Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Novidades no Pix: Banco ...

Novidades no Pix: Banco Central anuncia QR Code do pagador e outras funções para 2021

Em live realizada no dia 13 de abril, o BC compartilhou mais novidades que devem ser incorporadas no Pix ainda neste ano.

uma mão segurando um globo de QR Code em frente a um mural de QR Code

Vem coisa nova por aí: o Banco Central do Brasil anunciou no dia 13 de abril de 2021 algumas inovações previstas para o Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro de 2020. As novidades fazem parte da agenda do BC de 2021 para o Pix , com o objetivo de entregar um serviço cada vez mais amplo e eficiente para os clientes.

Entre as funcionalidades, estão a possibilidade de pagar com QR Code mesmo sem acesso à internet e detalhes sobre o funcionamento do saque Pix.

Mais novidades sobre o Pix para 2021

QR Code do Pagador

A opção irá permitir que as pessoas paguem por Pix mesmo se estiverem off-line. Ou seja, vai ser possível ao usuário fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais ou transferências quando não tiver acesso à internet.

Segundo Breno Lobo, Consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), “a funcionalidade também pode democratizar ainda mais o acesso dos brasileiros aos meios de pagamento eletrônicos, já que muitas pessoas contam com um pacote de dados mais restrito”. A expectativa do BC é que o QR Code do Pagador esteja disponível até o final de 2021.

Saque Pix

Em fevereiro, o Banco Central já havia anunciado que os consumidores poderão fazer o saque em espécie pelo Pix – essa função ainda está em desenvolvimento e deve estar disponível no terceiro trimestre deste ano. O objetivo é aumentar a capabilidade de pontos de saque e melhorar as condições de oferta pelas instituições, reduzindo os custos para usuários finais.

Pix duplicata

Essa opção começa a ser desenvolvida neste ano, mas o lançamento deve acontecer só em 2022. A funcionalidade vai permitir o pagamento nos casos em que uma cobrança Pix esteja vinculada a uma duplicata, proporcionando a antecipação de cobranças no Pix.

O que é duplicata, mesmo?

Duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título.

Padronização de arquivo

Visando incentivar ainda mais competição, os arquivos de remessa e retorno que facilitam transações em lote no Pix Cobrança serão padronizados, o que é uma ótima notícia para clientes PJ: será mais fácil trocar a instituição com a qual possui relacionamento comercial, com a redução do custo de mudanças nos sistemas de automação de vendas.

O crescimento do Pix

Com cerca de cinco meses de funcionamento, o Pix já ultrapassou TEDs e DOCs em volume e quantidade de transações mensais.

Um estudo do Data Nubank revelou que o Pix é usado por pessoas de todas as faixas etárias e faixas de renda – os grupos com maior penetração são os de 18 a 30 anos de idade (cerca de 20%) e com receita declarada de R$ 5 mil a R$ 10 mil por mês (19,1%).

Além disso, o novo meio de pagamentos instantâneos escancarou a necessidade dos brasileiros de fazerem transferências fora do horário comercial: 49% das transações por Pix acontecem depois das 17h em dias úteis ou em fins de semana.

Acesse o estudo completo para saber mais sobre o uso do Pix pelos brasileiros

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post