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O que é uma solução de pagamento para empresas?

Serviço envolve toda a tecnologia necessária para aprovar uma transação financeira durante uma compra. Entenda como funciona e quais são as vantagens.



Pagar com dinheiro, boleto, cartão de crédito, débito, transferência, Pix… Existem várias formas de comprar, e oferecer boas experiências de compra no ambiente digital pode ser um diferencial para que uma empresa venda mais. Por isso, é importante contar com uma solução de pagamento completa que seja vantajosa tanto para o consumidor quanto para o lojista.

Uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria PwC mostrou que o volume global de pagamentos digitais deve aumentar em mais de 80% até 2025. E, se pagar usando meios digitais é um hábito crescente entre os consumidores, as empresas precisam se adaptar a essa realidade.

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Contar com uma solução de pagamento ampla pode ajudar a operacionalizar o seu negócio, já que, ao contratar esse tipo de serviço, o lojista não precisa se preocupar com o fluxo das transações financeiras.

Abaixo, entenda como funciona uma solução de pagamento e como ela pode te beneficiar.

Como funciona uma solução de pagamento para empresas?

Uma solução de pagamento é um serviço que faz a ponte entre o cliente e lojista para que uma venda seja efetuada de maneira simples, ágil e com segurança. 

Existem empresas que oferecem o serviço de solução de pagamento para outras empresas que têm e-commerces ou mesmo lojas físicas. Em outras palavras, o que elas fazem é fornecer todo o suporte tecnológico relacionado à infraestrutura de pagamentos, usando a tecnologia para dar ao cliente mais possibilidades de escolha na hora de concluir uma compra. 

Assim, o consumidor poderá escolher entre pagar com um ou dois cartões de crédito, com boleto ou até com um vale alimentação, se for um supermercado, por exemplo. Todas essas opções são entregues pela tecnologia que o lojista contratar.

Mas o papel da solução de pagamento vai além de viabilizar as transações financeiras. Essas empresas também são responsáveis por oferecer uma série de serviços complementares, como a proteção das informações dos clientes e verificação de autenticidade da compra.

É importante ter em mente que, apesar das soluções de pagamento terem evoluído bastante no ambiente digital (com transações por boleto, Pix, transferência e QR Code, por exemplo), elas também abrangem compras presenciais. É o caso das maquininhas de cartão ou aplicativos com NFC.

Quais as vantagens de uma solução de pagamento?

Ao disponibilizar opções de pagamento variadas e uma experiência de compra fácil, completa e segura, a tendência é que mais pessoas concluam a compra, reduzindo o abandono de carrinhos na hora de finalizar a operação.

A taxa de desistência de compras ao redor do mundo em 2019 chegou a 69,57%, segundo a plataforma de dados do mercado Statista. Isso significa que, a cada 10 compras iniciadas, somente 3 foram concluídas. 

As razões podem ser variadas: desde o desinteresse pelo produto até a falta de opções de pagamento ou condições vantajosas para os consumidores. Por isso, proporcionar uma experiência de compra e pagamento que atenda às expectativas dos clientes pode te ajudar a fidelizá-los.

O que considerar antes de contratar uma solução de pagamento?

Se você quer contratar uma solução de pagamento para a sua empresa, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

Custo-benefício

As empresas que oferecem soluções de pagamento podem cobrar tarifas relacionadas à implementação do serviço e mensalidades, além das taxas cobradas por operações (à vista ou a prazo). 

Para entender o que é mais vantajoso para a sua loja, coloque na ponta da caneta o seu próprio fluxo de caixa e entenda a demanda dos seus clientes. Vale a pena comparar diferentes soluções de pagamento para ter a certeza de que o serviço será vantajoso não apenas para os consumidores, mas também para você.

Serviços oferecidos

Outro ponto importante que você deve considerar antes de contratar uma solução de pagamento é saber quais serviços a empresa oferece. 

Avalie se, além do serviço de intermediação entre você e seus clientes, a empresa também garante suporte técnico e segurança das suas informações.

Leia também:

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