Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Restituição IR: Receita ...

Restituição IR: Receita paga último lote hoje, 30 de setembro

3,2 milhões de pessoas devem receber nesta leva. Veja como consultar se você está no 5o lote e o que fazer caso não apareça na lista.

A Receita Federal paga nesta quarta-feira, 30 de setembro, o quinto – e último – lote da restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento é feito na conta bancária que cada um indicou na hora da declaração.

Quem recebe a restituição no 5o Lote do IRPF 2020?

  • Contribuintes com prioridade legal: entram nesse grupo idosos, portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave e também professores (contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério). O valor restituído para esse grupo será de aproximadamente R$ 248 milhões.
  • Contribuintes que entregaram a declaração até 19 de junho: cerca de 4,5 milhões de pessoas não prioritárias que declararam o IR até essa data irão receber.

Saiba como consultar o 5o lote da restituição do IR

Basta seguir estes passos:

  1. Acessar a página da Receita Federal;
  2. Entrar no Portal e-CAC;
  3. Clicar em “Meu Imposto de Renda”.

Se você está nesse lote e o valor não foi depositado na sua conta indicada, a Receita Federal faz as seguintes recomendações:

  • Contatar pessoalmente qualquer agência do BB;
  • Ligar para a Central de Atendimento 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Também é possível acessar clicando aqui, inserindo os dados solicitados.

Não recebi minha restituição. E agora?

Se você não recebeu a restituição do IR em nenhum dos 5 lotes, provavelmente caiu na malha fina.

Quando você cai na malha-fina, você fica sem receber a restituição até que envie uma retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou apresente os documentos que comprovem a veracidade da sua declaração.

Para saber onde errou, basta acessar, em seu extrato de declaração, a seção “Pendências de malha” – ela aponta por quais motivos sua declaração foi retida e, portanto, onde estão os erros ou quais informações devem ser comprovadas.

Como corrigir a declaração?

Isso pode ser feito de duas formas, segundo a Receita Federal:

  • Se declaração tem informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a retificação com as correções necessárias através do programa gerador da declaração – o mesmo por onde a declaração é enviada.
  • Se a declaração retida está correta e o contribuinte tem os documentos que comprovem as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.

Caí na malha fina. E agora?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post