O Nubank nasceu para mudar o mercado financeiro e ajudar as pessoas a assumirem o controle sobre as suas próprias finanças. E a nossa última divulgação de resultados para o mercado mostra que o foco no cliente é o caminho para a construção de um negócio sólido e eficiente: em 2023, atingimos um lucro líquido de US$ 1 bilhão – um de muitos recordes financeiros e operacionais da Nu Holdings, empresa controladora do grupo Nubank.
Para se ter uma ideia do nosso crescimento, em 2022, havíamos encerrado o ano com perdas líquidas de US$ 9,1 milhões (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022). Ou seja, em um ano (o nosso décimo de existência), o Nubank passou de uma empresa em que a rentabilidade ainda não superava os investimentos em crescimento a uma instituição de lucro sólido e crescente, sem deixar de lado a expansão.
Buscamos acima de tudo ser transparentes com nossos clientes. Sabemos que as pessoas depositam sua confiança no Nubank, e estes resultados mostram nossa capacidade de desenvolver cada vez mais produtos e serviços.
Ainda segundo os resultados, divulgados no dia 22 de fevereiro após o fechamento do mercado, o índice de eficiência da empresa atingiu 36,0% no ano completo de 2023, melhorando 19 pontos percentuais em comparação com 2022 e fortalecendo o posicionamento do Nubank como uma das empresas mais eficientes da América Latina. Também cresceram o percentual de clientes que têm o Nubank como sua instituição financeira principal, a taxa de atividade e outros indicadores que mostram que somos cada vez mais relevantes para a vida de nossos clientes.
Os relatórios completos dos resultados de todo o ano de 2023, do 4º trimestre de 2023 e dos trimestres anteriores estão disponíveis no nosso site de Relações com Investidores. Confira, abaixo, mais informações sobre alguns destaques.
Aumento da base de clientes, com crescimento de receita e de engajamento
Em 2023, conquistamos 19,3 milhões de clientes, chegando a 93,9 milhões nos três países em que operamos – Brasil, México e Colômbia. Somente no Brasil, são 87,8 milhões – ou seja, mais da metade da população adulta do país (53%) é cliente do Nubank.
Isso reforça a nossa posição como uma das maiores empresas de serviços financeiros digitais e de mais rápido crescimento do mundo, sendo hoje a quarta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes, de acordo com o Banco Central.
O percentual de engajamento entre os nossos clientes é outro destaque de 2023: o Nubank é a instituição financeira principal para mais de 61% dos clientes ativos que estão conosco há pelo menos um ano. A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) cresceu 23% em base neutra de câmbio em relação a 2022 e chegou a US$ 10,6.
Já a nossa taxa de atividade (número de clientes ativos mensais dividido pelo total de clientes em uma data específica) atingiu um novo patamar histórico, de 83,1%.
“À medida que trabalhamos para ultrapassar a marca de 100 milhões de clientes em 2024, estamos investindo pesado em diversificar caminhos de crescimento para continuar a transformar potencial em lucro."
David Vélez, fundador e CEO do Nubank
Sempre focados em atender cada vez melhor aos nossos clientes, lançamos, em 2023, mais de 60 produtos e serviços, incluindo opções de crédito com garantia (como a antecipação do saque-aniversário do FGTS e a oferta de NuConsignado para aposentados e pensionistas do INSS), e a expansão do Nubank Ultravioleta, experiência exclusiva para os clientes de alta renda, avançando significativamente nas principais metas do Nubank para 2023.
Entenda os principais resultados do Nubank de 2023
Saiba o que significam alguns dos nossos principais números de 2023.
- Receita: o Nubank alcançou uma receita anual de mais de US$ 8,0 bilhões.
- Lucro líquido: o lucro líquido de 2023 foi de US$ 1,0 bilhão, o maior valor já registrado pelo Nubank.
- Receita mensal por cliente: o nosso ARPAC (sigla em inglês para Receita Média Mensal por Cliente Ativo) atingiu novo valor histórico, US$ 10,6. Essa métrica de negócio mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a companhia. Enquanto isso, o custo para servir cada cliente, via atendimento, ficou praticamente o mesmo, abaixo de um dólar: US$ 0,9.
- Eficiência: os números mostram que somos uma das instituições mais eficientes da América Latina, com índice de eficiência de 36,0% – esse índice mostra as nossas despesas totais divididas pelas receitas. Quanto menor, melhor.
- Crescimento internacional: no México, a base de clientes do Nubank cresceu para 5,2 milhões, impulsionada pelo lançamento da Cuenta Nu, a versão mexicana da conta do Nubank. Em janeiro de 2024, após o fechamento dos resultados do 4º trimestre e de todo o ano de 2023, o Nu México anunciou ter ultrapassado a marca de 5,5 milhões de clientes. Já a Colômbia fechou 2023 com cerca de 800 mil clientes, e deve ter seu crescimento impulsionado pelo lançamento da Cuenta Nu por lá em breve.
- Capital e liquidez: estamos com US$ 2,4 bilhões em excedente de fluxo de caixa na Nu Holdings, e uma razão de taxa de empréstimos por depósito de 34%. Isso significa que, para cada dólar emprestado, temos três vezes em depósitos. Tudo isso nos torna muito bem capitalizados e com ampla liquidez.
Como foi o 4º trimestre de 2023 do Nubank?
No 4º trimestre de 2023, o Nubank teve lucro líquido de US$ 360,9 milhões, número mais de seis vezes maior que o registrado no 4º trimestre de 2022, quando alcançamos US$ 58 milhões de lucro (ajustado pelo CSA). Este foi o sexto trimestre em que a Nu Holdings (empresa controladora do grupo Nu, que inclui nossas operações no Brasil, México e Colômbia) registrou lucro líquido.
Alcançamos essa alta lucratividade enquanto continuamos investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observamos um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina.
No último trimestre de 2023, alcançamos um novo recorde de receita trimestral, de US$ 2,4 bilhões, um crescimento de 57%, em base neutra de câmbio, frente ao resultado do 4º trimestre de 2022. Esses números demonstram a capacidade única da empresa de expandir consistentemente sua base de clientes e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento de receita e lucratividade.
Somente no 4º trimestre, o Nubank ganhou 4,8 milhões de novos clientes.
Leia também
Nubank registra lucro recorde mais uma vez: conheça os resultados do 3º trimestre de 2023
Retrospectiva Nubank: saiba tudo o que fizemos para você em 2023