CDI diário: domine esse conceito e entenda o que é 100% do CDI

Entenda qual a diferença entre o CDI diário e mensal e descubra a importância de saber o que significa 100% do CDI.

Entender o que é CDI da maneira mais completa possível é como abrir uma bonequinha russa: quando você acha que acabou... Olha outra ali dentro.

Afinal, além do CDI, da taxa CDI, do CDI anual e do CDI mensal, sobre os quais já explicamos por aqui no blog, vamos mostrar agora tudo que você precisa saber sobre o CDI diário e sobre 100% do CDI.

Resumidamente, CDI diário é uma taxa calculada a partir das operações interbancárias feitas no dia e que baseia todas as outras.

Abaixo, explicamos melhor o que é este conceito e resumimos os outros para você.

O que é CDI?

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, nada mais é que um título de empréstimo emitido de um banco para outro.

Isso acontece porque, por uma regra do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo – ou seja, com mais dinheiro entrando do que saindo.

Quando isso não acontece, o banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo.

Esse título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e precisa ser pago pelo outro banco em até 24 horas – por isso é considerado de curtíssimo prazo.

Como em todo empréstimo, o banco também precisa pagar juros. A média dessas taxas de empréstimo praticadas entre bancos é que dá origem à taxa CDI, que pode ser referida ao CDI diário, mensal ou anual. Além disso, é a partir do conhecimento dessa taxa, que é variável, que podemos entender o que é 100% do CDI, referência muito utilizada no segmento financeiro. 

Entenda tudo sobre o CDI e como ele pode afetar seu dinheiro.

https://youtu.be/pD62TFvvRp8

O que é o CDI diário?

Considerando que os empréstimos entre bancos precisam ser pagos em 24 horas, a taxa CDI é calculada diariamente pela B3 (a Bolsa de Valores oficial do Brasil) a partir das operações feitas no dia.

É dessa taxa calculada diariamente que nasce o CDI diário. A partir dele, são calculadas médias mensais e anuais do CDI, que são consideradas para o rendimento dos investimentos de renda fixa. Assim, um rendimento cuja variação acompanha exatamente essa taxa exemplifica perfeitamente o que é 100% do CDI.

Em 2021, por exemplo, a taxa CDI anual foi de 4,42%.

E o que é 100% do CDI?

Quando se fala em rendimento ou investimento, é comum ouvir a expressão “100% do CDI“. Mas são tantas siglas que fica fácil se perder no meio das letrinhas e acabar ainda mais confuso.

De forma simples: render 100% do CDI significa que aquele investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI foi de 6,40%, o dinheiro renderá esses mesmos 6,40% pelo mesmo período.

Por isso, da próxima vez que você ouvir que um investimento rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, não esqueça que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Essas informações podem fazer a diferença já que diversos títulos também podem render abaixo ou acima do CDI. Se um rende 90% da taxa, por exemplo, ainda considerando que a variação do CDI foi de 6,40%, o título renderá 5,76% (que representa 90% do valor do CDI).

Vamos relembrar tudo sobre CDI?

A gente sabe que são muitos conceitos e que nem sempre é fácil lembrar de todos eles. Veja, resumidamente, cada um abaixo:

A gente sabe que são muitos conceitos e que nem sempre é fácil lembrar de todos eles. Veja, resumidamente, cada um abaixo:

  • CDI: o Certificado de Depósito Interbancário nada mais é que um título de empréstimo de curtíssimo prazo emitido de um banco para outro;
  • CDI diário: taxa calculada a partir das operações entre os bancos em um dia, que serve de base para calcular a média mensal e anual; 
  • 100% do CDI: um investimento que rende 100% do CDI terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI no mesmo período. Por exemplo: se durante um ano em que o dinheiro ficou aplicado o CDI foi de 6,40%, ele renderá esses mesmos 6,40% naquele período;
  • Taxa CDI: da taxa média de juros praticada nesses empréstimos diários entre bancos é que nasce a taxa CDI, calculada como a média anual do CDI;
  • CDI anual: média anual do CDI calculada a partir das taxas mensais. Em 2021, por exemplo, o CDI acumulado foi de 4,42%;
  • CDI mensal: média mensal do CDI calculada a partir das taxas diárias. Em setembro de 2022, o CDI mensal ficou em 1,07%.

A gente sabe que finanças pessoais parece um assunto complicado, mas não é. Aprender mais sobre isso é o primeiro passo para ter mais controle sobre seu dinheiro.

Aprenda o básico das finanças pessoais?

Os 7 erros mais comuns que atrapalham as finanças de qualquer pessoa.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.