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Maquininha de cartão: as 5 dúvidas mais comuns na hora de contratar uma

Não sabe por onde começar para usar a maquininha de cartão? Veja, abaixo, as respostas para as dúvidas mais comuns sobre esse meio de pagamento.

NFC: imagem de uma mão segurando a maquininha de cartão e outra com celular aproximando para pagamento

Já é consenso entre os empreendedores: oferecer a maior quantidade de métodos de pagamento é positivo para o negócio, especialmente em um cenário em que pagamentos digitais e compras online crescem tanto. Na hora de escolher uma maquininha de cartão, por outro lado, é fácil se perder com tantas opções.

Afinal, qual é a melhor opção? Como pedir uma maquininha? Vale mais a pena comprar ou alugar? Como usar uma maquininha de cartão? Veja as respostas para essas e outras dúvidas a seguir.

1. Qual é a melhor maquininha de cartão? 

Com tanta variedade no mercado, seria difícil escolher apenas uma maquininha de cartão como a melhor de todas. Cada maquininha tem seus pontos fortes e fracos. 

Então na hora de escolher, é preciso levar em consideração alguns critérios, como:

  1. O preço praticado pela operadora (também chamada de adquirente);
  2. As bandeiras de cartões aceitas;
  3. A tecnologia da máquina (se tem contactless, por exemplo);
  4. E a qualidade da conexão wi-fi que ela oferece.

Cada um desses itens tem um peso diferente para cada tipo de negócio. Se você tem um comércio de alimentos com alto volume de vendas, por exemplo, é fundamental que os pagamentos sejam feitos rapidamente. Ou seja, o processamento do aparelho precisa ser bom e a conexão wi-fi da sua maquininha deve funcionar bem.

Por outro lado, se você não faz tantas vendas por cartão e o seu negócio é muito pequeno, o preço praticado pode ser o fator mais sensível para você.

A boa notícia é que existem muitos rankings e tabelas na internet comparando os serviços das maquininhas. Observe quais fatores importam mais para você e avalie esses rankings na hora de escolher. A melhor maquininha, na verdade, é a que melhor atende ao seu negócio.

2. Vale mais a pena comprar ou alugar uma maquininha?

Depende. Existem vantagens nas duas formas de contratação e, mais uma vez, a escolha depende do perfil do seu negócio.

Comprar uma maquininha te livra do aluguel. Além disso, depois de pagar todas as parcelas você se torna dono dela – e pode até vender se quiser. Outro ponto positivo é que a maioria das operadoras conta com tarifas fixas, e você sabe exatamente o que vai pagar. Por fim, comprar pode ser menos burocrático, porque não exige contratos complexos.

Então alugar não vale a pena? Não necessariamente. As taxas de máquinas alugadas são mais competitivas e cabe negociação. Além disso, com o aluguel você tem serviço de manutenção com reparos e até troca por máquinas mais novas. Por fim, as máquinas alugadas são mais ágeis e têm tecnologias mais avançadas, o que é essencial para negócios com maior volume de vendas.

Ou seja, a escolha sobre comprar ou alugar depende do estágio da sua empresa, da maturidade dela e das suas necessidades específicas. Para empresas mais maduras e com alto volume de vendas, alugar pode valer mais a pena. Mas se o seu negócio é novo, pequeno e com baixo faturamento, comprar pode ser mais vantajoso.

 3. Como pedir uma maquininha de cartão?

Para ter uma máquina de cartão de crédito ou débito você precisa passar por algumas etapas depois de escolher a marca que te atende melhor. Na hora da contratação, existem três caminhos possíveis:

  • Fazer um pedido online direto da operadora;
  • Contratar um representante para intermediar o processo;
  • Ou fazer o pedido da maquininha pelo seu banco.

Cada empresa tem um processo diferente na hora da contratação. Vale observar que algumas têm mais burocracia que outras na hora de pedir documentos e formalizar processos. 

Ao observar as FAQs das operadoras, é possível notar que, normalmente, é pedido:

  • A conta bancária em que os pagamentos serão depositados;
  • Dados sobre o faturamento mensal da empresa;
  • Ramo do negócio;
  • Documentos completos da empresa;
  • Infraestrutura necessária para o uso seguro do equipamento.

Porém, como foi dito acima, essas são algumas das exigências mais comuns . Há empresas que dispensam os clientes de certas burocracias.

4. Como cadastrar uma conta domicílio para receber pagamentos de maquininhas?

O cadastro da conta domicílio é feito na própria operadora da maquininha. E é importante observar que nem todas as contas podem ser cadastradas para receber das operadoras.

Normalmente, a forma de selecionar a conta desejada nas plataformas de pagamento está no seu perfil da operadora de maquininha. Lá, procure a opção que te permite alterar os seus dados bancários ou conta domicílio. Depois, é só cadastrar a conta da sua preferência.

Importante: a conta e o cadastro da maquininha precisam ter a mesma titularidade. Ou seja, precisam estar cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ.

Desde julho de 2021 as contas do Nubank PJ e PF recebem pagamentos por maquininhas. Saiba mais aqui.

​​5. Como usar a maquininha de cartão?

A resposta para essa pergunta depende do modelo que você escolher. Existem aparelhos com ou sem fio, com ou sem recurso de pagamento por tarja magnética, com ou sem contato ou QR code. Os tipos variam bastante.

Sobre o tipo de conexão, algumas maquininhas usam linha telefônica comum, chip ou internet banda larga para transmitir os dados – ideais para espaços fixos, como caixas. Já os aparelhos móveis usam sinal GPRS ou Wi-Fi e podem ser levadas até onde o cliente está.

Ou seja, não existe um passo a passo para todas as maquininhas. O mais importante é ler o manual do aparelho que você escolher, e entrar em contato com o suporte técnico da empresa para tirar as dúvidas.

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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