Se você está contando os dias para poder usar o Pix, o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, não vai precisar esperar tanto. O Banco Central anunciou que o cadastro de usuários vai ser antecipado para 5 de outubro.
O objetivo, de acordo com o BC, é ajudar as pessoas – e as instituições financeiras – a se familiarizarem com o Pix um mês antes do lançamento oficial, em novembro.
Como vai funcionar o cadastro no Pix?
De acordo com o Banco Central, quem quiser usar o Pix deverá, a partir de 5 outubro, acessar o app da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave de endereçamento – vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta.
Registro de chave de endereçamento? O que é isso?
As chaves, segundo o BC, são um método fácil e ágil de identificação do recebedor do Pix – como se fosse um endereço. Com isso, os usuários não precisarão do número da instituição, agência e conta para fazer transferências.
Essas informações vão ser armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo Banco Central, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT) – um dos componentes do Pix.
Por que o Banco Central antecipou o cadastramento do Pix?
O registro antecipado no Pix, de acordo com o BC, tem como objetivo:
- Facilitar o processo de registro das chaves pelos usuários do Pix;
- Mobilizar as instituições e seus clientes para o lançamento do Pix, explicando como o novo meio de pagamentos irá funcionar.
As regras específicas para o registro das chaves estarão no Regulamento Pix, que será publicado em agosto.
Mas, atenção: a participação nesse período antecipado de registro de chaves será opcional às instituições financeiras e de pagamentos participantes do Pix.
Cronograma do Pix
- Agosto: divulgação do Regulamento Pix e manuais técnicos;
- 5 de outubro: início do processo de registro de chaves de endereçamento;
- 3 de novembro: início da operação restrita do Pix;
- 16 de novembro: lançamento do Pix para toda a população.
Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.