Pular navegação

NuPlural: conheça o grupo de afinidade de pessoas com deficiência do Nubank

Diversidade, acessibilidade e inclusão são temas importantes para o Nu e devem ser discutidos dentro de qualquer empresa. O NuPlural é um dos espaços no Nubank onde isso já acontece – entenda como.

foto de um funcionário do Nubank, que faz parte do NuPlural. NuPlural escrito em branco em um fundo roxo.

O Nubank tem como um dos seus principais valores a construção de times fortes e diversos. Acreditamos que a diversidade e a inclusão são fundamentais dentro da sociedade, e sabemos da importância da pluralidade dos nossos times para desenvolvermos produtos que façam cada vez mais sentido para todos os nossos clientes.

E foi a partir desse pensamento que, em novembro de 2020, nasceu o NuPlural, o grupo de afinidade de pessoas com deficiência do Nubank.

Abaixo, saiba mais informações sobre o grupo e seu papel no Nubank.

O que é o NuPlural?

O NuPlural, como chamamos o grupo de afinidade de pessoas com deficiência do Nubank, é uma comunidade criada para que os nossos funcionários com deficiência compartilhem experiências, ofereçam acolhimento e nos apoiem na criação de um ambiente de discussão e troca de vivências.

Assim como já acontece com outros grupos de afinidade do Nubank (como NuBlacks, NuWomen, Purple Parents e NuPride), o NuPlural é um grupo institucionalizado que atua junto ao time de Diversidade e Inclusão do Nubank para gerar reflexões e mudanças na empresa.

Entre as ações promovidas pelo grupo, estão: reuniões de letramento para os funcionários; palestras com influenciadores relevantes, como Lau Patron, Mariana Torquatto e Ivan Baron e Carolina Ignarra; criação de um guia anticapacitista; colaboração no desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade, como o cartão braille e o atendimento em libras; e sugestões de melhorias estruturais nos escritórios onde atuamos.

"O que a gente quer é construir junto. Um espaço como este dentro de uma empresa agrega valor ao negócio. Aqui, temos a possibilidade de mostrar como nossa comunidade é organizada e engajada para promover mudanças significativas no Nubank todo", explica Caru Santos, líder de NuPlural.

Além disso, o grupo também é um espaço seguro de compartilhamento de vivências, como sinaliza Magda Cardoso, co-líder de NuPlural. “Nós dividimos nossas conquistas e aprendemos uns com os outros. Quando nos referimos às pessoas com deficiência no mercado de trabalho, esse momento de troca é valiosa e nos ajuda a romper os desafios do dia a dia”, completa.

Pluralidade: o que é?

A pluralidade está relacionada à diversidade de coisas ou pessoas reunidas em um mesmo espaço.

A comunidade de pessoas com deficiência (PcD) é uma das mais extensas em pluralidade, e faz com que os diálogos e contribuições sejam ainda mais relevantes, considerando os temas de acessibilidade – para funcionários e também para clientes –, desenvolvimento profissional e ações para a ampliação da inclusão. 

"Acho que essa é a grande característica que nos difere de outras comunidades. No dia-a-dia, nós precisamos de adaptações que abriguem nossas necessidades, sejam elas físicas ou psicológicas. Essa particularidade também deve ser considerada em toda nossa jornada dentro de uma empresa", diz Caru Santos.  

Você conhece a frase "diversidade é convidar para a festa; inclusão é tirar para dançar"? Ela é de um autor desconhecido, mas ficou famosa em uma apresentação da Vice-Presidente de Inclusão da Netflix, Verna Myers. E é essa a nossa busca constante: ter uma festa em que todos os que quiserem dançar, dancem.

Para celebrar a existência das pessoas com deficiência (dentro e fora do ambiente de trabalho) e revelar o quanto elas são plurais e potentes, lançamos o vídeo abaixo, uma criação do grupo de afinidade NuPlural. 

https://www.youtube.com/watch?v=CcYGTRjJQ0I

Leia também:

Diversidade e inclusão: como isso contribui com a criação dos produtos e serviços do Nubank?

Licença parental: Nubankers contam como foi viver essa experiência

Nosso compromisso com a diversidade racial no Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.