Pular navegação

Vale a pena usar as Caixinhas do Nubank?

Quer começar a guardar dinheiro para os seus sonhos? Veja em quais situações as Caixinhas do Nubank podem ajudar no seu planejamento financeiro.

Visão das costas de uma mulher negra segurando com sua mão direita um celular e visualizando sua conta no aplicativo Nubank, ao fundo um homem negro de barba sentado em uma cama de casal e olhando para um notebook.

O Nubank nasceu com a missão de facilitar a vida financeira das pessoas e ajudá-las a assumir o controle do dinheiro. É por isso que lançamos as Caixinhas, uma ferramenta para você realizar os seus planos. Com ela, você guarda dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os seus objetivos, direto no aplicativo do Nu.

Saber quando vale a pena usar as Caixinhas pode te ajudar a organizar melhor o seu orçamento. Em outras palavras, você pode manter aquela reserva financeira para imprevistos separada do dinheiro que está sendo guardado para a tão sonhada viagem de férias, por exemplo.

Entenda melhor as Caixinhas do Nubank no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=v1Wp7c1gRTQ

É possível criar quantas Caixinhas você quiser, e ainda dar nome e selecionar uma foto para cada uma delas, deixando-as com a sua cara.

Confira, a seguir, outras situações em que vale a pena usar as Caixinhas para planejar os seus objetivos.

Quando vale a pena usar as Caixinhas?

Para fazer uma reserva de emergência

Para quem está começando a organizar a vida financeira, é importante se preocupar com os imprevistos. Uma das maneiras de se preparar para eles é criando uma reserva de emergência. Basicamente, esse é um dinheiro que fica guardado e que você pode usar para emergências sempre que precisar. 

Mas vale a pena criar uma Caixinha para reserva e emergência? A resposta é sim.

Neste caso, o investimento para a Caixinha de Reserva de Emergência é o RDB, que cumpre todas as características para montar uma reserva: rendimentos mais estáveis, que acompanham o CDI, e liquidez imediata – ou seja, você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento. Mas fique de olho: o indicado é não fazer isso sempre. O ideal é que esse dinheiro seja usado apenas em situações urgentes. Programe-se para guardar uma quantia na Caixinha todos os meses, ou sempre que puder.

Você também pode escolher uma data específica para fazer o resgate, com RDB Planejado. Assim, você garante que aquela valor continue rendendo por mais tempo.

Para planejar uma viagem

Já sabe para onde quer viajar e quanto vai custar essa experiência? Se você pretende guardar dinheiro para realizar o sonho de botar o pé na estrada, vale a pena criar uma Caixinha para isso.

Você pode ir juntando para a tão aguardada viagem de férias, viagem de fim de ano ou mochilão.

Para focar na carreira

Sabe aquele curso que você já está namorando há muito tempo? Chegou a hora de começar a juntar dinheiro para ele. Vale a pena criar uma reserva financeira para investir na vida profissional. Afinal, isso também é um investimento, não é mesmo?

Reformar a casa

Qual ambiente você pretende reformar? Cozinha, banheiro ou quem sabe a casa inteira? E que tal ir separando um dinheiro todo mês para a obra da casa? Reformas fazem um barulhinho, mas o resultado compensa.

Comprar aquele item de desejo

Usar as Caixinhas pode valer a pena quando você quer muito comprar algum item de consumo mas não quer fazer nada por impulso ou sem planejamento. Ou seja, é melhor guardar o dinheiro que será usado para esse sonho e, assim, manter o orçamento em ordem.

Importante: Inicialmente, você vai encontrar no app do Nu cinco temas de Caixinhas básicas. Mas não existe um número limitado de Caixinhas – você pode criar quantas quiser. Depois, é só escolher o nome e uma foto para identificá-las.

Foto mostra um homem negro, com barba e dread, vestido de verde, com uma mochila, esperando o elevador num lugar que tem paredes de tijolinhos.
Com as Caixinhas, você realiza os seus planos.

Como funciona o rendimento das Caixinhas?

Sempre que criar uma Caixinha, o seu dinheiro guardado ficará em um investimento. Por enquanto, existem dois produtos financeiros por trás das Caixinhas: o RDB do Nubank (que rende 100% do CDI), nas modalidades imediata (na Caixinha da Reserva de Emergência), diária e planejada (nas outras Caixinhas); e o Nu Reserva Imediata, um fundo de renda fixa.

Na hora de criar uma Caixinha, você terá uma sugestão de investimento mais adequado para seus objetivos, mas também poderá alterar a indicação se quiser. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca do investimento.

Entenda o que significa 100% do CDI

Como usar as Caixinhas do Nubank?

O processo para guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank é fácil, e todas as etapas trazem informações claras. Confira o passo a passo:

  • Abra o seu app e vá até Caixinhas; Toque em “Comece a guardar” e escolha entre criar a primeira Caixinha ou começar por algum dos objetivos já destacados (fazer uma viagem, reformar a casa, focar na carreira, sonho de consumo e reserva de emergência);
  • Selecione um tema e crie o nome que quiser para a sua Caixinha ou deixe o nome sugerido pelo Nu;
  • Responda em quanto tempo deseja conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  • Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e coloque um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor deve ser maior que R$ 1 (um real). Continue na seta roxa;
  • Na tela seguinte, é fundamental ler as informações de como funciona. Se quiser entender melhor sobre o produto selecionado, toque no botão “Saiba mais”;
  • Se concordar com as condições, toque no botão “Confirmar”; digite sua senha e pronto. Parabéns! Você criou a Caixinha.
Vale a pena usar as Caixinhas

Como criar uma meta para guardar dinheiro nas Caixinhas?

Uma meta financeira poderá ser estabelecida sempre que uma nova Caixinha for criada no aplicativo do Nubank. É só estabelecer a quantidade de dinheiro que você quer guardar. Confira o passo a passo.

  • Abra o app e vá até a Caixinha criada;
  • Toque em criar meta para guardar;
  • Em “valor total da meta”, toque no botão “definir”;
  • Digite o valor total da sua meta;
  • Clique em salvar e pronto!

Depois de definir a sua meta, uma barra de progresso ficará visível na sua Caixinha. Você pode acompanhar a sua evolução pouco a pouco, até atingir o objetivo.

Vale a pena usar as Caixinhas

Importante: para ter o fundo Nu Reserva Imediata disponível nas Caixinhas, você precisa ter o perfil de investimento preenchido e uma conta de investimento ativa. Caso você não tenha, fique tranquilo. Vamos te direcionar para completar esses passos diretamente no app do Nubank.

Transferir para Caixinhas: seu dinheiro guardado pode ir para as Caixinhas

Parte do dinheiro que você pode depositar nas Caixinhas pode sair da função Dinheiro Guardado de forma automática. É que agora, essa função tem o botão Transferir para Caixinhas. Com ele, os clientes podem transferir os recursos dessa ferramenta direto para uma Caixinha. 

Sempre que um valor é colocado em uma Caixinha, fica configurada uma nova operação financeira, independentemente desse dinheiro ter vindo do saldo disponível na conta ou ter acabado de sair do Dinheiro Guardado (Porquinho). 

Por isso, na prática, ao usar o botão Transferir para Caixinhas, você faz um resgate e, depois, um depósito nas Caixinhas. Ou seja, o dinheiro é retirado da função Guardar dinheiro, pinga na sua conta e, na sequência, é enviado para uma Caixinha. Mas isso tudo acontece dentro de um fluxo simples e único. 

Em outras palavras, mesmo que o dinheiro tenha vindo antes do Dinheiro Guardado, a cobrança de taxas e impostos é reiniciada nesta nova operação financeira.

Oscilações nas Caixinhas: por que elas acontecem?

Vale sempre ter em mente que ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando o dinheiro em algum investimento, que pode ser o fundo Nu Reserva Imediata ou RDB. As Caixinhas com o fundo podem variar com movimentos do mercado, como mudanças na economia ou no desempenho de empresas específicas, por exemplo. 

Por isso, é possível que em alguns momentos ocorra variações no valor das Caixinhas. Há eventos que podem impactar mais e outros menos.

Essas oscilações podem até assustar, mas vale lembrar que os fundos têm um time de especialistas que faz uma gestão profissional sobre os melhores investimentos para os objetivos do fundo e dos cotistas.

No caso do Nu Reserva Imediata, a Nu Asset Management – que é a gestora – adota uma estratégia de diversificação dos ativos (investimentos) de renda fixa e um objetivo de superar o CDI no longo prazo. Além disso, ela monitora as variações de mercado para mudar rotas em caso de eventos atípicos ou de alto impacto.

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

Caixinhas do Nubank: perguntas e respostas sobre a nova função do aplicativo

Como usar as Caixinhas do Nubank?

Avisos legais importantes para você

Seu dinheiro, seu jeito: esta comunicação é um material publicitário e não uma recomendação de investimento. A gente sabe que ninguém cuida do seu dinheiro melhor do que você. A decisão final de investir será sempre sua, levando em conta seus objetivos e tolerância a distintos níveis de risco. O app do Nubank traz soluções de investimento oferecidas pela Nu Invest e pela Nu DTVM e é importante você conhecer o seu perfil de investidor para saber se o produto está alinhado ao seu perfil ou se você está de acordo com o desalinhamento.Se quiser saber mais sobre esse produto e conhecer melhor os riscos, veja o material técnico, a lâmina e o regulamento. Leia o regulamento antes de investir.

NU RESERVA IMEDIATA FICFI RENDA FIXA REFERENCIADO DI – “Fundo Nu Reserva Imediata” investe preponderantemente seus recursos no NU RESERVA IMEDIATA MASTER FI RENDA FIXA REFERENCIADO DI (também gerido pela Nu Asset Management LTDA). O Fundo Nu Reserva Imediata é distribuído pela NuInvest Corretora de Valores S.A, inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”), e pela Nu DTVM Ltda., inscrita no CNPJ/ME sob nº 39.544.456/0001-58 (“Nu DTVM”).

Os recursos de clientes da NuInvest e da Nu DTVM são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Saiba mais sobre as diferenças entre contas de registro e contas de pagamento no blog do Nubank. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.