Se você tem uma conta bancária no exterior, é importante saber que ela precisa ser informada na sua declaração do Imposto de Renda 2025. Mesmo que o saldo seja em moeda estrangeira ou a conta esteja inativa, o contribuinte que é residente no Brasil é obrigado a declarar esse tipo de patrimônio, desde que atenda a certos critérios da Receita Federal.
Abaixo, saiba como declarar uma conta no exterior no Imposto de Renda.
Quem deve declarar uma conta no exterior no Imposto de Renda?
Qualquer pessoa que possuía, em 31 de dezembro de 2024, saldo superior a R$ 140 em uma conta corrente ou poupança no exterior deve informar esse valor na ficha "Bens e Direitos" do programa da declaração do Imposto de Renda 2025.
Além disso, quem obteve rendimentos dessas contas, como juros ou ganhos com aplicações financeiras, também precisa declarar as quantias recebidas, independentemente do valor, e recolher os impostos devidos.
Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda?
Para declarar uma conta no exterior no Imposto de Renda, siga as instruções abaixo:
- Acesse o programa da Receita Federal e vá até a ficha “Bens e Direitos”;
- Clique em “Novo” e selecione o grupo 06 - Depósitos à vista e numerário;
- No campo “Código”, escolha o código 02 - Depósito em conta corrente no exterior;
- Preencha as informações da conta: país, banco estrangeiro, número da conta, e outros dados relevantes (como o CNPJ, se houver).
- Informe o saldo da conta nas datas de 31/12/2023 e 31/12/2024, conforme os dados disponíveis em extrato bancário.
Caso você tenha mais de uma conta no exterior, é necessário repetir esse processo para cada uma delas.
E como declarar os rendimentos de uma conta do exterior?
Os rendimentos obtidos com essa conta no exterior, como aplicações financeiras ou juros, devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”.
Quais documentos são necessários para declarar uma conta no exterior no Imposto de Renda?
Para declarar uma conta bancária mantida no exterior no Imposto de Renda 2025, é importante reunir alguns documentos que comprovem a existência da conta e os valores movimentados. Saiba o que você precisa ter:
- Extrato da conta: com o saldo convertido para reais, com base na cotação do dólar fixada pelo Banco Central na data de referência;
- Comprovante de abertura da conta: documento emitido pela instituição financeira estrangeira, com identificação do titular;
- Número da conta e instituição financeira: incluindo o nome do banco, país onde está localizada a conta e número de identificação;
- Informe de rendimentos (se houver): se a conta tiver rendimentos como juros ou dividendos, é preciso declarar esses valores na ficha de “Rendimentos Tributáveis” ou “Rendimentos Isentos”, conforme o caso;
- Comprovantes de envio de recursos ao exterior: caso tenha feito remessas, esses comprovantes ajudam na comprovação da origem dos valores.
Manter esses documentos organizados facilita o preenchimento da declaração e evita erros que podem levar à malha fina.
Se você é cliente do Nubank Ultravioleta, por exemplo, e tiver uma Conta Global, basta acessar o app do Nu para baixar seu informe de rendimentos.
Declaração pré-preenchida e contas no exterior
Para quem tem conta gov.br nível prata ou ouro, é possível usar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. E suas contas e rendimentos no exterior podem ser incluídas automaticamente, caso você informe no sistema carnê-leão.
Contudo, não esqueça de verificar se todos os dados estão corretos no programa do IR.
E caso você tenha restituição do Imposto de Renda para receber, pode indicar a Conta do Nu para receber esse dinheiro. Basta selecionar o Nubank quando estiver declarando o IR.
Ao receber a sua restituição na Conta do Nubank, você pode escolher uma das opções de investimentos disponíveis no app, guardar esses valores em uma Caixinha ou até pagar as contas que você cadastrou no Assistente de pagamentos.
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