Pular navegação

Como consultar o PIS pelo CPF?

Acessando o site Meu INSS, é possível saber o número do seu Programa de Integração Social, o PIS, usando o número do seu CPF. Saiba como.

imagem de uma lupa no teclado de um notebook

Quem tem direito ao seguro-desemprego, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e abono salarial precisa do número do PIS para receber o benefício. Por isso, é importante saber a identificação do seu documento. E essa consulta é simples, e pode ser feita usando o seu CPF.

Abaixo, entenda melhor o PIS e como consultá-lo. 

O que é o PIS/Pasep?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social, e Pasep quer dizer Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Eles foram criados em 1970 e funcionam como um benefício pago anualmente aos trabalhadores de empresa privada pelo governo. Todo trabalhador registrado com carteira assinada tem um número PIS registrado em seu nome, ou Pasep no caso de ser funcionário público.

Tanto o PIS quanto o Pasep funcionam como uma espécie de “14º salário” pago ao trabalhador de baixa renda. O valor pago é de até um salário mínimo (R$1.100) e varia conforme o tempo em que a pessoa trabalhou. Por exemplo: se ela esteve empregada durante o ano todo, tem direito a um salário mínimo. Se trabalhou um mês, recebe proporcionalmente e assim por diante.

Atualmente, esse dinheiro vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que financia benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Saiba mais sobre PIS/Pasep

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para verificar seu PIS pelo número do seu CPF, é fácil. Basta fazer assim:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar com gov.br;
  3. Digite o seu CPF e clique em Continuar (ou faça o seu cadastro);
  4. Insira sua senha;
  5. Na página inicial, clique em "Meu cadastro", no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS

Vale dizer que você também consegue saber o número do PIS/PASEP pela sua Carteira de Trabalho. É um número longo que consta no topo da página inicial (que tem a sua foto).

Leia mais:

Pagamento do PIS/Pasep de 2020 é adiado para 2022

Como dar entrada no seguro-desemprego? Passo a passo

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.