Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Investimentos O que é taxa de administ...

O que é taxa de administração?

Cobrada em fundos de investimento, fundos imobiliários, fundos de índice (ETFs) e fundos de previdência privada, a taxa de administração é uma quantia paga pelo serviço prestado de gestão profissional. Entenda como ela funciona.



Antes de começar a investir em fundos de investimentos, você precisa entender o que é a taxa de administração, uma cobrança presente na maioria dos fundos, inclusive fundos imobiliários, fundos de índice (ETFExchange Traded Fund, em inglês) e fundos de previdência privada.

As taxas previstas na gestão de fundos são muito importantes, pois impactam diretamente na rentabilidade deles. Por isso, antes de escolher seu investimento, é essencial checar quais cobranças existem.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

As duas mais comuns são a taxa de administração, uma remuneração pela administração do fundo; e a taxa de performance, paga quando o fundo excede as expectativas predefinidas de rendimento.

Outras taxas menos comuns são as de ingresso ou de saída – cobradas ao entrar ou ao sair do fundo. Trata-se de uma cobrança adicional, previamente definida, para realizar o resgate de forma antecipada. 

Em planos de previdência privada também podem ocorrer as taxas de carregamento ou entrada, por exemplo.

A seguir, entenda melhor a taxa de administração e como ela pode impactar os rendimentos do seu fundo.

Por que fundos de investimento cobram taxa de administração?

De uma forma simplificada, fundos de investimentos funcionam como um condomínio: cada morador é dono de um apartamento, paga uma mensalidade à administração e segue regras preestabelecidas de direitos e obrigações para a boa convivência.

No caso dos fundos, cada investidor é dono de uma (ou várias) cotas, paga uma taxa de administração e segue o regulamento deste fundo.

Alguém precisa ser responsável pela gestão disso tudo, certo? No condomínio, esse papel cabe ao síndico. O gestor é o responsável pelo fundo. Ele cuida da administração dos recursos dos investidores e do gerenciamento dos ativos.

A taxa de administração, portanto, é o valor pago pelos cotistas para remunerar os prestadores de serviço do fundo.

O que é taxa de administração?

É uma taxa que os cotistas pagam pelos prestadores de serviço do fundo, como gestor, administrador e distribuidor. Trata-se de um valor percentual anual que incide sobre todo o montante investido.

Em outras palavras, a taxa de administração é uma porcentagem anual cobrada sobre o valor que cada pessoa investiu no fundo. Isto é, quanto maior for o aporte do investidor, maior será o valor pago.

Apesar de ser uma taxa expressa ao ano, ela é calculada e deduzida diariamente de forma automática. A cobrança da taxa de administração ainda afeta o valor da cota, que é atualizado todos os dias. Ou seja, quando você olha para o valor que tem investido, considere que a taxa de administração já foi descontada.

Qual é o valor da taxa de administração?

A taxa de administração varia de fundo para fundo e deverá sempre estar explícita em seu regulamento (documento oficial com todos os termos e condições de cada fundo). 

Ela tem um percentual fixo no fundo. Em outras palavras, mesmo em um cenário de rentabilidade negativa, você continua pagando essa taxa. É bom ficar atento para não pagar caro demais.

Mas a boa notícia é que existem no mercado fundos sem taxas de administração.

Como investir nos fundos Nu Ultravioleta do Nubank

Um fator importante no valor da taxa é a complexidade do produto. Por via de regra, em fundos mais simples e com baixo risco, é possível praticar taxas de administração mais baixas.

Fundos mais complexos e voláteis, por outro lado, dão mais trabalho ao gestor ou gestora, e costumam ter taxas mais altas.

Fique de olho: informações importantes

Um possível aumento na taxa de administração só pode ocorrer por meio da Assembleia Geral de Cotistas (AGC). É uma reunião realizada entre cotistas para direcionamentos importantes sobre o fundo. 

A rentabilidade divulgada pelos fundos de investimentos é sempre líquida de taxa de administração.

Em outras palavras, quando falamos de rentabilidade líquida, quer dizer que é o valor que sobra quando a taxa de administração é descontada, por exemplo. Vale lembrar que a rentabilidade divulgada não é líquida de impostos.

Características da taxa de administração

  • Incide sobre o patrimônio líquido (PL) do fundo;
  • Porcentagem ao ano cobrada e deduzida diariamente;
  • Reduz o valor da cota;
  • Valor da cota = PL ÷ nº de cotas emitidas.

 PL: patrimônio líquido

O que é patrimônio líquido?

O patrimônio líquido (PL) é a soma de todos os recursos aplicados no fundo por seus vários investidores (investimentos em ações, títulos de renda fixa, moedas ou até mesmo em outros fundos), descontando todas as suas obrigações. 

Além da taxa de administração, o fundo tem outras obrigações, como por exemplo: taxa de corretagem, pagamento do administrador, pagamento da tesouraria, custodiante etc.

Comparando com as nossas finanças pessoais, é semelhante a fazer uma conta do que você tem, menos o que você deve.

O que é patrimônio líquido e como calcular esse valor?

Taxa de administração na prática

Imagine que você investiu R$ 1.000 em um fundo que tem taxa de administração de 2% ao ano. Nesse caso, você pagaria aproximadamente R$ 20 ao ano, cobrada diariamente, pela administração dos recursos.

Isso não quer dizer que um fundo com taxa de administração menor será melhor que um fundo com taxa maior. 

Tudo depende da estratégia adotada. Por exemplo: se um determinado fundo entrega uma rentabilidade líquida acima do mercado, então o valor cobrado pela por essa taxa valerá a pena por causa dos resultados positivos apresentados.

Saiba o que você deve analisar para investir em um fundo de investimento

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.57

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post