Pular navegação

ISE B3: conheça o índice de sustentabilidade

Responsável por unir empresas que têm boas práticas de sustentabilidade, o índice ISE da B3 é uma dica para quem aliar bons investimentos e consciência social.

Na ilustração abstrata aparecem, sobre fundos roxo e verde limão, um grande olho observando tudo, símbolos de cifrão e de interrogação, além de uma moeda com cifrão

Se você acompanha o mercado financeiro e as notícias da economia, talvez já tenha ouvido falar sobre a importância das empresas não serem apenas lucrativas, mas também se preocuparem com o meio ambiente, a sociedade e a governança

A Bolsa de Valores brasileira, inclusive, tem um índice para ajudar os investidores a acompanhar empresas que têm boas práticas nesse sentido. Esse índice é o ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial), que muita gente utiliza para acompanhar o desempenho de empresas comprometidas com ações de sustentabilidade. 

A seguir, você vai entender um pouco melhor o que é o ISE, além dos conceitos que ajudam a compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.

O que é índice de sustentabilidade empresarial?

Os índices da Bolsa são usados para medir o desempenho médio de ações e outros ativos financeiros. Para isso, são criadas carteiras teóricas, que podem ser acompanhadas por todos os investidores.   

O mais famoso índice do Brasil é o Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas pelos investidores em um determinado período.Mas a Bolsa tem diversos outros índices. Alguns deles são baseados em setores, mas outros são voltados para boas práticas. 

Nesse grupo, um dos mais famosos é o ISE, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. Ele foi criado para dar destaque às companhias que adotam boas práticas ambientais, sociais e de gestão, o chamado ESG

Quais são os índices de sustentabilidade da B3?

A B3 é composta, atualmente, por 6 principais índices, são eles:

  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2)
  • Índice Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM)
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)

Mas esse tipo de índice focado em ESG não existe só no Brasil. Como exemplos, é possível citar o S&P 500 ESG, que reúne empresas americanas, e o Dow Jones Sustainability Index World, com foco global.

O que é a sigla ESG?

A sigla ESG é composta pelos termos Environmental, Social e Governance. Juntos, eles compõem 3 grandes pilares da sustentabilidade: o meio ambiente, as questões sociais e a governança empresarial.

O bom desempenho de uma empresa nesses 3 pilares pode ser entendido como um indicativo de maturidade e a realização de ações em sustentabilidade.

Aqui no Brasil, essa sigla também tem sido usada com a abreviatura ASG, para as palavras ambiental, social e de governança.

Quer saber mais sobre ESG? Confira o vídeo abaixo e entenda por que você deve entender disso. 

https://youtu.be/IywtqE1nTIA

O ESG também pode ser utilizado para investimentos, por meio de seus princípios de sustentabilidade, surgindo como um norteador de empresas com boas práticas. Assim, em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam os fatores relacionados a ele.

Qual a relação entre ESG e ISE Bovespa?

É possível dizer que existe uma relação muito próxima entre ISE e ESG. Afinal, o ESG é um norte para a formação do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa.

Por meio dele, então, é possível saber se uma empresa está alinhada às práticas ESG e se as mesmas estão em conformidade, já que há um processo de auditoria por parte do ISE B3 para as empresas que compõem sua carteira.

O que é o ISE da B3?

Segundo a própria B3, o ISE B3 é “é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia”. 

Em outras palavras, ele funciona como um indicador de desempenho médio de empresas reconhecidas por seu compromisso com a sustentabilidade empresarial.

Criado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial, conhecido como ISE da B3, é um indicador da Bolsa utilizado para medir a responsabilidade das empresas com os temas relacionados à sustentabilidade.

De forma prática, é um indicador que ajuda a influenciar a maneira como as empresas são vistas não só pelos investidores, mas também pela opinião pública como um todo. 

Há quem diga, ainda, que o ISE B3 consegue transformar em número certos valores que, anteriormente, eram apenas questões subjetivas. Afinal, é um desafio para toda a sociedade saber como quantificar a preocupação ambiental de uma empresa. 

Qual é o objetivo do ISE?

O principal objetivo da ISE é ser um índice capaz de ajudar os investidores a escolher que papéis negociar com base nas boas práticas desenvolvidas em termos sociais, ambientais e de governança. 

Quais são as competências do ISE?

Com base nas diretrizes da ISE na B3, é possível entender que, é de responsabilidade das empresas se manterem alinhadas aos interesses da sustentabilidade como um todo. Portanto, por meio de suas auditorias e entrevistas, a ISE tenta garantir que as entidades aprovadas estejam comprometidas com o bem estar ambiental, social e econômico.

Isso garante, também, a abertura de informações para o público, trazendo visibilidade às empresas que compõem a carteira ISE B3.

Quais são os critérios para uma empresa entrar no ISE B3?

Existem diferentes critérios para as empresas serem elegíveis a compor a carteira do ISE B3 e, assim, poderem mostrar que têm um “selo de qualidade” da Bolsa de Valores. Entre esses requisitos, estão:

  • Estar entre empresas com mais de 200 ações negociadas na Bolsa; 
  • Atender aos requisitos mínimos do ISE B3 para ESG e fazer parte da escolha do Conselho Deliberativo do ISE; 
  • Obedecer a esses critérios por pelo menos três “temporadas de carteira” anteriores (normalmente, uma temporada dura quatro meses); 
  • Ter negociação de ações, a chamada presença de pregão, por pelo menos 50% do tempo dessas três temporadas de carteira; 
  • Não ter recebido a classificação Penny Stock – ou seja, ser uma ação negociada a valores baixíssimos, na casa dos centavos. 

A partir desses quesitos, a B3 começa sua seleção de empresas, aplicando questionários que consideram a performance das organizações em diversas áreas. 

De maneira geral, as empresas serão avaliadas em quatro partes, dentro desses três temas: 

  • Política (em outras palavras, indicadores de compromissos com os temas ESG);
  • Gestão (indicadores de programas, metas e monitoramento desses compromissos);
  • Desempenho
  • Cumprimento legal (mais especificamente, em questões ambientais).

Com as avaliações em mãos, o Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial pode entender quais empresas entram, ficam ou precisam sair do ISE B3.

Como é calculado o ISE da B3?

Após as empresas serem selecionadas, é preciso considerar o peso de cada companhia dentro do índice. Inicialmente, esse peso era baseado no valor de mercado das empresas – quanto mais valiosa for, maior seria seu peso dentro do ISE B3. 

No entanto, o índice passou por uma grande mudança em 2021 e, agora, as empresas com maior peso são aquelas que têm a maior pontuação na nota do ISE B3

Ou seja, as empresas que têm maior comprometimento e o melhor desempenho no que diz respeito ao ESG são as mais bem pontuadas e classificadas no ISE. 

Se você tiver curiosidade para saber o peso de cada empresa dentro da carteira, pode acessar o site oficial da B3, uma vez que essa informação é pública. 

Quais são as empresas que fazem parte da carteira ISE B3?

Atualmente, 48 empresas fazem parte da carteira do ISE B3, segundo os critérios da própria bolsa. 

Você pode conferir a lista completa e atualizada das empresas presentes na ISEi

Por que vale a pena para uma empresa estar no ISE B3?

Para muitas organizações é um esforço que vale a pena, já que a empresa passa a ser percebida pela sociedade como uma empresa responsável, o que pode ajudar muito na reputação daquela companhia. 

Além disso, cada vez mais investidores e fundos de gestoras estão olhando para os temas ESG e dedicando seus investimentos para empresas responsáveis e sustentáveis. Segundo a consultoria PWC, esse montante foi de US$ 18 trilhões em 2021 e pode crescer para US$ 33 trilhões até 2026. 

É importante notar que cada vez mais consumidores aceitam pagar mais em produtos e serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade e o impacto social. 

Outro ponto é que, ao se adequar aos critérios do ISE, muitas empresas também se qualificam para lidar melhor com questões regulatórias e/ou atrair e reter funcionários por conta do senso de propósito.

Qual é a diferença entre o ISE e o IBOV?

Tanto o ISE quanto o Ibovespa são índices baseados em empresas listadas na Bolsa. A diferença é que o Ibovespa considera as principais empresas da B3, já o ISE tem companhias que se destacam dentro dos critérios de sustentabilidade, governança e impacto social. 

Talvez você imagine que isso significa que o ISE tem um desempenho pior do que o Ibovespa, mas não é bem assim. Entre 2005 e 2021, quando os dois índices funcionavam de acordo com a mesma metodologia, o ISE teve valorização de 315%. No mesmo período, o Ibovespa subiu 273%. 

Essa diferença é um indicativo de que ser sustentável e se preocupar com o futuro pode dar muito certo para as empresas e para seus investimentos.

Leia mais:

O que a sigla ESG quer dizer sobre uma empresa?

Nubank é uma das empresas mais responsáveis do Brasil segundo ranking de sustentabilidade 

Manifesto Nu Impacto: o compromisso do Nubank com a adoção das práticas ESG

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.