O Nubank nasceu para facilitar o dia a dia das pessoas na hora de cuidar da vida financeira. E, como parte dessa missão, criamos o NuBraille, uma experiência com cartões acessíveis, voltada para clientes cegos ou com baixa visão.
O NuBraille inclui um jeito fácil de pedir seu cartão pelo app, um kit de boas-vindas acessível e um cartão personalizado – com o primeiro nome do cliente (ou nome da empresa) e os quatro últimos dígitos impressos em braille diretamente no cartão.
Por enquanto, as funcionalidades estão disponíveis para os cartões roxinho (Gold e Platinum) e PJ. Abaixo, saiba mais informações e como pedir.
O que é o NuBraille?
Com o objetivo de melhorar a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão, o NuBraille é um combo de recursos de acessibilidade para pessoas que possuem cartão do Nubank.
A funcionalidade reforça a humanização e a autonomia do usuário.
‘’A relevância de possuir o nome de uma pessoa ou de sua empresa em Braille é extremamente valiosa, uma vez que reforça o sentimento de pertencimento, inclusão e também de ordem afetiva, já que o Braille não está presente no cotidiano ou na escrita em tinta. Há dificuldade de acesso a livros, revistas, e, inclusive, nas escolas, onde raramente crianças e adolescentes cegos possuem seus nomes estampados nos seus materiais escolares. O Nubank é inovador ao inserir em braille o nome e a empresa dos clientes nos cartões roxinho e PJ".
Gisele Oliveira, especialista em Diversidade & Inclusão no Nubank, mulher cega e que utiliza a escrita Braille
Um dos colaboradores do projeto é Leonardo Gleison, um de nossos engenheiros de software, que é cego e representante do NuPlural, grupo de afinidade de pessoas com deficiência aqui do Nubank.
"Mesmo tendo participado de todo o processo de criação do NuBraille, quando eu recebi meu cartão foi muito interessante o sentimento de independência e realização ao conseguir realizar o desbloqueio do cartão com autonomia pela primeira vez na vida", conta ele.
Leonardo Gleison, engenheiros de software do Nubank
O NuBraille está disponível para o roxinho e cartões PJ. Assim, fica mais fácil do cliente identificar qual é o seu cartão pessoal e qual é o da empresa, por exemplo.
O que muda com o NuBraille?
- Mais fácil de pedir: agora é possível identificarmos pessoas que usam leitores de tela para oferecer um cartão em braille logo no início do processo de pedido do cartão, melhorando a experiência do cliente;
- Kit de boas-vindas acessível: um kit de boas-vindas com letras grandes, em Braille e um QRcode que leva o cliente a instruções audiovisuais no nosso canal do Youtube, com vídeos que explicam como desbloquear o cartão e também como criar cartões virtuais;
- Cartão acessível e personalizado: o cartão possui o primeiro nome do cliente (ou nome da empresa, caso seja PJ) com até 11 dígitos e os quatro últimos dígitos do cartão impressos em braille diretamente no cartão. O nome é sempre escrito com letras minúsculas, sem número e sem caracteres especiais.
Para quem não é cliente, o fluxo não muda: basta baixar o app e pedir seu cartão. A diferença é que o Nu vai identificar quem desses novos clientes usam leitores de tela do app e, para eles, aparecerá uma tela customizada dando a opção de pedir o cartão em Braille.
Já tenho cartão do Nubank. Posso pedir o NuBraille?
Por enquanto, clientes que já têm um cartão Nubank podem solicitar o NuBraille entrando em contato com o nosso time de atendimento para fazer a substituição. Você pode falar com a gente direto pelo telefone 0800 608 6236.