Pular navegação

O auxílio emergencial 2021 vai ser prorrogado? Veja o que se sabe até agora

O Governo Federal não deu detalhes sobre a possível prorrogação, mas anunciou que o benefício pode ser estendido até outubro. Entenda o que já foi dito – e o que é especulação

auxílio emergencial: extintor de incêndio vermelho com uma parede verde de fundo. Foto: Piotr Chrobot @Unsplash

O auxílio emergencial foi criado com a intenção de ajudar as famílias mais impactadas pela crise econômica causada pela pandemia. Em 2021, ele teria apenas quatro parcelas, mas com os últimos pagamentos se aproximando e a crise ainda persistente, o auxílio será prorrogado?

Ainda não existe nenhuma confirmação oficial de prorrogação do auxílio emergencial 2021, mas comentários do governo e do Ministério da Economia já sugeriram que haverá uma extensão.Entenda a seguir o que é fato – e o que não é.

Quais são os fatos e as dúvidas sobre a prorrogação?

Na quarta-feira, 23 de junho, o Ministro da Economia afirmou que pretende prorrogar os pagamentos do auxílio emergencial 2021.  A informação foi dada durante um evento com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

"O presidente deve anunciar, talvez ainda nesta semana, mais três meses de auxílio", afirmou o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em entrevista anterior, o Ministro adiantou que o objetivo é que o benefício seja concedido até que toda a população brasileira adulta esteja vacinada contra o coronavírus.

Ou seja: o que se tem notícia, por enquanto, são falas casuais de membros do governo, e nada está confirmado. Até o momento, nenhum projeto para prorrogação foi aprovado.

Até quando o auxílio pode durar?

Não há confirmação sobre isso. Apesar de as falas até o momento serem sobre estender o benefício até meados de outubro, ainda não há certeza sobre como será o ritmo de vacinação da população brasileira nos próximos meses. E também é cedo para falar sobre uma retomada da economia que seja sentida pela população.

Neste tópico, portanto, tudo é especulação até que as decisões sejam tomadas oficialmente.

Qual seria o valor das novas parcelas?

Pelas falas de representantes do Governo, a previsão é que os valores atuais sejam mantidos, mas nada está confirmado. O auxílio pago em cada parcela está entre R$ 150 e R$ 375, dependendo da composição familiar dos beneficiários.

Para acompanhar as novidades sobre o auxílio emergencial 2021, fique de olho em nossa página inicial, onde compartilhamos todas as novidades sobre o assunto. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.