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Assistente de Cobranças: 5 formas de ganhar eficiência e controle no seu negócio

Emita cobranças e notas fiscais, automatize lembretes e acompanhe pagamentos em tempo real, tudo em um só lugar, direto na sua conta Nu Empresas.
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Gerenciar cobranças, emitir notas fiscais e acompanhar pagamentos faz parte da rotina de quem empreende. Mas, com tantas demandas no dia a dia, um erro ou atraso na cobrança pode comprometer o caixa da empresa e gerar retrabalho, além de prejudicar a imagem do negócio junto ao cliente. Sem falar que o esforço para fazer tudo manualmente consome tempo que poderia ser investido no crescimento da empresa.

O Assistente de Cobranças do Nu Empresas nasceu para resolver exatamente isso: descomplicar o processo de cobrança e garantir que você receba seus pagamentos conforme o planejado. Ele automatiza etapas, envia lembretes aos clientes e centraliza tudo em um só lugar, dando mais confiança e eficiência à gestão financeira do seu negócio.

A seguir, saiba mais sobre as vantagens do Assistente de Cobranças.

O que é o Assistente de Cobranças?

O Assistente de Cobranças é uma ferramenta para emissão e gestão de cobranças e notas fiscais. Disponível na versão web da conta Nu Empresas, ele centraliza e automatiza todo o processo, da criação de cobranças e notas fiscais até o envio de lembretes automáticos para que seus clientes não percam o prazo de pagamento. E, para completar, não há custos de assinatura ou mensalidade.

Cinco maneiras de o Assistente de Cobranças simplificar a rotina financeira da sua empresa

1. O Assistente de Cobranças centraliza suas cobranças e notas fiscais

Fazer a gestão de contas a receber e de cobranças da sua empresa de forma manual e com várias ferramentas não é mais necessário. Com o Assistente de Cobranças, você cria e acompanha todas as cobranças e notas fiscais em um único lugar, dentro da sua conta Nu Empresas.

O processo é simples: ao gerar uma cobrança, você pode emitir a nota fiscal diretamente na plataforma, desde que o serviço de emissão esteja disponível na sua cidade. Assim, você ganha agilidade, evita erros manuais e mantém o controle das finanças em um só painel.

2. Acompanhar seus recebimentos em tempo real fica mais fácil com o Assistente de Cobranças

Saber quem já pagou, quem ainda está em aberto e quando cada valor vai entrar no caixa é essencial para planejar o negócio. E, no Assistente de Cobranças, acompanhar o status das suas cobranças é tão simples quanto gerar uma.

Pela aba “Gestão de Cobranças” do assistente, você acompanha todas as movimentações em tempo real. É possível visualizar o status de cada pagamento (pago, pendente ou vencido) e ainda realizar ações rápidas, como baixar boletos, emitir notas, copiar links ou cancelar e duplicar cobranças.

Você também pode gerenciar parcelas e criar cobranças recorrentes, tudo sem precisar usar planilhas ou sistemas diferentes.

3. As notificações e lembretes automáticos ajudam a evitar atrasos e inadimplência

Com o Assistente de Cobranças, o processo de cobrar um cliente acontece de forma automática e profissional. Pelo sistema, você pode configurar notificações e lembretes automáticos por e-mail para avisar o cliente antes do vencimento, no dia do pagamento e até depois, caso haja atraso. Também é possível enviar as notificações para até dois endereços de e-mail.

Isso ajuda a reduzir a inadimplência e garante previsibilidade no fluxo de caixa, sem que você precise cobrar diretamente, o que pode ser desconfortável em muitas situações.

Vale destacar que, pelo Assistente de Cobranças, você pode receber valores em atraso sem o retrabalho de emitir uma nova cobrança. Basta configurar os juros e multas uma única vez para que eles sejam aplicados e atualizados automaticamente em cada boleto gerado.

4. Múltiplas formas de receber: cobre seus clientes com boleto, Pix, à vista ou parcelado em até 12 vezes

Cada cliente prefere pagar de um jeito, e o Assistente de Cobranças te ajuda a atender essa demanda. Com ele, você pode oferecer opções de pagamento via Pix, boleto, tanto à vista quanto parcelado em até 12 vezes – tudo configurado de forma simples na versão web da conta Nu Empresas. 

O empreendedor ainda pode pode personalizar cada cobrança de acordo com a necessidade do cliente, definindo valores e datas diferentes para cada parcela. Essa flexibilidade é ideal para concentrar um valor maior na primeira parcela e diluir o restante, ajustar vencimentos conforme o número de dias úteis de cada mês ou até criar um plano de pagamento totalmente personalizado, adaptado à realidade do seu negócio e dos seus clientes.

Tudo isso aumenta as chances de receber em dia e ainda ajuda a conquistar mais clientes, já que você adapta a forma de pagamento às necessidades deles.

Configure cobranças recorrentes e ganhe tempo no dia a dia

Com o Assistente de Cobranças, você elimina tarefas manuais e repetitivas configurando cobranças recorrentes de forma simples. Basta definir o valor e a data de vencimento uma única vez. Depois disso, o sistema envia as cobranças automaticamente, sem precisar refazer o processo todos os meses.

Essa funcionalidade é ideal para serviços contínuos, como consultorias, mensalidades ou planos de manutenção, além de clientes recorrentes que pagam sempre no mesmo período, como quem oferece serviços contábeis ou administrativos. Assim, você ganha previsibilidade nos recebimentos e mais tempo para focar no que realmente faz o seu negócio crescer.

5. Com o Assistente de Cobranças, cobranças via Pix são ilimitadas e gratuitas

O Pix é o meio de pagamento mais usado no Brasil, e o Assistente de Cobranças permite que você aproveite ao máximo essa facilidade. Por isso, você pode fazer cobranças via Pix de forma gratuita e ilimitada.

Isso significa menos custos para o seu negócio e mais eficiência na hora de receber, especialmente em cobranças recorrentes ou de valores menores.

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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