Pular navegação

Cartão-postal: Confira onde comprar, como escrever e enviar o seu

Além das lembranças guardadas na memória, o cartão-postal pode ser um registro físico das suas viagens. Ao planejar-se para conhecer o mundo, inclua no orçamento adquirir alguns e compartilhar os momentos com pessoas especiais fora das redes sociais. 
Imagem padrão

Em tempos de mensagens instantâneas e notificações que somem em segundos, receber um cartão-postal é quase como pausar o relógio. É um gesto simples, mas cheio de significado: uma forma de dizer “pensei em você”, de dividir uma experiência vivida longe e de transformar uma paisagem em lembrança afetiva.

O cartão-postal geralmente é enviado por alguém que está viajando e deseja compartilhar um pouco do que está vendo e vivendo com aqueles que estão distantes fisicamente.

Quando eu passei dois anos nos Estados Unidos comprei vários cartões-postais para guardar e para entregar para os meus pais quando voltasse ao Brasil. O intercâmbio foi a minha primeira viagem internacional e eu queria muito compartilhar as descobertas de viver esse sonho com eles. No meu caso, eu comprava dos lugares que visitava e também da cidade em que eu morei nesse período em que fui Au Pair (um espécie de babá que mora com a família americana) em Glastonbury, Connecticut.

Alguns dos cartões-postais que eu guardo de lugares que visitei / Foto: Arquivo Pessoal Mariana Neves

A seguir, entenda como escrever um cartão-postal, onde comprar (dentro e fora do Brasil) e como enviar essa lembrança da sua viagem para alguém especial. 

O que é um cartão-postal? E para que serve?

O cartão-postal é uma forma de correspondência. Confeccionado com um tipo de papel mais consistente ou cartolina, ele tem um lado dedicado a uma imagem e outro a uma mensagem curta, endereço e selo. Não é necessário o uso de envelope, já que todas as informações podem ser encontradas no próprio papel. 

Geralmente trazendo alguma figura artística ou uma paisagem, o cartão-postal costuma ser enviado por viajantes como um gesto de afeto à familiares e amigos. Dessa forma, é possível fazer com que eles se sintam parte da experiência de viagem. 

Há também quem não envia e prefere colecionar. Assim, dá para guardar os momentos e lugares numa caixa, por exemplo, e não apenas na memória ou em fotos.

Ana Vianna, analista de negócios no Nubank, morou fora do país por um tempo e enviar cartão-postal foi a maneira que ela encontrou de surpreender seus pais e compartilhar com eles um pouquinho do que ela estava vivendo em suas viagens.

“Comprar lembrancinhas dessas mais convencionais (chaveiro e imã, por exemplo) não era muito prático, porque demoraria para reencontrá-los e entregar os souvenirs. Então eu comecei a enviar cartão-postal", conta ela. “Era sempre uma surpresa quando recebiam”.

Alguns cartões-postais que Ana enviou para seus pais enquanto esteve fora do país / Foto: Arquivo Pessoal Ana Vianna

Cartão-postal e a relação com Nubank Ultravioleta e Cartas do Mundo

Em parceria com o Cartas do Mundo, o Nubank Ultravioleta levou o escritor, viajante e influencer literário, Pedro Pacífico para Montevidéu, no Uruguai. No destino, ele aproveitou para desbravar também a história literária do lugar. 

De lá, ele escreveu uma carta com suas experiências e aprendizados para compartilhar nas redes sociais do Nubank Ultravioleta e com os assinantes de Cartas do Mundo.

Para os viajantes de plantão e apaixonados por literatura, vale a pena conhecer o Cartas do Mundo. Ao assinar o projeto, você recebe, mensalmente, uma carta ilustrada com brindes temáticos e selos colecionáveis, permitindo que os assinantes guardem essas lembranças.

Confira o vídeo a seguir:

https://www.instagram.com/p/DOrVdj1D8Jj/

Como surgiu o cartão-postal?

A versão mais conhecida (e que acredita-se ser a verdadeira) sobre a origem do cartão-postal é a de que ele surgiu na Áustria-Hungria, em 1869, com o "Correspondenz-Karte", uma alternativa mais simples e econômica às cartas tradicionais. A novidade rapidamente se espalhou pela Europa e por todo o mundo. 

No Brasil, o primeiro cartão-postal foi emitido em 1880 pela Administração Geral dos Correios. Inicialmente, as imagens eram simples e o espaço para a mensagem era restrito, mas com o avanço das técnicas de impressão, o cartão-postal se popularizou como um souvenir indispensável de viagens e uma forma de mensagens curtas e pessoais. Nessa época, os cartões-postais já vinham com o selo.

Como escrever um cartão-postal?

Na hora de escrever a mensagem no verso do cartão-postal você vai precisar ser conciso, ou seja, breve. Como o espaço é limitado, a ideia é que ela seja mais direta. Portanto, escolha bem as palavras. Já na parte destinada à escrita, você escreve a mensagem, preenche o endereço do destinatário e coloca o selo no local indicado.

Anos atrás, Isabela Avellar, designer senior aqui no Nubank, passou um ano estudando em Milão, na Itália. Na época, sua mãe estava grávida e ela decidiu enviar cartões-postais para seu irmão que ia nascer.

“Eu mandei cartão-postal de muitos lugares, acho que uns 40 no total", diz Isabela. “Esse é, inclusive, um projeto pessoal que virou um livro, com tudo documentado.”

Conheça a história do livro aqui.

Capa do livro “Até já, jabuticaba", projeto de Isabela Avellar / Foto: Arquivo Pessoal

Onde comprar cartão-postal no Brasil?

Assim como em uma viagem para um destino internacional, no Brasil, encontrar um cartão-postal bonito e feito com material de qualidade é parte da experiência do viajante. Lojas de souvenirs localizadas em pontos turísticos, como museus, monumentos e centros históricos, geralmente oferecem uma vasta seleção com imagens icônicas.

Algumas livrarias e papelarias também costumam ter seções dedicadas a itens de correspondência, incluindo coleções de cartão-postal com fotografias artísticas ou ilustrações exclusivas. Além disso, muitos hotéis e aeroportos disponibilizam cartões-postais para seus hóspedes e visitantes.

Cartão-postal do MASP: como comprar?

O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, é um dos cartões-postais mais famosos da cidade e também do Brasil.  Fundado em 1947, o local é a maior instituição privada de arte da América Latina e o primeiro museu moderno do Brasil. Atualmente, a coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Quem passa pela capital paulista não pode deixar de incluir o MASP no roteiro. O edifício fica na Avenida Paulista, 1578, em frente ao Parque Trianon. Aqueles que desejam levar uma lembrança para casa podem adquirir um cartão-postal e outros itens na loja do museu. 

Clientes Nubank Ultravioleta têm 50% de desconto no valor do ingresso inteiro e nos produtos da loja do MASP. Para quem é cliente do Nubank o desconto é de 25%.

Vale dizer que todas as compras realizadas com o cartão de crédito Nubank Ultravioleta Mastercard® Black geram a partir de 2,2 pontos por dólar gasto ou garantem 1,25% de cashback. Entenda melhor esse benefício e todos os outros disponibilizados pelo cartão Nubank Ultravioleta clicando aqui.

Quais são os principais cartões-postais do Brasil?

O Brasil, com a tanta diversidade de paisagens e cultura, oferece uma infinidade de lugares que servem de inspiração para cartões-postais. Entre os mais conhecidos e procurados estão:

  • Rio de Janeiro: Vista do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar;
  • Salvador: Imagens do Pelourinho e do Elevador Lacerda;
  • Foz do Iguaçu: As majestosas Cataratas do Iguaçu;
  • São Paulo: A icônica Ponte Estaiada e a Avenida Paulista (incluindo o MASP);
  • Amazônia: A exuberância da floresta e dos rios;
  • Minas Gerais: A arquitetura barroca das cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes e outras.

Onde encontrar e comprar cartão-postal fora do Brasil?

Se você estiver viajando no exterior, a lógica para encontrar um cartão-postal é semelhante. Museus renomados, como o Louvre, em Paris, ou o MoMA, em Nova York, oferecem reproduções de obras de arte em formato de cartão-postal. Lojas de departamento sofisticadas, como a Harrods, em Londres, e livrarias charmosas em qualquer grande cidade europeia são ótimos lugares para encontrar designs diferenciados e com características mais locais. Além disso, bancas de jornal em áreas turísticas frequentemente costumam vender uma variedade de cartões-postais.

“Nessas lojinhas onde tem souvenirs costuma ter cartão-postal. No entanto, em alguns países é mais difícil achar o selo para enviar. Nesses casos tem que procurar um correio, mesmo", diz Ana.

Isabela Avellar registrou todos os envios em frente a caixa de correio de cada lugar.

Cartão-postal enviado de Zakynthos, Grécia / Foto: Arquivo Pessoal Isabela Avellar
Cartão-postal enviado de Lisboa, Portugal / Foto: Arquivo Pessoal Isabela Avellar

"Eu adoraria que esse gesto fosse mais comum. Enviar e receber postais é uma forma muito carinhosa de demonstrar afeto, eternizar lembranças e se fazer presente na vida daqueles que amamos", diz Amanda Scarpin, gerente de produto no Nubank.

Alguns cartões-postais de Amanda Scarpin / Foto: Arquivo Pessoal

Quanto custa um cartão-postal?

O valor de um cartão-postal pode variar, dependendo da qualidade do material, da exclusividade da imagem e do local em que foi feita a compra. Aqui no Brasil, os preços estão entre R$ 2 e R$ 15. 

Em destinos internacionais, especialmente em lojas de museus ou de design, um cartão-postal pode custar de $1 a $5 dólares (ou euros). Mas, se a gente parar para pensar, o investimento nem é tão alto assim perto do valor sentimental e da exclusividade do cartão-postal.

Fora do Brasil, você pode comprá-los usando a Conta Global Ultravioleta, a experiência integrada no app do Nubank que permite gerenciar todas as suas finanças globais em um só lugar. Com ela, clientes Ultravioleta:

  • Aproveitam a melhor cotação entre contas globais, com spread zero nas conversões a partir do real, em qualquer moeda e valor;
  • Convertem real para mais de 40 moedas em apenas três cliques pelo app do Nubank;
  • Contam com cartão de débito global Mastercard aceito em mais de 200 países e sem custo de emissão.

E se você preferir pagar pelo cartão-postal ou por qualquer outro souvenir com dinheiro em espécie, com a Conta Global Ultravioleta dá para aproveitar dois saques gratuitos por mês em moeda estrangeira, onde quer que você esteja.

Como enviar um cartão-postal?

Para enviar um um cartão-postal pode ser bem fácil (a depender do lugar em que você está, claro). Depois de escrever sua mensagem e preencher o endereço, você precisa adquirir um selo postal – que pode ser encontrado em qualquer agência dos Correios

No Brasil, basta solicitar um “selo para envio nacional ou internacional de correspondência simples”. Em outros países, o procedimento é parecido: vá até um posto de correio e solicite o selo apropriado para o destino. Com ele devidamente colado no local indicado, é só depositar seu cartão-postal em uma caixa de correio ou entregá-lo em uma agência.

“A parte mais legal era achar como postar o cartão-postal em cada país", conta a Nubanker Isabela. “Na Islândia, por exemplo, as caixas de correio eram no meio do nada, numa esquina cheia de neve. Eu sempre achava que não ia chegar para minha mãe e irmão, mas chegava direitinho", relembra.

A Nubanker Ana Vianna envia cartões-postais para amigos e familiares há mais de dez anos, mas tem uma viagem que considera único. “Em 2023 eu fiz 30 anos e decidi fazer uma viagem pelo Mar Vermelho e Dubai", conta. “Foi um momento muito especial, e que os meus pais não estavam comigo. Então, eu enviei um cartão-postal de Dubai para eles contando da celebração do meu aniversário e da viagem. Eles ficaram super felizes quando receberam", diz ela.

Quer planejar a sua próxima viagem? Leia também:

Salas VIP: como funcionam os espaços focados em experiências premium nos aeroportos

Lugares para viajar sozinha: 10 destinos nacionais e internacionais seguros para mulheres 

Seguro viagem internacional: como funciona e o que ele cobre?

Variação do dólar: entenda por que ele sobe e desce tanto

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.