Pular navegação

BC anuncia saque com Pix e outras novidades para 2021

Movimentar conta-salário, sacar em estabelecimentos comerciais, pagar por aproximação… Saiba os planos do Banco Central para o Pix ainda em 2021.

Imagem de dois cofres de porquinho, um em cada extremidade, segurados por uma mão. Uma linha tracejada os une, com uma estrela roxa de muitas pontas no meio

O Banco Central divulgou no início de 2021 seus planos para o Pix ainda neste ano. Entre eles estão a possibilidade de movimentar a conta-salário, fazer saques e usar o Pix por aproximação.

As novidades foram anunciadas pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, durante o Fórum Pix, em 28 de janeiro.

“O Pix já é uma alternativa efetiva de uso principalmente para os casos de transferência”, afirmou ele. “O uso do Pix nas transações de compra também vem crescendo semana a semana e, aos poucos, também vem se tornando uma alternativa efetiva a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie.”

Veja os próximos passos do Pix abaixo.

Pix em 2021: o que vem por aí

  • Conta-salário: trabalhadores com esse tipo de conta poderão movimentar os recursos dela por meio do Pix;
  • Lista de contatos: integração dos aplicativos das instituições financeiras com a lista de contatos nos smartphones – assim, ao entrar na área de Pix do aplicativo do seu banco ou fintech, será possível ver todas as pessoas da sua lista que têm o número do celular cadastrado como chave Pix;
  • Devolução em caso de fraude: O BC está desenvolvendo mecanismos de devolução ágil quando houver uma suspeita fundada de fraude ou falha operacional;
  • Saque: com ele, os consumidores poderão fazer o saque em espécie pelo Pix;
  • Pix por aproximação: a função contactless, ou de aproximação, também está entre os próximos desenvolvimentos;
  • Iniciador de pagamentos no Pix: seguindo o cronograma estabelecido no Open Banking, essa função vai permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix.

Além das novas funções anunciadas, o diretor do Banco Central também destacou o avanço de negociações com operadoras de telefonia. Já é possível pagar faturas de telefone com Pix em algumas operadoras, mas o plano do BC é ampliar e otimizar o serviço.

O avanço do Pix

Com cerca de quatro meses de funcionamento, o Pix já ultrapassou TEDs e DOCs em volume e quantidade de transações mensais.

Um estudo do Data Nubank revelou que o Pix é usado por pessoas de todas as faixas etárias e faixas de renda – os grupos com maior penetração são os de 18 a 30 anos de idade (cerca de 20%) e com receita declarada de R$ 5 mil a R$ 10 mil por mês (19,1%).

Além disso, o novo meio de pagamentos instantâneos escancarou a necessidade dos brasileiros de fazerem transferências fora do horário comercial: 49% das transações por Pix acontecem depois das 17h em dias úteis ou em fins de semana.

Acesse o estudo completo para saber mais sobre o uso do Pix pelos brasileiros

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.