Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro CDI diário: domine esse ...

CDI diário: domine esse conceito e entenda o que é 100% do CDI

Entenda qual a diferença entre o CDI diário e mensal e descubra a importância de entender o que é 100% do CDI



Entender o que é CDI da maneira mais completa possível é como abrir uma bonequinha russa: quando você acha que acabou…Olha outra ali dentro.

Afinal, além do CDI, da taxa CDI, do CDI anual e do CDI mensal, sobre os quais já explicamos por aqui no blog, vamos mostrar agora tudo que você precisa saber sobre o CDI diário e sobre 100% do CDI.

Resumidamente, CDI diário é uma taxa calculada a partir das operações interbancárias feitas no dia e que baseia todas as outras.

Abaixo, explicamos melhor o que é este conceito e resumimos os outros para você.

Primeiro, me lembra o que é CDI?

Claro!

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, nada mais é que um título de empréstimo emitido de um banco para outro.

Isso acontece porque, por uma regra do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo – ou seja, com mais dinheiro entrando do que saindo.

Quando isso não acontece, o banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo.

Esse título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e precisa ser pago pelo outro banco em até 24 horas – por isso é considerado de curtíssimo prazo.

Como em todo empréstimo, o banco também precisa pagar juros. A média dessas taxas de empréstimo praticadas entre bancos é que dá origem a taxa CDI, que pode ser referida ao CDI diário, mensal ou anual. Além disso, é a partir do conhecimento dessa taxa, que é variável, que podemos entender o que é 100% do CDI, referência muito utilizada no segmento financeiro. 

Entenda tudo sobre o CDI e como ele pode afetar seu dinheiro.

O que é o CDI diário?

Considerando que os empréstimos entre bancos precisam ser pagos em 24 horas, a taxa CDI é calculada diariamente pela B3 (a bolsa de valores oficial do Brasil) a partir das operações feitas no dia.

É dessa taxa calculada diariamente que nasce o CDI diário. A partir dele, são calculadas médias mensais e anuais do CDI, que são consideradas para o rendimento dos investimentos de renda fixa. Assim, um rendimento cuja variação acompanha exatamente essa taxa exemplifica perfeitamente o que é 100% do CDI.

Em 2018, por exemplo, a taxa CDI anual foi de 6,40%.

E o que é 100% do CDI?

Quando se fala em rendimento ou investimento, é comum ouvir a expressão “100% do CDI“. Mas são tantas siglas que fica fácil se perder no meio das letrinhas e acabar ainda mais confuso.

De forma simples: render 100% do CDI significa que aquele investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI foi de 6,40%, o dinheiro renderá esses mesmos 6,40% pelo mesmo período.

Por isso, da próxima vez que você ouvir que um investimento rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, não esqueça que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Essas informações podem fazer a diferença já que diversos títulos também podem render abaixo ou acima do CDI. Se um rende 90% da taxa, por exemplo, ainda considerando que a variação do CDI foi de 6,40%, o título renderá 5,76% (que representa 90% do valor do CDI).

Vamos relembrar tudo sobre CDI?

A gente sabe que são muitos conceitos e que nem sempre é fácil lembrar de todos eles. Veja, resumidamente, cada um abaixo:

A gente sabe que são muitos conceitos e que nem sempre é fácil lembrar de todos eles. Veja, resumidamente, cada um abaixo:

  • CDI: o Certificado de Depósito Interbancário nada mais é que um título de empréstimo de curtíssimo prazo emitido de um banco para outro.
  • CDI diário: taxa calculada a partir das operações entre os bancos em um dia, que serve de base para calcular a média mensal e anual. 
  • 100% do CDI: um investimento que rende 100% do CDI terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI no mesmo período. Por exemplo: se durante um ano em que o dinheiro ficou aplicado o CDI foi de 6,40%, ele renderá esses mesmos 6,40% naquele período.
  • Taxa CDI: da taxa média de juros praticada nesses empréstimos diários entre bancos é que nasce a taxa CDI, calculada como a média anual do CDI.
  • CDI anual: média anual do CDI calculada a partir das taxas mensais. Até o mês de julho deste ano, o CDI 2019 era de 3,66%.
  • CDI mensal: média mensal do CDI calculada a partir das taxas diárias. Em julho de 2019, o CDI mensal ficou em 0,57%.

Agora que você já sabe o que é CDI diário e o que é 100% do CDI, que tal aprender mais sobre finanças?

A gente sabe que finanças pessoais parece um assunto complicado, mas não é. Aprender mais sobre isso é o primeiro passo para ter mais controle sobre seu dinheiro.

Que tal começar do começo, aprendendo o básico das finanças pessoais?

Outra opção é tirar lições importantes dos 7 erros mais comuns que atrapalham as finanças de qualquer pessoa.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.16

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post