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Pagamento e agendamento: qual a diferença

Não se confunda na hora de pagar seus boletos. Entenda o que é cada um e evite problemas no futuro.

Você entrou no app do seu banco para pagar um boleto. Preencheu todas as informações mas, alguns dias depois… nada do pagamento cair! Já passou por essa situação? O motivo pode ser uma confusão bastante comum: trocar a data e fazer um agendamento, e não um pagamento de boleto.

Seja pelo aplicativo do seu banco, internet banking ou pelo caixa eletrônico. Você precisa pagar a fatura do seu cartão de crédito, seu aluguel, sua conta de luz, água e ainda outros boletos.

Contudo, é importante ficar atento, pois “um detalhe” pode passar despercebido por várias pessoas: a data em que o pagamento foi efetuado. 

Quando alguém vai pagar uma conta, é necessário preencher algumas informações, como valor do boleto e data de vencimento, por exemplo. Mas, preste muita atenção ao comprovante e veja se você está realizando um pagamento ou um agendamento. Já que pagar uma conta após o vencimento irá acarretar juros.

Entenda melhor abaixo.

Comprovante de pagamento

No momento de confirmar a transação, verifique se você está fazendo um pagamento. Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante.

Comprovante de Pagamento

Lembrando que, depois que uma conta é paga, o valor pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido. Ou seja, caso você efetue o pagamento em um fim de semana, ele tem até quinta-feira para ser compensado.

Veja mais detalhes aqui.

Agora, se tiver escrito Comprovante de pagamento e já se passaram 3 dias úteis, a recomendação é entrar em contato com seu banco e enviar esse documento para eles. Dessa forma, eles podem analisar e identificar o problema.

No comprovante, é necessário ter as seguintes informações:

  • Data do pagamento
  • Valor
  • Código de barras do boleto pago
  • Instituição em que foi pago
  • Agência e conta usada para débito
  • Código de autenticação da operação (a sequência de letras e números aleatórios, no fim do comprovante).

Você pode encontrar o documento no seu Internet Banking ou em contato com a sua instituição financeira.

Comprovante de agendamento

Se, sem querer, você digitou um dia diferente ou colocou o mês errado, por exemplo, é provável que tenha feito um agendamento.

Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita – também na parte de cima do documento.

Comprovante de Agendamento

Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo sendo diferente da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.

Mas, se o agendamento estiver para uma data após o vencimento do boleto, o usuário pode entrar em contato com o atendimento do seu banco para mudar a data do agendamento ou cancelar o mesmo e efetuar o pagamento novamente.

Já que todo pagamento feito após a data de vencimento gera juros e encargos.

Alguns bancos disponibilizam a opção de cancelar pelo próprio aplicativo.

Ah, vale lembrar que a regra é sempre a mesma: até 3 dias úteis para o pagamento ser reconhecido.

Quer saber mais sobre pagamento de boletos? Leia também:

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