Quando o Nubank nasceu, em 2013, ter 1 milhão de clientes parecia algo distante para os fundadores Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible. Essa marca chegou em 2016, dois anos depois do lançamento do primeiro produto, e materializou a possibilidade de ir ainda mais longe.
Em maio de 2024, 11 anos depois de ser fundado para desafiar a forma como o sistema financeiro trata as pessoas, o Nubank alcança o total de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Somente no Brasil, são mais de 92 milhões de pessoas e empresas que usam o Nubank para facilitar a sua vida. No México, são quase 7 milhões de clientes e a Colômbia soma quase 1 milhão de consumidores.
“Em 2013, estabelecemos a meta ambiciosa de alcançar um milhão de clientes em cinco anos, o que parecia quase impossível na época. Em uma década, ultrapassamos os 100 milhões, o que é um testemunho da confiança que nossos clientes depositam em nós, e também do poder de um modelo de negócio verdadeiramente centrado no cliente. Esses 100 milhões de clientes escreveram suas histórias junto com a nossa e queremos homenageá-los de uma forma especial."
David Vélez, fundador e CEO do Nubank
Você no centro de tudo
Por causa desse marco, o Nubank colocou as pessoas no centro do mundo: os rostos de clientes dos três mercados onde o Nubank atua apareceram na Exosphere ("Exosfera", em português), a maior tela de LED do mundo e a parte externa da Sphere, localizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Para essa campanha, a Exosphere, que tem quase 112 metros de altura e mais de 157 metros de largura, mostra imagens em 360º graus dos clientes. Os rostos são formados por partículas roxas – cada uma delas representa um dos 100 milhões de clientes do Nubank. Juntas, elas ilustram que o Nu é composto por todas as histórias individuais dos nossos clientes. Eles aparecem na Exosphere entre os dias 7 e 14 de maio.
“Ser centrado no cliente é o que nos guia desde o início. Hoje, queremos que nossos clientes se vejam da maneira como nós os vemos: no centro de tudo. Ao atingir esse marco, queremos focar nas pessoas e histórias reais de empoderamento, e avançar na nossa missão de contribuir para a melhoria da vida das pessoas."
Cristina Junqueira, cofundadora e Chief Growth Officer do Nubank.
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O caminho para os 100 milhões: como chegamos até aqui?
O Nubank nasceu das dores de um dos fundadores, o colombiano David Vélez. Ele veio ao Brasil em 2011 a trabalho, e enfrentou diversas burocracias para conseguir abrir uma conta bancária depois de seis meses e várias visitas a agências. Vindo de uma experiência profissional na Sequoia Capital, ele conhecia o mercado de startups na América Latina e percebeu uma oportunidade de transformar a experiência que os brasileiros tinham com o sistema bancário.
Para isso, buscou parceiros que entendessem do mercado financeiro brasileiro e de tecnologia, e encontrou em Cristina Junqueira e Edward Wible os sócios ideais.
Foi numa casinha, no Brooklin, em São Paulo, que o trabalho começou, em maio de 2013. E desde o primeiro dia, a empresa já revelava seus valores: o "Nu" veio para mostrar que era possível criar serviços financeiros que tratassem bem o cliente e que fossem transparentes, simples e despidos de toda a complexidade que o sistema bancário vestia há muito tempo.
Lutar contra a complexidade para empoderar as pessoas e devolver a elas o controle sobre as próprias vidas financeiras era a missão, e segue sendo, mesmo 100 milhões de clientes depois.
O primeiro produto só foi lançado em 2014: o cartão de crédito Nubank (conhecido como "roxinho"), sem anuidade e controlado pelo aplicativo. Naquele ano, o Nu conquistou os seus primeiros 6 mil clientes, e não parou mais.
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Confira, no infográfico abaixo, a evolução do número de clientes do Nubank a cada movimento dado pelo negócio.
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