Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Dinheiro no mundo Open Banking Open Banking ou Open Fin...

Open Banking ou Open Finance: quais cuidados tomar para evitar golpes

Com mais opções, liberdade e autonomia para os clientes, o Open Banking deve mudar a dinâmica das relações entre as pessoas e suas instituições financeiras. Veja os cuidados que você deve ter para evitar golpes e proteger suas informações.



O Open Banking, também conhecido como Open Finance, significa “banco aberto” em tradução literal e é um ecossistema que nasceu para tornar o sistema financeiro mais acessível para as pessoas. Uma das principais inovações trazidas por ele é o fato do cliente poder autorizar quais informações deseja dividir com quais instituições financeiras. Com todas as possibilidades de compartilhamento de dados, pode surgir a dúvida: quais cuidados devo ter com o Open Banking?

Antes de tudo, vale reforçar que as soluções oferecidas pelo Open Banking são opcionais e dependem do consentimento das pessoas. Ou seja: com o Open Banking, as pessoas estarão sempre no controle sobre o que será compartilhado e como isso será feito. 

Na prática, a autorização para o compartilhamento das suas informações entre instituições vai permitir que você tenha acesso a produtos e serviços sem necessariamente ter que começar um relacionamento do zero com cada instituição. É como se você mesmo construísse seu próprio banco com produtos e serviços que considerar mais vantajosos.

Então como ter certeza de que seus dados estão seguros? Confira os cuidados que você deve ter e por que você pode confiar no Open Banking.

Quais são os cuidados para evitar fraudes com o Open Banking?

Golpistas estão sempre em busca de brechas para violar a segurança e cometerem fraudes. 

Embora brechas de segurança em instituições possam ocorrer, elas são extremamente raras. Os casos mais comuns de golpe, no entanto, são aqueles que enganam os clientes para que eles mesmos entreguem suas informações. Exemplos vão desde pessoas se passando por funcionários de alguma instituição até golpistas que fingem ser alguém da sua família para conseguir uma transferência.

O Banco Central estabelece uma série de regras de segurança que precisam ser cumpridas pelas instituições participantes do Open Banking. Cada instituição precisa garantir que os dados dos clientes estejam protegidos – tudo isso também de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Algumas boas práticas que podem ser seguidas para garantir a integridade dos seus dados são:

1. Não compartilhe seus dados por e-mail ou telefone

Nenhum banco ou instituição financeira vai te ligar pedindo que você compartilhe seus dados. Com o Open Banking, você será dono da sua jornada financeira, e o consentimento deve ser feito direto pelo aplicativo ou internet banking das instituições financeiras. 

Se você receber alguma ligação ou e-mail solicitando que você compartilhe informações pessoais ou dados de alguma conta bancária, desconfie. Lembre-se, também, de nunca informar a sua senha ou o número completo do seu cartão.

Em caso de dúvidas sobre a veracidade de alguma comunicação, ou se quiser saber mais informações sobre o Open Banking, o melhor caminho é entrar em contato com a sua instituição financeira diretamente pelos canais oficiais de atendimento. 

Leia também: Phishing: o que é e como funciona esse tipo de golpe

2. Escolha bancos, operadoras de cartão e instituições financeiras confiáveis

Caso você receba uma proposta atraente de algum produto ou serviço oferecido por uma instituição que você não conheça, busque informações sobre ela.

Somente instituições autorizadas pelo Banco Central podem participar do Open Banking. Isso significa que todas as atividades são supervisionadas pelo BC, que também determina uma série de regras de segurança digital que devem ser seguidas para manter a segurança e privacidade de seus clientes.

3. Fique atento ao período de duração do compartilhamento das suas informações

O período de duração do compartilhamento das suas informações para alguma finalidade específica entre instituições é de até 12 meses. Depois disso, o compartilhamento deve ser finalizado, e, se você quiser, poderá autorizá-lo novamente.

Por isso, desconfie se alguém entrar em contato pedindo autorização para um prazo maior. Todo consentimento deve ser feito por meio eletrônico com prazos e finalidades determinadas.

4. Desconfie de links que podem chegar via e-mail ou aplicativos de mensagem

Vale reforçar que todas as soluções de Open Banking oferecidas pelas instituições estarão dentro do aplicativo ou internet banking de cada uma. 

Procure saber se um link é confiável antes de clicar nele e não faça o download de algum programa ou arquivo sem saber sua procedência. Mesmo mensagens aparentemente inofensivas podem te induzir a clicar em links maliciosos e acabar dando acesso às informações do seu computador ou celular.

O Open Banking é seguro?

Sim! As instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo de todas as informações compartilhadas.

Além disso, o compartilhamento de dados é opcional, e você controla o que deseja compartilhar e como, quando, com quem e para qual finalidade esses dados serão utilizados. Todo esse processo ocorre por meio de APIs, uma tecnologia que permite que as instituições estabeleçam conexões e “conversem” entre si de forma segura.

Leia mais:

O Open Banking é seguro?

Quais são as vantagens do Open Banking – ou Open Finance?

O Open Banking considera todo o histórico financeiro do cliente?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.79

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post