Fala, Nubank

Como declarar a NuConta no Imposto de Renda

É fácil! Confira nosso guia com imagens para não errar na hora de preencher a declaração.

Vai declarar o Imposto de Renda em 2019 e possui uma NuConta? Veja o que fazer.

A NuConta foi criada em 2017 com o objetivo de facilitar ainda mais a sua vida. Sem tarifas de manutenção, taxas escondidas ou cobranças abusivas. Com ela, você tem liberdade financeira.

Todo início de ano enviamos por e-mail o Informe de Rendimentos para os clientes da NuConta. Em 2019, todos os clientes devem receber o e-mail até o final de Fevereiro.

Para fins tributários, os dados do informe de rendimentos precisam ser preenchidos em dois campos diferentes no programa da Receita:

Do lado esquerdo, selecione o campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva”. No primeiro item, Tipo de Rendimento, selecione a opção “Rendimentos de aplicações financeiras”.

Preencha os outros itens:

À esquerda, dentro de “Bens e direitos”, selecione o item “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”

Lembrando que essas informações são referentes apenas à sua NuConta. Para declarar outros rendimentos o ideal é que você procure um especialista.

Se você vai declarar o Imposto de Renda pelo aplicativo:

O app “Meu Imposto de Renda”, disponibilizado pela Receita Federal, possui algumas pequenas diferenças em relação ao software para computador.

Para acessar a parte de “Bens e Direitos“, é preciso primeiro tocar em “Bens e Dívidas” e, depois, selecionar “Bens e Direitos” na hora de declarar a sua NuConta.

Depois, basta seguir as instruções de preenchimento acima.

“Preciso declarar a NuConta no Imposto de Renda?”

Ter uma NuConta não significa que você necessariamente precisa declarar o IR.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2019 quem se enquadra nos critérios gerais da Receita Federal.

Ou seja: se você não for isento, deve declarar a NuConta no seu IR.

Vou pagar algum imposto ao declarar os rendimentos da NuConta?

Não. A NuConta já retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à NuConta já está pago.

É preciso, no entanto, preencher a declaração apenas para informar a Receita.

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda em relação aos rendimentos da NuConta você não será tributado novamente.

O Imposto de Renda é o momento em que o governo analisa os bens e a renda dos contribuintes – quanto eles possuem, quanto seu patrimônio cresceu, quanto sua renda mudou, o quanto gastaram, etc.

Por isso, é preciso declarar a movimentação das contas em instituições de pagamento, financeiras, investimentos, além de outras fontes de renda.

Como o dinheiro depositado na NuConta atualmente rende diariamente 100% do CDI, você pode ter a obrigação de declarar os saldos e os rendimentos líquidos conforme demonstrado no seu informe de rendimentos. Lembrando que esses rendimentos são apenas um repasse feito pelo Nubank aos seus clientes da NuConta. O repasse representa a remuneração dos títulos públicos nos quais a gente aloca os valores depositados na NuConta.

Tags

Comentários

  • Karina Luz

    O Nubank é muito top. Eu estava perdida em minha primeira declaração de imposto de renda e esse posto ajudou demais com o passo a passo! Amo meu roxinho <3

    19 de março, 2019
  • Tainá Cardeal

    A Nubank me representa, apenas!

    19 de março, 2019
  • Eduardo Araujo

    Por isso tudo e muito mais eu amo o meu roxinho!

    18 de março, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *