Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Pix fora do ar? Entenda ...

Pix fora do ar? Entenda o que pode ser

Foi tentar fazer uma transferência e não conseguiu? Veja aqui o que pode estar acontecendo.

imagem de um homem de costas passando por um detector de metal com a mão esquerda na cabeça. Ao lado, um grande X roxo em sinal de negativo.

 O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, permite transferências instantâneas e está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. O que significa, então, quando o Pix está fora do ar? 

Como qualquer sistema, o Pix pode estar sujeito a algum tipo de instabilidade momentânea. Embora isso não seja comum, existem algumas possíveis explicações. 

A dificuldade de acesso pode se tratar de uma instabilidade no app da sua instituição financeira. Nesse caso, reiniciar o app, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes podem resolver.

Se houver algum tipo de oscilação no sistema do Pix, e não no seu app, também não é motivo para preocupação. É possível que alguma instabilidade aconteça, mas como o sistema é utilizado por todas as instituições financeiras que adotam o meio de pagamentos, a tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.

O que fazer se o Pix estiver fora do ar?

Se o Pix estiver fora do ar ou você não conseguir realizá-lo por algum outro motivo, existem outras formas de fazer transferências e pagamentos:

  • TED ou DOC: esses dois formatos de transferência funcionam de forma similar ao Pix, embora não sejam instantâneos e, dependendo da instituição, possam ter cobranças. Veja tudo sobre eles.
  • Transferência para conta da mesma instituição: se existir essa possibilidade, dê preferência para transferir dinheiro entre contas do mesmo banco ou instituição financeira – essa operação é imediata e gratuita, assim como o Pix.
  • Boleto: em algumas situações, é possível fazer o pagamento por boleto (dá para fazer isso na conta do Nubank – veja como). Mas, lembre-se: a validação de um pagamento por boleto pode levar até três dias úteis.
  • Pagamento em cartão: se a pessoa que deve receber o valor tiver uma maquininha, o pagamento no cartão de débito é uma alternativa ao Pix – o dinheiro é repassado na hora, sem tempo de processamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.09

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post