Pagar com dinheiro, boleto, cartão de crédito, débito, transferência, Pix… Existem várias formas de comprar, e oferecer boas experiências para o cliente no ambiente digital pode ser um diferencial para que uma empresa venda mais. Por isso, é importante contar com uma solução de pagamento completa, que seja vantajosa tanto para o consumidor quanto para a pessoa empreendedora.
Abaixo, entenda como funciona uma solução de pagamento e como ela pode te beneficiar.
O que é uma solução de pagamento?
Uma solução de pagamento é um serviço que faz a ponte entre o cliente e a empresa para que uma venda seja efetuada de maneira simples, ágil e com segurança.
Existem empresas que oferecem o serviço de solução de pagamento para outras empresas que têm e-commerces ou mesmo lojas físicas. Em outras palavras, o que elas fazem é fornecer todo o suporte tecnológico relacionado à infraestrutura de pagamentos, usando a tecnologia para dar ao cliente mais possibilidades de escolha na hora de concluir uma compra.
Como funciona uma solução de pagamento?
Uma solução de pagamento permite que o consumidor escolha entre pagar com um ou dois cartões de crédito, com boleto ou até com um vale alimentação, se for um supermercado, por exemplo. Todas essas opções são entregues pela tecnologia contratada.
Mas o papel da solução de pagamento vai além de viabilizar as transações financeiras. Essas empresas também são responsáveis por oferecer uma série de serviços complementares, como a proteção das informações dos clientes e verificação de autenticidade da compra.
É importante ter em mente que, apesar das soluções de pagamento terem evoluído bastante no ambiente digital (com transações por boleto, Pix, transferência e QR Code, por exemplo), elas também abrangem compras presenciais. É o caso das maquininhas de cartão ou aplicativos com NFC, recurso usado para pagamentos por aproximação.
Quais as vantagens de uma solução de pagamento?
Ao disponibilizar opções de pagamento variadas e uma experiência de compra fácil, completa e segura, a tendência é que mais pessoas concluam a compra. Isso reduz o abandono de carrinhos na hora de finalizar a operação.
São muitos os motivos que podem fazer alguém desistir da compra: falta de interesse pelo produto, poucas opções de pagamento ou condições pouco atrativas. Por isso, oferecer uma experiência completa, do começo ao fim, pode fazer toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar seus clientes.
O que considerar antes de contratar uma solução de pagamento?
Se você quer contratar uma solução de pagamento para a sua empresa, é importante levar em consideração os seguintes fatores:
Custo-benefício
As empresas que oferecem soluções de pagamento podem cobrar tarifas relacionadas à implementação do serviço e mensalidades, além das taxas cobradas por operações (à vista ou a prazo).
Para entender o que é mais vantajoso para o seu negócio, coloque na ponta da caneta o seu próprio fluxo de caixa e entenda a demanda dos seus clientes. Vale a pena comparar diferentes soluções de pagamento para ter a certeza de que o serviço será vantajoso não apenas para os consumidores, mas também para você.
Serviços oferecidos
Outro ponto importante que você deve considerar antes de contratar uma solução de pagamento é saber quais serviços a empresa oferece.
Verifique se, além de intermediar as vendas com seus clientes, a empresa também oferece suporte técnico e garante a segurança dos seus dados.
Clientes do Nu Empresas, por exemplo, contam com soluções de pagamento que permitem vender e receber dos clientes direto pelo app.
Você pode cobrar por Pix, boleto, Tap to Pay e link de pagamento, no débito, no crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes. Além disso, o Pix é gratuito, e empresas de todos os tipos contam com as menores taxas do mercado para receber no crédito e acessar o dinheiro rapidinho pelo app.
Descubra como organizar o financeiro do seu negócio no vídeo a seguir:
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