O Nubank surgiu com a missão de devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira e para acabar com a burocracia e complexidade dos serviços financeiros.
Hoje já temos mais de 40 milhões de clientes em todo o Brasil e queremos chegar a cada vez mais pessoas - com conta, o cartão de crédito ou empréstimo.
Todos os nossos produtos refletem nossa missão: são produtos acessíveis, fáceis, sem tarifas abusivas e que atendem às necessidades dos nossos clientes.
Eles também são transparentes, como tudo no Nubank - sempre seremos claros sobre como eles funcionam e o que oferecem. Além disso, nosso contrato é escrito para que todos os clientes entendam seus direitos e tenham acesso fácil às informações necessárias, incluindo, por exemplo, eventuais bloqueios e cancelamentos do produto, seja a conta ou o cartão de crédito.
Mas sabemos que muitas vezes, algumas dessas situações podem gerar dúvidas e, por isso, acreditamos que é importante esclarecer como são feitos os cancelamentos na conta do Nubank e acabar com alguns mitos sobre ele.
Por que o Nubank pode bloquear minha conta?
Aqui no Nubank, valorizamos a experiência e segurança de nossos clientes. Por isso, temos um sistema de monitoramento automático que nos avisa quando é feita alguma ação ou interação com sua conta que valha checar novamente - isto é, analisar alguma atividade atípica.
Quando recebemos um desses alertas e ele entra para análise, até chegarmos a uma conclusão, pode acontecer de sua conta ficar temporariamente bloqueada. Isso pode acontecer em questão de minutos ou por um tempo maior - e, claro: no segundo caso, nós avisaremos quando a análise for liberada e sua conta, desbloqueada.
Quais são os motivos de alguém ser bloqueado?
Nós realizamos bloqueios em situações muito atípicas, sempre para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes.
Quem não passou por uma situação dessa, pode ficar tranquilo: os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês) e você não precisa fazer nada para se prevenir de um bloqueio, basta usar sua conta do Nubank como faria normalmente.
Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores, como risco da transação, horário, volume, entre outros, que não abrimos por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.
O chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a nossa base de clientes.
Se, mesmo com pouquíssima chance, acontecer de você ser bloqueado, o Nubank te notifica imediatamente por App ou por email.
Por que o Nubank pode cancelar minha conta?
Existem alguns motivos que podem levar a um cancelamento da conta por parte do Nubank, todos previstos em nosso contrato. Esclarecemos alguns deles:
Falta de uso
Podemos cancelar sua conta se, depois de 12 meses consecutivos, não houver nenhuma atividade nela - isso inclui depósito, transferência, gerar boleto... Caso isso aconteça, não se preocupe! Você pode abrir a sua conta do Nubank, novamente, direto pelo App.
Problemas com dados do cliente
Quando identificamos que seus dados pessoais e informações apresentam alguma inconsistência ou irregularidade, na hora da criação da conta ou em outros momentos, podemos cancelar sua conta ou bloqueá-la por um período.
Por isso, sempre orientamos nossos clientes a enviar as informações e dados com calma e conferi-los antes de, de fato, confirmar o envio. Envie fotos legíveis do documento - isso evita que o processo para abrir sua conta seja mais demorado.
Além disso, quem, por algum motivo, tiver o CPF suspenso, cancelado, nulo – enfim, irregular –, pode ter sua conta cancelada. Aqui nós explicamos o que significa ter o CPF irregular e como contornar essa situação.
Desinteresse comercial
A conta do Nubank é um produto voltado para pessoa física. Quando algum cliente começa a usá-la para fins comerciais, por exemplo, ou quando identificamos que o uso da conta é incompatível com a renda declarada do cliente, podemos fazer o cancelamento. O motivo, nesses casos, é um caso de desinteresse comercial.
Infração às regras de uso
Se alguma movimentação ou ação realizada na conta do Nubank apresentar caráter suspeito de violação às normas estabelecidas em contrato, ou a lei, o cancelamento pode acontecer. Mas fique tranquilo: essas são situações específicas.
Estas são as razões para cancelamento que mais geram dúvidas entre nossos cliente, por isso escolhemos explicar mais sobre cada um deles. Mas também é importante falar sobre quais não são motivos para que cancelemos sua conta e que, muitas vezes, pode parecer que sim.
Minha conta do Nubank pode ser cancelada se eu ficar com o nome sujo?
Não. A conta do Nubank é para todos os brasileiros: não existe análise de crédito para ser cliente da conta e até quem tem nome negativado ou não foi aprovado para o cartão de crédito do Nubank pode abrir a sua.
Inclusive, para clientes que não foram aprovados para o cartão de crédito Nubank, indicamos que abram sua conta para que a gente comece a conhecer o seu perfil financeiro e, eventualmente, possa rever o seu pedido para o cartão de crédito.
Minha conta do Nubank foi cancelada e não fui informado do motivo. Por quê?
Existe a possibilidade de suspendermos um serviço em casos muito específicos, quando a segurança dos nossos clientes ou do próprio Nubank pode ser comprometida. Para esses casos, por questões de privacidade e segurança, não podemos dar detalhes sobre o motivo do cancelamento.
Mas não é necessário se preocupar: isso acontece somente em casos muito específicos.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento - chat, telefone ou e-mail. Estamos sempre disponíveis para te ajudar!