Sua CNH venceu na pandemia? Veja como renovar o documento

6 de janeiro de 2021

Em março de 2020, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) determinou que carteiras de motorista vencidas após 19/02/20 continuariam válidas para fins de fiscalização durante a pandemia.

A regra se aplicou também para a Permissão para Dirigir (PPD) e a todas as informações contidas na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A CNH, a Permissão Para Dirigir (PPD) e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), devem ser renovadas com base do mês de vencimento.Veja a tabela a seguir.

Fonte: Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Cronograma de renovação da CNH vencida na pandemia

Acessar o site do Detran do seu estado, clicar na opção “renovação de CNH” e seguir as instruções.

Para renovar a sua CNH, basta…

Como fica a renovação da CNH em 2021?

Depois de meses de alteração do prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Contran determinou a normalização da situação para condutores que têm a validade do documento a partir de 01 de janeiro de 2021.

A validade máxima de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atualmente, é de cinco anos para condutores de até 65 anos e de três anos para condutores acima de 65 anos – ou de acordo com laudo médico.

O que quer dizer, na prática…

A partir de abril de 2021, o vencimento do exame de aptidão física e mental, para renovar a CNH, deve passar a ser de:– 10 anos, para condutores de até 50 anos de idade.
– 5 anos, para os condutores de 50 a 70 anos.
– 3 anos, para condutores acima de 70 anos.

Após a data de vencimento da habilitação, o condutor tem 30 dias para solicitar a renovação junto ao Detran de seu estado.

Se perder esse prazo e continuar dirigindo, a infração é gravíssima, sujeito à multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na carteira, retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado e recolhimento da CNH.