Capital segurado: o que é e como afeta o valor do seu seguro?

Ao contratar qualquer tipo de seguro, é importante saber o que significam os termos, como o capital segurado.

No mundo dos seguros existem vários termos confusos. O prêmio, por exemplo, é o que você paga, e não o que recebe. Mas, ao contratar um seguro – seja de veículo, imóvel, vida ou aparelho eletrônico – é fundamental entender o que está no contrato para evitar dores de cabeça. Entre as informações mais importantes está o capital segurado.

Abaixo, confira o que é capital segurado, como ele é calculado e como efetuar o pagamento caso você precise acionar a sua seguradora.

Como funciona um seguro?

Um seguro é um contrato feito entre uma pessoa (física ou jurídica) e uma seguradora. Esse documento estabelece que, caso algo previsto em contrato aconteça (sinistro), o segurado tem direito a receber uma indenização.

Em outras palavras: se algum dos riscos contra os quais a pessoa segurada possui uma cobertura acontecer, o seguro é acionado e quem contratou recebe uma indenização. 

Para contratar um seguro, é necessário pagar um valor específico, que pode ser à vista ou cobrado mensalmente, dependendo da seguradora ou instituição que o oferece – esse preço que o cliente paga é chamado de prêmio.

https://www.youtube.com/watch?v=OeO-RjtZbhI

O que é capital segurado?

Capital segurado é o valor máximo que o segurado tem direito a receber caso haja um sinistro. Ou seja, se alguma coisa prevista no seguro acontecer, quem contratou tem um limite a receber. Ele deve estar registrado na apólice, o documento que formaliza a contratação do seguro e tudo que o envolve.

A indenização a ser recebida pode ser o valor total ou uma porcentagem do capital segurado, dependendo da ocorrência e do tipo de cobertura acionada. As regras para o recebimento de todo o capital segurado variam conforme a seguradora e o contrato.

Como calcular o valor do capital segurado? 

O valor do capital segurado depende da modalidade do seguro e pode variar de acordo com o que está incluso no contrato.

No caso do seguro de vida, por exemplo, ao calcular o valor do capital segurado, é preciso levar em consideração sua renda e seus gastos. Normalmente, o capital segurado costuma ser de três a dez vezes maior que a sua renda anual.

O objetivo é que, caso um sinistro aconteça, o beneficiário ou seus dependentes legais consigam arcar com dívidas, empréstimos, financiamentos e se restabeleçam financeiramente no prazo de três a cinco anos.

Por isso, considere contas do dia a dia, como alimentação, moradia, vestuário, plano de saúde, transporte e impostos. Além de gastos com imprevistos, como consertos da casa, carro e remédios. 

O valor do capital segurado influencia diretamente no preço do prêmio do seguro (valor que será pago à seguradora pela proteção). O prêmio depende do tipo de seguro, da cobertura oferecida e do perfil de risco do segurado, que incluem fatores como idade e reclamações de indenização já feitas.

No caso do seguro de veículo, o valor máximo que o segurado tem direito a receber se ocorrer um sinistro é definido pelo valor do bem. Ou seja, 100% do valor do seu carro, segundo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Como é feito o pagamento do capital segurado?

O pagamento do capital segurado (da indenização do seguro) é feito pela seguradora quando um sinistro é notificado e comprovado, mediante apresentação de documentação, como indica o Guia de Orientação da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Se algo acontecer com o titular, como uma morte acidental, diagnóstico de doença grave ou acidente que gere invalidez, os dependentes podem dar entrada na indenização, apresentando os registros do sinistro.

A empresa analisa esses documentos e comprova o acontecimento, pagando o valor para os beneficiários conforme orientações dadas anteriormente. O valor é transferido para a conta cadastrada com a seguradora.

Vale dizer que cada cobertura apresenta etapas específicas de avaliação. No entanto, todos esses detalhes são definidos no contrato e, uma vez combinados, é dever da seguradora segui-los na hora de efetuar o pagamento do capital segurado.

Seguros Nubank: as proteções que o Nubank oferece

Atualmente, o Nubank possui opções de seguro de vida, carro, casa, celular e empréstimo. Sem asteriscos, letras miúdas ou palavras difíceis, eles têm preços que cabem no seu bolso e uma experiência 100% digital e personalizável.

O Nu Vida foi criado para tornar a contratação de um seguro de vida uma experiência simples. No caso de alguma ocorrência, como acidentes pessoais ou morte, você ou quem você indicar como beneficiário recebe o valor do seguro contratado – direto na conta e livre de impostos.

Na hora de  simular o seguro de vida do Nubank, é possível escolher quais coberturas você deseja contratar – a cobertura básica inclui morte natural ou acidental e assistência funeral do titular. Ainda é possível adicionar, de forma opcional, cobertura de hospitalização por acidente, e por invalidez total ou parcial por acidente, além de assistência funeral de familiares.

O Nu Celular Seguro foi feito para ajudar as pessoas a usarem seus celulares com mais liberdade e menos preocupação. Ele aceita telefones comprados no exterior e cobre eventos que tenham acontecido em qualquer lugar do mundo.

Pelo aplicativo, é possível contratar o seguro de celular do Nubank e ainda personalizar uma cobertura específica para as suas reais necessidades.

Já o Nu Auto é o seguro do Nubank para veículos. Ele pode ser contratado pelo aplicativo e customizado de acordo com a sua realidade.

O Nu Lar Seguro é o seguro residencial do Nubank. Com ele, você tem assistência 24 horas para emergências, reembolsos em caso de danos elétricos, incêndio, vendaval, aluguel temporário, responsabilidade civil familiar (um reembolso de custos de indenização a terceiros, como, por exemplo, vizinhos) roubo e furto que tenham ocorrido na sua casa. 

Você também pode contar com uma rede ampla de profissionais capacitados para lidar com os principais problemas de manutenção do dia a dia, como vazamentos, reparos na rede elétrica, chaveiro, entre outros imprevistos. 

Confira todos os detalhes: Seguros Nubank: conheça todas as formas de proteção que o Nu oferece

Quer saber mais sobre seguros? Leia também:

Dicionário de seguros – o que cada termo quer dizer?

Nu Vida: tudo sobre o seguro de vida do Nubank

Nu Auto: conheça o seguro de carro do Nubank

Nu Celular Seguro: tudo sobre o seguro de celular do Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.