Pular navegação

Pix do Nubank fora do ar? Entenda o que pode ser

Se você notar alguma oscilação nos nossos serviços ou se encontrar o Pix do Nubank fora do ar, fique tranquilo. Nossa equipe continua sempre à disposição para te ajudar.

imagem de um homem de costas passando por um detector de metal com a mão esquerda na cabeça. Ao lado, um grande X roxo em sinal de negativo.

O Pix é o meio de pagamentos do Banco Central que permite transferências instantâneas e está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. Mas, pode ser que você já tenha se deparado com o Pix do Nubank fora do ar na hora de fazer uma transação.  Se ele funciona 24 horas por dia, por que isso acontece?

Como qualquer sistema, o Pix pode estar sujeito a algumas instabilidades momentâneas – e problemas no Pix do Nubank também podem acontecer. Ou seja, se você encontrar o Pix do Nubank fora do ar, não se preocupe. Embora isso não seja comum, existem algumas possíveis explicações. Conheça algumas abaixo.

Pix fora do ar: por que isso acontece? 

A dificuldade de acesso ao Pix pode ser causada por uma instabilidade no aplicativo da sua instituição financeira. Nesse caso, reiniciar o app, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes podem resolver. 

Além disso, garanta que você possui a versão mais atualizada do aplicativo, checando por atualizações na loja oficial do seu aparelho. Para fazer isso, basta checar as atualizações disponíveis na loja oficial do seu aparelho (Play Store para aparelhos com sistema operacional Android e App Store no caso de iOS, o sistema dos iPhones da Apple). 

Caso haja algum tipo de oscilação no sistema do Pix no Banco Central, e não no seu app, também não é motivo para preocupação. É possível que alguma instabilidade aconteça, mas como o sistema é utilizado por todas as instituições financeiras que adotam o meio de pagamentos, a tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.

Pix do Nubank fora do ar: o que fazer?

Da mesma maneira que instabilidades acontecem em outros bancos e no próprio sistema do Banco Central, o Nubank está sujeito a oscilações. Se você encontrar o Pix do Nubank fora do ar, siga as instruções abaixo, pelo app do Nu para tentar retomar o serviço:

  1. Reinicie o aplicativo do Nubank; 
  2. Desconecte o celular da internet e reconecte em seguida; 
  3. Cheque se você possui a versão mais atualizada do app do Nubank, na App Store para usuários de iOS (iPhone) ou na Play Store para smartphones com sistema Android;
  4. Aguarde alguns instantes. 

Se, mesmo assim, o Pix parece estar fora do ar, entre em contato com o Nu pelo chat no app, pelo e-mail meajuda@nubank.com.br ou ligando para o número 0800 591 2117, para entender se o Pix está fora do ar e quais ações devem ser tomadas. 

Nubank fora do ar? Saiba o que fazer. 

Pix do Nubank fora do ar hoje: como fazer transferências?

Se deparou com o Pix fora do ar ou não conseguiu realizá-lo por algum outro motivo? Existem outras formas de fazer transferências e pagamentos:

TED

Esse formato de transferência funcionam de forma similar ao Pix, embora não seja instantâneo. Vale prestar atenção: dependendo da instituição, é possível que você tenha que pagar uma taxa para fazer transferências via TED. 

Por que o DOC deixou de existir? 

Com o lançamento do Pix, em 2020, o DOC perdeu ainda mais espaço entre os meios de pagamentos. Foram mais de 24 bilhões de transações via Pix realizadas em 2022, superando as de cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheque que, juntas, somaram 20,9 bilhões – de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 

Transferência para conta da mesma instituição

Se existir essa possibilidade, dê preferência para transferir dinheiro entre contas do mesmo banco ou instituição financeira – essa operação é imediata e gratuita, assim como o Pix.

Função Cobrar da conta do Nubank simplifica transferências 

Boleto

Em algumas situações, é possível fazer o pagamento por boleto (dá para fazer isso na conta do Nubank – saiba como). Mas, lembre-se: a validação de um pagamento por boleto pode levar até um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Pagamento no cartão de débito

Se a pessoa que vai receber o valor tiver uma maquininha, o pagamento no cartão de débito é uma alternativa ao Pix – o dinheiro é repassado na hora, sem tempo de processamento.

Pagamento no cartão de crédito

Com o Pix fora do ar, outra alternativa para fazer o pagamento é usar o cartão de crédito. Para isso, também é necessário que a pessoa que deve receber o valor tenha uma maquininha. 

Leia mais sobre o Pix: 

Como usar o Pix com cartão de crédito sem se enrolar?

6 situações que ficaram no passado por causa do Pix

Siglas do Pix: afinal, quem é quem nessa história?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.