Pular navegação

8 dicas para você não cair em golpes durante a Copa do Mundo da FIFA 2022™

Todo grande evento é uma oportunidade para golpistas entrarem em ação. Não importa onde você vai curtir os jogos do mundial, esteja atento e proteja-se.

Foto mostra três pessoas correndo na rua: uma mulher branca com top e saia escuros, um homem branco com barba e cabelo escuro ondulado, vestido com camiseta roxa e calça branca, e um homem negro, com cabelo curto, shots branco e camisa branca com detalhe em amarelo.

Assim como todo grande evento, a Copa do Mundo da FIFA™ gera oportunidades por todos os lados: empregos temporários no comércio, aumento de vendas para quem tem um negócio, diversão para os fãs de futebol. Mas também abre espaço para criminosos aplicarem mais golpes. É que o clima de festa faz muita gente baixar a guarda – e é aí que os golpistas entram em ação. 

Para se ter uma ideia, entre agosto e novembro de 2021, a empresa de cibersegurança Kaspersky detectou 11 mil e-mails fraudulentos usando o mundial como isca. De acordo com a empresa, os golpes online envolvendo eventos esportivos aumentaram nos últimos anos por serem temas que atraem muita atenção. E a expectativa é de que o número de e-mails falsos cresça durante os jogos. 

Mas estes não são os únicos meios de atuação dos criminosos. Redes sociais, ferramentas de mensagens, como WhatsApp, SMS, ligações e até abordagens físicas estão na lista. Para você não ser uma vítima, confira oito dicas para não passar por perrengues durante a Copa do Mundo da FIFA™. Muitas delas são essenciais para você se proteger a qualquer momento. 

1. Redobre a atenção com links

Segundo a Kaspersky, grandes eventos atraem golpes com phishing – prática que tenta capturar dados de uma pessoa por meio de links que levam a sites falsos ou que incentivam o usuário a baixar algum tipo de programa que facilite esse roubo. 

O nome “phishing” vem do inglês e significa “pescar“, termo que resume bem a tática: o golpista envia mensagens em massa e espera que algumas pessoas sejam “fisgadas” por elas. 

Essas mensagens normalmente são enviadas por e-mail, via redes sociais ou por meio de qualquer outra plataforma de mensagem, como o WhatsApp. O golpista finge ser de uma empresa ou serviço conhecido, que oferece a solução de algum problema ou alguma "oferta imperdível". 

Ao clicar no link, a vítima fornece voluntariamente alguns dados pessoais ou até mesmo faz transferências em dinheiro para as contas dos golpistas em troca de um benefício que não existe, como a tal oferta. 

Dicas para não ser "fisgado"

Antes de clicar em qualquer link, verifique o endereço do remetente. A maioria dos e-mails fraudulentos tem endereços que não fazem sentido, com nomes de lojas conhecidas, mas com grafia errada, por exemplo. 

Para garantir que o e-mail que você recebeu é da loja, outra dica é entrar no site oficial dela digitando o endereço direto no seu navegador. Normalmente, as empresas têm uma área de contato em seus sites onde é possível verificar telefone e e-mail de atendimento ao cliente. 

Confira aqui todos os canais oficiais do Nubank

Não conhece a loja? Faça uma busca na internet e veja se ela tem algum site oficial. Antes de clicar em qualquer link desse site, verifique se o endereço tem o "https://". O "s" do início do endereço, ao lado do cadeado, mostra que o site é seguro.

2. Desconfie de mensagens com tom de urgência

"Últimas oportunidades", "Último dia", "Seu cartão foi cancelado", "Sua transferência foi aprovada agora". Mensagens que dão um tom de urgência merecem sua desconfiança. 

Essa pressão não chega apenas por mensagens de texto, mas também por ligações, em que os golpistas criam uma história para fazer você agir por impulso e rápido – seja para passar algum dado e informação sensível, como a senha do seu cartão, ou mesmo fazer uma transferência. Essa técnica de enrolar a pessoa com uma história tem nome: engenharia social.

Assista ao vídeo para entender mais sobre esse método.

https://www.youtube.com/watch?v=7qUSzH6Ay3I

Em tempos de Copa do Mundo da FIFA™, essas mensagens podem usar elementos que chamam ainda mais a atenção dos fãs de futebol, como ingressos para assistir aos jogos no Catar, pacotes de figurinhas do álbum oficial e camisas de seleções que você gosta, por exemplo. 

3. Quando a oferta é demais…

"Você venceu uma promoção para assistir aos jogos no Catar!". Tentador? Cuidado: se você não participou de nenhum concurso oficial, a mensagem pode ser um golpe. 

Promoções, vantagens "exclusivas", brindes, produtos com preços muito baixos e outras mensagens que mostram que você ganhou alguma coisa inesperada são típicas dos golpistas. Desconfie de tudo o que for vantajoso demais. 

E se você receber algum e-mail ou notificação do Nubank sobre uma compra suspeita, redobre a atenção e cheque seu aplicativo imediatamente. 

4. Vai para o Catar? Cuidado com passagens, ingressos e acomodação 

Se você está com as malas prontas para assistir ao mundial no Catar, cuidado com os ingressos. As entradas oficiais para os jogos da Copa do Mundo da FIFA™ estão disponíveis exclusivamente no site da FIFA

É comum pessoas venderem entradas dos jogos que elas não podem mais ir, mas cuidado: as chances desses ingressos serem falsos ou de você cair num golpe de phishing são grandes. 

Cuidado na hora de fazer as reservas da sua acomodação e comprar as passagens. Os golpistas aproveitam grandes eventos, como o mundial, para estimular que você caia em páginas falsas que oferecem diárias e passagens baratas. Esses sites podem capturar seus dados ou incentivar pagamentos. 

Por isso, reserve acomodações e voos apenas em páginas que você sabe que são confiáveis. E, mesmo assim, faça isso só depois de ter certeza de que o site é real e não um clone de phishing que deseja roubar seus dados. Para checar isso de forma simples, basta olhar se o site tem o cadeado e o "s" do "https://", e também buscar o nome do site na internet para verificar possíveis reclamações.

5. Não forneça suas senhas e nem dê seu cartão para ninguém 

Essas mensagens, como a da "viagem para o Catar", normalmente vêm acompanhadas do pedido para que você forneça dados para finalizar algum cadastro e, assim, ter acesso às vantagens – as supostas passagens ou ingressos para os jogos, por exemplo.  

O Nubank nunca pede que os usuários forneçam suas senhas via e-mail ou qualquer outra plataforma de mensagens para finalizar cadastros. Essa prática não é comum entre bancos, instituições financeiras e operadoras de cartão. Por isso, cuidado! O Nubank e qualquer outra empresa do segmento financeiro também não pedem para que você conceda o seu cartão de crédito para algum entregador. 

Se você solicitou uma mudança de senha ou algum tipo de alteração de cadastro, é comum que lojas e estabelecimentos enviem um e-mail de confirmação com um link. Desconfie caso receba um e-mail desses sem ter realizado nenhuma ação na sua conta ou no site da loja. 

Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais de atendimento ou acesse a página pelo seu navegador, e não pelo link enviado na mensagem. 

No Nubank não é possível alterar a senha de quatro dígitos do cartão, e a consulta dessa senha só é possível após o Teste de Prova de Vida, uma tecnologia de reconhecimento facial que não apenas "lê" o seu rosto, mas também mede vários outros dados biométricos para garantir que você é você mesmo. 

Entenda aqui o Teste de Prova de Vida do Nubank.  

6. Proteja o seu celular

Curtir os jogos em um bar, comemorar a vitória na rua ou mesmo assistir às partidas pelo celular no caminho ou na volta do trabalho fazem parte da rotina dos torcedores brasileiros durante uma Copa do Mundo da FIFA™. 

Para não passar perrengue no meio do caminho, assista ao vídeo e confira dicas para deixar o seu celular mais seguro. 

https://www.youtube.com/watch?v=d6ArxN2e70A

E se estiver na rua, redobre a atenção: evite andar com o celular na mão ou no bolso de trás da calça, fique atento na hora de tirar fotos e, se estiver no bar com amigos, não deixe o aparelho em cima da mesa, por exemplo.

7. Assista aos jogos apenas em sites oficiais

Assista às transmissões apenas nos sites oficiais dos parceiros da FIFA. É comum criminosos disponibilizarem sites para transmitir as partidas com o objetivo de infectar o computador ou celular das pessoas com algum programa que captura dados.

E atenção a outros tipos de golpes: já existem sites que cobram para você ter acesso aos jogos. Nunca faça nenhum tipo de transferência ou pagamento para alguém que te prometa um canal para assistir ao mundial –esses serviços não são oficiais. 

8. Atenção com a internet pública

O jogo está para começar e você ainda não chegou em casa? Cuidado: conectar-se a redes públicas ou de desconhecidos para tentar acompanhar a partida pelo celular pode significar abrir uma porta para golpistas capturarem os seus dados sem você perceber. 

Para ficar mais seguro na rua, use a rede que você contratou para o seu celular.

Como o Nubank pode evitar que você caia em golpes? 

A nossa vida está toda concentrada no celular. Isso trouxe muita praticidade, mas também significa que, no caso de um roubo ou golpe, é possível acessar informações importantes sobre nossa vida financeira. Por isso, como padrão, o aplicativo do Nubank tem uma proteção de acesso – ou seja, o usuário só consegue abrir o app com uma senha ou biometria. 

Além disso, também é exigida outra senha para realizar qualquer transação, como transferências, pagamentos ou gastos no cartão. Mesmo assim, a gente sabe que é preciso tranquilizar nossos clientes com informações claras e fáceis de encontrar, especialmente quando o assunto é segurança.

SOS Nu

Por isso, o Nubank criou o SOS Nu, uma central de informações sobre segurança digital. O SOS Nu é uma iniciativa educacional que reúne, em um único lugar, dicas para se proteger de golpes e instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular, cartão ou uma fraude bancária, por exemplo.

Além de informações precisas, o SOS Nu tem um guia de emergência e uma série de vídeos com dicas de prevenção e segurança digital. 

Acesse aqui todo o conteúdo do SOS Nu

Modo Rua 

Além do SOS Nu, o Nubank também está testando o Modo Rua, que permitirá aos clientes definir um limite para transações Pix, transferências e pagamentos de boletos que podem ser feitas fora de casa. 

Essa novidade se soma a outros mecanismos de segurança que já oferecemos no app, como o aviso de golpe, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial e análise preditiva de riscos. O Modo Rua ainda está em fase de testes e, em breve, estará disponível para todos os nossos clientes. Por isso, mantenha o seu app atualizado. 

https://www.youtube.com/watch?v=DrJ9DTIMucg

Veja os detalhes do Modo Rua aqui

Teste de Prova de Vida 

É o reconhecimento facial do Nubank que garante que somente você conseguirá fazer uma transação. Além de fazer o reconhecimento facial, o Teste de Prova de Vida do aplicativo do Nubank também é capaz de medir vários outros dados biométricos que comprovam que é você que está tentando fazer uma operação. Essa leitura evita que alguém use uma foto para se passar por você, por exemplo. 

No Nubank, essa tecnologia já é utilizada como uma camada adicional de segurança para diversas operações sensíveis no seu aplicativo, como a recuperação e desbloqueio de senha, autenticação de um novo aparelho celular e o bloqueio do Modo Rua.

Leia também 

Como planejar a sua Copa do Mundo da FIFA™ com o Nubank? 

8 dicas para se preparar para a Copa do Mundo da FIFA™ sem estourar o orçamento

Como o Nubank pode ajudar você a ter mais tempo para curtir a Copa do Mundo da FIFA™?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.