Pular navegação

CDI 2019: veja o acumulado da taxa

O CDI afeta vários tipos de investimento. Veja quanto está o acumulado da taxa em 2019 e o que isso tem a ver com o seu dinheiro)

CDI 2019: ilustração roxa da silhueta de prédios aplicada sobre uma foto preto e branca de edifícios e fios pontilhados ligando os prédios
CDI 2019: ilustração roxa da silhueta de prédios aplicada sobre uma foto preto e branca de edifícios e fios pontilhados ligando os prédios

O CDI 2019 é, basicamente, o CDI acumulado do ano de 2019 – a soma das taxas mensais. Até o mês de agosto, o CDI 2019 era de 4,18%, considerando as taxas de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto.

A taxa CDI é bem conhecida – e importante – por ser um indicador do rendimento de muitas aplicações financeiras. Por isso, você provavelmente já ouviu falar em 100% do CDI, CDI mensal, CDI 2019 ou outra variação desse indicador.

Saiba mais sobre o que é o CDI no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=pD62TFvvRp8

Abaixo, veja uma tabela com o CDI 2019 mês a mês – mas, antes, uma breve explicação sobre o que quer dizer esse termo.

Conheça a NuConta, uma conta digital que rende 100% do CDI.

O que é CDI e taxa CDI

CDI

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. 

Sim, os bancos pedem dinheiro a outros bancos. Por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo dele (em outras palavras: fechar o dia com saldo positivo).

Entretanto, por diferentes motivos, nem sempre isso acontece — o número de saques no dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo. Nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. Por isso, eles pegam dinheiro emprestado dos próprios bancos.

Taxa CDI

Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros – que, neste caso, são definidos pela Taxa CDI. Como esses empréstimos acontecem diariamente, eles são de curtíssimo prazo — pagamento em um dia — e têm taxas prefixadas. 

A taxa CDI, portanto, é uma taxa diária. Mas a taxa usada para indicar a rentabilidade de investimentos é determinada a partir da conversão do CDI diário em uma taxa anual, calculada com base nos 252 dias úteis que um ano tem, em média.

CDI 2019

O CDI 2019 é a soma das taxas mensais. Até o mês de agosto, o CDI 2019 era de 4,18%. Veja na tabela abaixo:

Mês/2019CDI Mensal
Janeiro0,54%
Fevereiro0,49%
Março0,47%
Abril0,52%
Maio0,54%
Junho0,47%
Julho0,57%
Agosto0,50%
Setembro0,46%
Outubro0,47%
Novembro0,38%
Dezembro0,37%
ACUMULADO DO ANO5,96%

Fonte: B3

CDI Mensal

É simples: a taxa CDI mensal consiste na média de taxas do CDI diário dos últimos 30 dias.

CDI e a Selic

A taxa Selic o CDI sempre estarão muito próximos – por um simples motivo: se a Selic for muito maior que a Taxa CDI, fica mais vantajoso para os bancos emprestar dinheiro ao governo, e não a outras instituições financeiras. 

Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da Selic, a rentabilidade dos títulos que têm  essa taxa como índice sobe, o que também não é interessante para os bancos.

No mês de setembro de 2019, o Copom decidiu baixar a Selic de 6% para 5,5%, redução que terá impacto no CDI. Explicamos mais sobre isso aqui

Ficou com dúvidas? Saiba tudo sobre o CDI e suas aplicações aqui.

Conheça a NuConta, uma conta digital sem tarifas de manutenção e que rende 100 do CDI.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.