Pular navegação

Ataques DDoS: o que são e como se proteger?

A cada 26 minutos, um ataque de negação de serviço acontece no Brasil, sobrecarregando sites e prejudicando empresas e pessoas.

Ataques DDoS: o que são e como se proteger? Ilustração de vários pontos roxos conectados por linhas cinzas representando conexões cibernéticas.

Com mais de 181 milhões de usuários conectados à internet, o Brasil é o quinto país mais digitalizado do mundo, segundo a Statista, plataforma online especializada em dados de mercado. Em paralelo, também é o país da América Latina que mais sofre ataques DDoS. A média desse tipo de ataque foi um a cada 26 minutos no segundo semestre de 2022, de acordo com o relatório de Inteligência de Ameaças DDoS da NETSCOUT

Mas afinal, o que são ataques DDos? Quem pode sofrer esse tipo de ataque? Abaixo, saiba mais sobre eles e como se proteger. 

O que são ataques DDoS? 

Ataques DDoS são conhecidos como ataques de negação distribuída de serviço. Basicamente, eles se referem a um conjunto de diferentes computadores que tentam esgotar os recursos de um servidor por meio de tráfegos mal-intencionados. Os cibercriminosos utilizam de programas (muitas vezes reais, úteis e benéficos) mas com intuito malicioso. Em outras palavras, os ataques sobrecarregam os acessos de um determinado site, tornando-o indisponível para grande parte de seus usuários.

Quem pode sofrer um ataque DDoS?

Qualquer servidor pode sofrer um ataque DDoS. Para uma grande empresa ou um pequeno empreendedor, um site fora do ar impacta negativamente o negócio de diferentes formas, como clientes não conseguindo concluir suas compras, pagar suas contas dentro do prazo e não ter acesso à informação de órgãos oficiais, por exemplo. 

É crime fazer ataques DDoS? 

Praticar ataques DDoS é considerado um cibercrime segundo a legislação brasileira. Existem outras práticas que são consideradas cibercrimes, segundo a lei, como:  

  • Acesso não autorizado a sistemas ou dispositivos informáticos: o acesso indevido a sistemas ou dispositivos informáticos, para obter, adulterar ou destruir dados sem autorização do titular do dispositivo; 
  • E a disseminação de vírus de computador: a criação e disseminação de programas maliciosos que possam prejudicar sistemas informáticos e dados de terceiros, como malware e outros softwares. 

Como se proteger de ataques DDoS? 

Na prática, é preciso contratar serviços de mitigação de DDoS de empresas especializadas em TI que detectam e bloqueiam ataques DDoS o mais rápido possível. Dessa forma, é possível se proteger desse tipo de ataque cibernético e garantir ainda mais segurança digital. 

https://www.youtube.com/watch?v=E5VeiIlj7rU&t=17s

Leia mais sobre segurança digital: 

Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: é golpe

Reconhecimento facial: como funciona essa tecnologia?

Como proteger os seus dados em sites de e-commerce?  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.