gasto, por quanto tempo o cartão ficará ativo e quantas operações poderão ser feitas.

As regras de um cartão de débito virtual variam conforme a instituição financeira. No Nubank, por exemplo, é possível gerar somente o cartão de crédito virtual.

Como funciona o cartão de débito virtual da Caixa? 

O cartão de débito virtual da Caixa funciona para compras online, feitas na modalidade débito (não crédito). Nela, o dinheiro sai na hora da conta quando a compra é feita. O cartão é gerado no app Caixa Tem, sem custo para o usuário. Como se trata de um cartão virtual, ele não precisa ser enviado para o seu endereço. Ou seja: um número de cartão e um código aparecerão no app, e você poderá usá-los para fazer compras na internet. 

Quem receber o benefício pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual pelo app Caixa Tem. Daí,  basta usá-lo para compras pela internet (sites e aplicativos) que aceitam débito. 

Como gerar o cartão de débito virtual no Caixa Tem

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem; 
  2. Na tela inicial, selecione a opção Cartão de Débito Virtual;
  3. Selecione a opção “Usar Meu Cartão de Débito Virtual” e clique em “Continuar”;
  4. Digite a sua senha do app Caixa Tem;
  5. Uma imagem com os dados do cartão aparecerá na tela. Ela terá seu nome completo, o número do cartão, código de segurança e validade; 
  6. O código se segurança é dinâmico: ele vale para uma transação. Se fizer uma compra online, depois, precisará pegar um novo código nessa mesma tela. 

Quando poderei usar o cartão de débito com o Auxílio Emergencial?

A partir do dia 20 de maio, seguindo o calendário da Caixa, será possível utilizar o Auxílio Emergencial para pagar boletos, contas e fazer compras com o débito online. A partir do dia 30, um novo calendário especifica quando será possível sacar e transferir o dinheiro.

Data disponível para uso digitalMês de nascimento
20 de maionascidos em janeiro e fevereiro
21 de maionascidos em março e abril 
22 de maionascidos em maio e junho
23 de maionascidos em julho e agosto
25 de maionascidos em setembro e outubro
26 de maionascidos em novembro e dezembro

Veja aqui o Calendário Completo da Segunda Parcela, incluindo saque e transferências.

Como usar um cartão de débito virtual?

No caso do cartão de débito virtual para o auxílio emergencial, segundo a Caixa, ele pode ser usado para compras na internet em sites e estabelecimentos que aceitem débito como pagamento. 

Ou seja: nos sites em que é possível pagar com a opção de cartão de débito além do crédito, é só usar as informações de seu cartão de débito virtual gerado pelo aplicativo ou pelo site. 

Vale dizer que, especificamente no cartão de débito virtual para o auxílio emergencial, para cada compra feita é gerado um código de segurança diferente. Isso significa que não será possível fazer diversas compras usando um mesmo código. 

O mais importante é garantir que o site onde a compra será feita aceita o débito como meio de pagamento – quando se fala de compras online, o meio mais comum é cartão de crédito.

Saiba tudo sobre o auxílio emergencial de R$ 600:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.12

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post